Literacies for Global Citizenship
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305 |
Resumo: | Este texto discute a pertinência, atualidade e princípios do conceito de literacias para uma cidadania global. Após descrever historicamente a emrgência e o enquadramento do conceito de literacia, na década de sessenta do século passado, abordam-se os fatores que impelem à sua expansão num mundo global. Descreve-se o entendimento de ler o mundo, como capacidade de buscar, agregar e interpretar informação, a partir de múltiplas fontes e dispositivos, com o objetivo de compreender fenómenos e situações. Defende-se que o objetivo da literacia para uma cidadania global deve dirigir-se a todos os grupos sociais, identificados por caracrterísticas próprias e merecedores de abordagens específicas. A metodologia utilizada está sustentada na revisão bibliográfica e assume-se o pendor ensaístico e exploratório da exposição. |
id |
USP-71_1bf6af1f295578a28c68a8c2ea33d79c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/200305 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literacies for Global Citizenship Literacias para a Cidadania GlobalAlfabetizaciones para la ciudadanía globalLiteracyInformation DisorderMedia Ecosystem21st CenturyLiteracy for Global CitinzenshipAlfabetización mediática, desorden de la información, ecosistema mediático, siglo XXI, alfabetización para la ciudadnía global.LiteraciaDesordem informativaEcossistema midiáticoséculo XXILiteracia para a cidadania GlobalEste texto discute a pertinência, atualidade e princípios do conceito de literacias para uma cidadania global. Após descrever historicamente a emrgência e o enquadramento do conceito de literacia, na década de sessenta do século passado, abordam-se os fatores que impelem à sua expansão num mundo global. Descreve-se o entendimento de ler o mundo, como capacidade de buscar, agregar e interpretar informação, a partir de múltiplas fontes e dispositivos, com o objetivo de compreender fenómenos e situações. Defende-se que o objetivo da literacia para uma cidadania global deve dirigir-se a todos os grupos sociais, identificados por caracrterísticas próprias e merecedores de abordagens específicas. A metodologia utilizada está sustentada na revisão bibliográfica e assume-se o pendor ensaístico e exploratório da exposição.Este texto discute la pertinencia y principios del concepto de alfabetizaciones mediáticas para la ciudadanía global. Descibe históricamente el surgimento y encuadre del concepto de alfabetización mediaática en los años sesenta del siglo pasado, se abordan los factores que inpulsan su expansión en un mundo global. La comprensión de leer el mundo se describe como la capacidad de buscar, agregar e interpretar información, de múltiples fuentes y dispositivos , con el objetivo de comprender fenómenos y situaciones. Se argumenta que el objetivo de la alfabetización mediática para la ciudadanía global debe dirigirse a todos los grupos sociales, identificados por sus propias características y merecedores de abordajes específicos. La metodología utilizada se sustenta en la revisión bibliográfica y se asume el carácter ensayístico y exploratorio de la exposición.This text discusses the relevance and principles of the concept of literacies for global citizenship. After describing historically, the emergence and framing the literacy concept in the sixties of the last century, the factors that impel its expansion in a global world are addressed. The understanding of reading the world is described, as the ability to seek, aggregate and interpret information, from multiple sources and devices, with the aim of understanding phenomena and situations. It is argued that the objective of global citizenship should address all social groups, identified by their own characteristics and deserving of specific approaches. The methodology used is supported by the bibliographic review and the essayistic and exploratory nature of the explanation is assumed.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/20030510.11606/issn.2316-9125.v27i2p183-198Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 183-198Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 183-198Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 183-1982316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305/188682https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305/194816Copyright (c) 2022 Isabel Maria Ribeiro Ferin Cunhahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin 2023-06-26T20:48:49Zoai:revistas.usp.br:article/200305Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-06-26T20:48:49Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacies for Global Citizenship Literacias para a Cidadania Global Alfabetizaciones para la ciudadanía global |
title |
Literacies for Global Citizenship |
spellingShingle |
Literacies for Global Citizenship Cunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin Literacy Information Disorder Media Ecosystem 21st Century Literacy for Global Citinzenship Alfabetización mediática, desorden de la información, ecosistema mediático, siglo XXI, alfabetización para la ciudadnía global. Literacia Desordem informativa Ecossistema midiático século XXI Literacia para a cidadania Global |
title_short |
Literacies for Global Citizenship |
title_full |
Literacies for Global Citizenship |
title_fullStr |
Literacies for Global Citizenship |
title_full_unstemmed |
Literacies for Global Citizenship |
title_sort |
Literacies for Global Citizenship |
author |
Cunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin |
author_facet |
Cunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacy Information Disorder Media Ecosystem 21st Century Literacy for Global Citinzenship Alfabetización mediática, desorden de la información, ecosistema mediático, siglo XXI, alfabetización para la ciudadnía global. Literacia Desordem informativa Ecossistema midiático século XXI Literacia para a cidadania Global |
topic |
Literacy Information Disorder Media Ecosystem 21st Century Literacy for Global Citinzenship Alfabetización mediática, desorden de la información, ecosistema mediático, siglo XXI, alfabetización para la ciudadnía global. Literacia Desordem informativa Ecossistema midiático século XXI Literacia para a cidadania Global |
description |
Este texto discute a pertinência, atualidade e princípios do conceito de literacias para uma cidadania global. Após descrever historicamente a emrgência e o enquadramento do conceito de literacia, na década de sessenta do século passado, abordam-se os fatores que impelem à sua expansão num mundo global. Descreve-se o entendimento de ler o mundo, como capacidade de buscar, agregar e interpretar informação, a partir de múltiplas fontes e dispositivos, com o objetivo de compreender fenómenos e situações. Defende-se que o objetivo da literacia para uma cidadania global deve dirigir-se a todos os grupos sociais, identificados por caracrterísticas próprias e merecedores de abordagens específicas. A metodologia utilizada está sustentada na revisão bibliográfica e assume-se o pendor ensaístico e exploratório da exposição. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305 10.11606/issn.2316-9125.v27i2p183-198 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v27i2p183-198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305/188682 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305/194816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Isabel Maria Ribeiro Ferin Cunha https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Isabel Maria Ribeiro Ferin Cunha https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 183-198 Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 183-198 Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 183-198 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047087036104704 |