Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/170265 |
Resumo: | Neste artigo objetiva-se descrever uma proposta de prática educomunicativa para a recriação de metodologias projetuais no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. A metodologia é exploratória, fundamentada na revisão bibliográfica. No texto, expõe-se uma breve compreensão sobre metodologias projetuais no desenvolvimento de coleções de moda a partir de Montemezzo (2003), Jones (2005), Barcaro (2008), Sorger e Udale (2009), Renfrew e Renfrew (2010) e Treptow (2013). Além disso, descrevem-se algumas metodologias utilizadas no design de moda e apresenta-se uma proposta de prática educomunicativa no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. Inferiu-se que as metodologias projectuais para o desenvolvimento de coleções de moda podem utilizar-se de práticas educomunicativas e assim facilitarem o processo de ensino no desenvolvimento de coleções, articulando o processo colaborativo entre os alunos. |
id |
USP-71_34658ef3a98dc4e34ad7fb94798c278a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/170265 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de modaMetodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de modaMetodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de modaVestuárioEducomunicaçãoEnsinoDesign de modaProcesso colaborativoRopaEducomunicaciónEnseñandoDiseño de modaProceso colaborativoClothingEducommunicationTeachingFashion designCollaborative processNeste artigo objetiva-se descrever uma proposta de prática educomunicativa para a recriação de metodologias projetuais no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. A metodologia é exploratória, fundamentada na revisão bibliográfica. No texto, expõe-se uma breve compreensão sobre metodologias projetuais no desenvolvimento de coleções de moda a partir de Montemezzo (2003), Jones (2005), Barcaro (2008), Sorger e Udale (2009), Renfrew e Renfrew (2010) e Treptow (2013). Além disso, descrevem-se algumas metodologias utilizadas no design de moda e apresenta-se uma proposta de prática educomunicativa no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. Inferiu-se que as metodologias projectuais para o desenvolvimento de coleções de moda podem utilizar-se de práticas educomunicativas e assim facilitarem o processo de ensino no desenvolvimento de coleções, articulando o processo colaborativo entre os alunos.This article aims to describe a proposal for educommunicative practice to recreate design methodologies in teaching and developing fashion collections. The methodology is an exploratory research, based on a literature review. The text presents a brief understanding of design methodologies in the development of fashion collections based on the Montemezzo (2003), Jones (2005), Barcaro (2008), Sorger and Udale (2009), Renfrew and Renfrew (2010) and Treptow (2013), and describes some methodologies used in fashion design and presents a proposal for educommunicative practice in teaching and developing fashion collections. It was inferred that the design methodologies for the development of fashion collections could use educational practices and thus facilitate the teaching process in the development of collections, thus articulating the collaborative process between students. El objetivo del artículo es describir una propuesta de práctica educomunicativa para recrear metodologías de diseño en la enseñanza y el desarrollo de colecciones de moda. La metodología es cualitativa basada en la revisión de la literatura. El texto presenta una breve comprensión de las metodologías de diseño en el desarrollo de colecciones de moda basadas en los auotres Montemezzo (2003), Jones (2005), Barcaro (2008), Sorger y Udale (2009), Renfrew (2010) y Treptow (2013) , además de describir algunas metodologías utilizadas en el diseño de moda y presenta una propuesta para la práctica educomunicativa en la enseñanza y el desarrollo de colecciones de moda. Se infirió que las metodologías de diseño para el desarrollo de colecciones de moda pueden utilizar prácticas educativas y así facilitar el proceso de enseñanza en el desarrollo de colecciones, articulando el proceso de colaboración entre los estudiantes.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17026510.11606/issn.2316-9125.v26i1p65-79Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 65-79Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 65-79Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 65-792316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/170265/173991Copyright (c) 2021 Taís Steffenello Ghisleni, Rubiana de Quadros Sandri, Elsbeth Léia Spode Beckerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGhisleni, Taís SteffenelloSandri, Rubiana de QuadrosBecker, Elsbeth Léia Spode2021-07-15T20:34:19Zoai:revistas.usp.br:article/170265Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:30.595942Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda |
title |
Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda |
spellingShingle |
Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda Ghisleni, Taís Steffenello Vestuário Educomunicação Ensino Design de moda Processo colaborativo Ropa Educomunicación Enseñando Diseño de moda Proceso colaborativo Clothing Educommunication Teaching Fashion design Collaborative process |
title_short |
Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda |
title_full |
Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda |
title_fullStr |
Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda |
title_full_unstemmed |
Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda |
title_sort |
Metodologia projetual para educomunicar o desenvolvimento de coleções de moda |
author |
Ghisleni, Taís Steffenello |
author_facet |
Ghisleni, Taís Steffenello Sandri, Rubiana de Quadros Becker, Elsbeth Léia Spode |
author_role |
author |
author2 |
Sandri, Rubiana de Quadros Becker, Elsbeth Léia Spode |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghisleni, Taís Steffenello Sandri, Rubiana de Quadros Becker, Elsbeth Léia Spode |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vestuário Educomunicação Ensino Design de moda Processo colaborativo Ropa Educomunicación Enseñando Diseño de moda Proceso colaborativo Clothing Educommunication Teaching Fashion design Collaborative process |
topic |
Vestuário Educomunicação Ensino Design de moda Processo colaborativo Ropa Educomunicación Enseñando Diseño de moda Proceso colaborativo Clothing Educommunication Teaching Fashion design Collaborative process |
description |
Neste artigo objetiva-se descrever uma proposta de prática educomunicativa para a recriação de metodologias projetuais no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. A metodologia é exploratória, fundamentada na revisão bibliográfica. No texto, expõe-se uma breve compreensão sobre metodologias projetuais no desenvolvimento de coleções de moda a partir de Montemezzo (2003), Jones (2005), Barcaro (2008), Sorger e Udale (2009), Renfrew e Renfrew (2010) e Treptow (2013). Além disso, descrevem-se algumas metodologias utilizadas no design de moda e apresenta-se uma proposta de prática educomunicativa no ensino e no desenvolvimento de coleções de moda. Inferiu-se que as metodologias projectuais para o desenvolvimento de coleções de moda podem utilizar-se de práticas educomunicativas e assim facilitarem o processo de ensino no desenvolvimento de coleções, articulando o processo colaborativo entre os alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/170265 10.11606/issn.2316-9125.v26i1p65-79 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/170265 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v26i1p65-79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/170265/173991 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Taís Steffenello Ghisleni, Rubiana de Quadros Sandri, Elsbeth Léia Spode Becker https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Taís Steffenello Ghisleni, Rubiana de Quadros Sandri, Elsbeth Léia Spode Becker https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 65-79 Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 65-79 Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 65-79 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092656472064 |