Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37513 |
Resumo: | This article relates an experience in audiovisual literacy by the realization of video workshops with teenagers and teachers of some municipal public schools of the city of São Paulo. Participants go through all the basic steps of a video production – script, production, camera, interview, and interpretation. During audiovisual narratives, they understand fundamental elements of audiovisual language and express their own cultural universe. Literacy happens when the workshops demistify equipment and stimulate its use, revealing the resources of audiovisual language and redeems the participants’ passive repertory. To produce speeches with quality is the key for a transforming pedagogical dynamic. The produced videos show a very different school universe from the representations of broadcasting corporations, opposing images of the public school to television stereotypes. |
id |
USP-71_38b25d7bfaa4eafae6a6a7545fb1bf14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37513 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?produção de vídeoalfabetização audiovisualcultura midiáticanarrativas audiovisuais na escola públicavideo productionaudiovisual literacymediatic cultureaudiovisual narratives in public schools. This article relates an experience in audiovisual literacy by the realization of video workshops with teenagers and teachers of some municipal public schools of the city of São Paulo. Participants go through all the basic steps of a video production – script, production, camera, interview, and interpretation. During audiovisual narratives, they understand fundamental elements of audiovisual language and express their own cultural universe. Literacy happens when the workshops demistify equipment and stimulate its use, revealing the resources of audiovisual language and redeems the participants’ passive repertory. To produce speeches with quality is the key for a transforming pedagogical dynamic. The produced videos show a very different school universe from the representations of broadcasting corporations, opposing images of the public school to television stereotypes. O texto relata experiência em alfabetização audiovisual através da realização de oficinas de vídeo com adolescentes e professores de escolas municipais da Zona Leste de São Paulo. Os participantes passam por todas as funções básicas da produção em vídeo – roteiro, produção, câmera, entrevista, interpretação. Ao fazer narrativas audiovisuais, eles compreendem os elementos fundamentais da linguagem audiovisual e expressam seu próprio universo cultural. A oficina alfabetiza ao desmistificar equipamentos e estimular seu uso, revelando os recursos da linguagem audiovisual e resgatando o repertório passivo dos participantes. Produzir discursos com qualidade é a chave de uma dinâmica pedagógica transformadora. Os vídeos produzidos mostram um universoescolar muito diferente das representações das emissoras de televisão, contrapondo imagens da escola pública aos estereótipos da TV. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3751310.11606/issn.2316-9125.v10i1p97-107Comunicação & Educação; v. 10 n. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 97-107Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 97-107Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 97-1072316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37513/40227Souza, Adriana Maricato deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:35Zoai:revistas.usp.br:article/37513Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:50.168443Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem? |
title |
Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem? |
spellingShingle |
Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem? Souza, Adriana Maricato de produção de vídeo alfabetização audiovisual cultura midiática narrativas audiovisuais na escola pública video production audiovisual literacy mediatic culture audiovisual narratives in public schools. |
title_short |
Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem? |
title_full |
Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem? |
title_fullStr |
Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem? |
title_full_unstemmed |
Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem? |
title_sort |
Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem? |
author |
Souza, Adriana Maricato de |
author_facet |
Souza, Adriana Maricato de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Adriana Maricato de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
produção de vídeo alfabetização audiovisual cultura midiática narrativas audiovisuais na escola pública video production audiovisual literacy mediatic culture audiovisual narratives in public schools. |
topic |
produção de vídeo alfabetização audiovisual cultura midiática narrativas audiovisuais na escola pública video production audiovisual literacy mediatic culture audiovisual narratives in public schools. |
description |
This article relates an experience in audiovisual literacy by the realization of video workshops with teenagers and teachers of some municipal public schools of the city of São Paulo. Participants go through all the basic steps of a video production – script, production, camera, interview, and interpretation. During audiovisual narratives, they understand fundamental elements of audiovisual language and express their own cultural universe. Literacy happens when the workshops demistify equipment and stimulate its use, revealing the resources of audiovisual language and redeems the participants’ passive repertory. To produce speeches with quality is the key for a transforming pedagogical dynamic. The produced videos show a very different school universe from the representations of broadcasting corporations, opposing images of the public school to television stereotypes. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37513 10.11606/issn.2316-9125.v10i1p97-107 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37513 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v10i1p97-107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37513/40227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 10 n. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 97-107 Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 97-107 Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 97-107 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047089896620032 |