Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghisleni, Taís Steffenello
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sandri, Rubiana de Quadros, Becker, Elsbeth Léia Spode
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/170265
Resumo: Neste artigo objetiva-se descrever uma proposta de prática educomunicativa para a recriação de metodologias projetuais no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. A metodologia é exploratória, fundamentada na revisão bibliográfica. No texto, expõe-se uma breve compreensão sobre metodologias projetuais no desenvolvimento de coleções de moda a partir de Montemezzo (2003), Jones (2005), Barcaro (2008), Sorger e Udale (2009), Renfrew e Renfrew (2010) e Treptow (2013). Além disso, descrevem-se algumas metodologias utilizadas no design de moda e apresenta-se uma proposta de prática educomunicativa no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. Inferiu-se que as metodologias projectuais para o desenvolvimento de coleções de moda podem utilizar-se de práticas educomunicativas e assim facilitarem o processo de ensino no desenvolvimento de coleções, articulando o processo colaborativo entre os alunos.
id USP-71_34658ef3a98dc4e34ad7fb94798c278a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170265
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de modaMetodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de modaMetodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de modaVestuárioEducomunicaçãoEnsinoDesign de modaProcesso colaborativoRopaEducomunicaciónEnseñandoDiseño de modaProceso colaborativoClothingEducommunicationTeachingFashion designCollaborative processNeste artigo objetiva-se descrever uma proposta de prática educomunicativa para a recriação de metodologias projetuais no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. A metodologia é exploratória, fundamentada na revisão bibliográfica. No texto, expõe-se uma breve compreensão sobre metodologias projetuais no desenvolvimento de coleções de moda a partir de Montemezzo (2003), Jones (2005), Barcaro (2008), Sorger e Udale (2009), Renfrew e Renfrew (2010) e Treptow (2013). Além disso, descrevem-se algumas metodologias utilizadas no design de moda e apresenta-se uma proposta de prática educomunicativa no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. Inferiu-se que as metodologias projectuais para o desenvolvimento de coleções de moda podem utilizar-se de práticas educomunicativas e assim facilitarem o processo de ensino no desenvolvimento de coleções, articulando o processo colaborativo entre os alunos.This article aims to describe a proposal for educommunicative practice to recreate design methodologies in teaching and developing fashion collections. The methodology is an exploratory research, based on a literature review. The text presents a brief understanding of design methodologies in the development of fashion collections based on the Montemezzo (2003), Jones (2005), Barcaro (2008), Sorger and Udale (2009), Renfrew and Renfrew (2010) and Treptow (2013), and describes some methodologies used in fashion design and presents a proposal for educommunicative practice in teaching and developing fashion collections. It was inferred that the design methodologies for the development of fashion collections could use educational practices and thus facilitate the teaching process in the development of collections, thus articulating the collaborative process between students.  El objetivo del artículo es describir una propuesta de práctica educomunicativa para recrear metodologías de diseño en la enseñanza y el desarrollo de colecciones de moda. La metodología es cualitativa basada en la revisión de la literatura. El texto presenta una breve comprensión de las metodologías de diseño en el desarrollo de colecciones de moda basadas en los auotres Montemezzo (2003), Jones (2005), Barcaro (2008), Sorger y Udale (2009), Renfrew (2010) y Treptow (2013) , además de describir algunas metodologías utilizadas en el diseño de moda y presenta una propuesta para la práctica educomunicativa en la enseñanza y el desarrollo de colecciones de moda. Se infirió que las metodologías de diseño para el desarrollo de colecciones de moda pueden utilizar prácticas educativas y así facilitar el proceso de enseñanza en el desarrollo de colecciones, articulando el proceso de colaboración entre los estudiantes.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17026510.11606/issn.2316-9125.v26i1p65-79Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 65-79Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 65-79Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 65-792316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/170265/173991Copyright (c) 2021 Taís Steffenello Ghisleni, Rubiana de Quadros Sandri, Elsbeth Léia Spode Beckerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGhisleni, Taís SteffenelloSandri, Rubiana de QuadrosBecker, Elsbeth Léia Spode2021-07-15T20:34:19Zoai:revistas.usp.br:article/170265Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:30.595942Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda
Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda
Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda
title Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda
spellingShingle Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda
Ghisleni, Taís Steffenello
Vestuário
Educomunicação
Ensino
Design de moda
Processo colaborativo
Ropa
Educomunicación
Enseñando
Diseño de moda
Proceso colaborativo
Clothing
Educommunication
Teaching
Fashion design
Collaborative process
title_short Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda
title_full Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda
title_fullStr Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda
title_full_unstemmed Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda
title_sort Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda
author Ghisleni, Taís Steffenello
author_facet Ghisleni, Taís Steffenello
Sandri, Rubiana de Quadros
Becker, Elsbeth Léia Spode
author_role author
author2 Sandri, Rubiana de Quadros
Becker, Elsbeth Léia Spode
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghisleni, Taís Steffenello
Sandri, Rubiana de Quadros
Becker, Elsbeth Léia Spode
dc.subject.por.fl_str_mv Vestuário
Educomunicação
Ensino
Design de moda
Processo colaborativo
Ropa
Educomunicación
Enseñando
Diseño de moda
Proceso colaborativo
Clothing
Educommunication
Teaching
Fashion design
Collaborative process
topic Vestuário
Educomunicação
Ensino
Design de moda
Processo colaborativo
Ropa
Educomunicación
Enseñando
Diseño de moda
Proceso colaborativo
Clothing
Educommunication
Teaching
Fashion design
Collaborative process
description Neste artigo objetiva-se descrever uma proposta de prática educomunicativa para a recriação de metodologias projetuais no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. A metodologia é exploratória, fundamentada na revisão bibliográfica. No texto, expõe-se uma breve compreensão sobre metodologias projetuais no desenvolvimento de coleções de moda a partir de Montemezzo (2003), Jones (2005), Barcaro (2008), Sorger e Udale (2009), Renfrew e Renfrew (2010) e Treptow (2013). Além disso, descrevem-se algumas metodologias utilizadas no design de moda e apresenta-se uma proposta de prática educomunicativa no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. Inferiu-se que as metodologias projectuais para o desenvolvimento de coleções de moda podem utilizar-se de práticas educomunicativas e assim facilitarem o processo de ensino no desenvolvimento de coleções, articulando o processo colaborativo entre os alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/170265
10.11606/issn.2316-9125.v26i1p65-79
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/170265
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v26i1p65-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/170265/173991
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Taís Steffenello Ghisleni, Rubiana de Quadros Sandri, Elsbeth Léia Spode Becker
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Taís Steffenello Ghisleni, Rubiana de Quadros Sandri, Elsbeth Léia Spode Becker
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 65-79
Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 65-79
Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 65-79
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092656472064