Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Adriana Maricato de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37513
Resumo: This article relates an experience in audiovisual literacy by the realization of video workshops with teenagers and teachers of some municipal public schools of the city of São Paulo. Participants go through all the basic steps of a video production – script, production, camera, interview, and interpretation. During audiovisual narratives, they understand fundamental elements of audiovisual language and express their own cultural universe. Literacy happens when the workshops demistify equipment and stimulate its use, revealing the resources of audiovisual language and redeems the participants’ passive repertory. To produce speeches with quality is the key for a transforming pedagogical dynamic. The produced videos show a very different school universe from the representations of broadcasting corporations, opposing images of the public school to television stereotypes. 
id USP-71_38b25d7bfaa4eafae6a6a7545fb1bf14
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37513
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?produção de vídeoalfabetização audiovisualcultura midiáticanarrativas audiovisuais na escola públicavideo productionaudiovisual literacymediatic cultureaudiovisual narratives in public schools. This article relates an experience in audiovisual literacy by the realization of video workshops with teenagers and teachers of some municipal public schools of the city of São Paulo. Participants go through all the basic steps of a video production – script, production, camera, interview, and interpretation. During audiovisual narratives, they understand fundamental elements of audiovisual language and express their own cultural universe. Literacy happens when the workshops demistify equipment and stimulate its use, revealing the resources of audiovisual language and redeems the participants’ passive repertory. To produce speeches with quality is the key for a transforming pedagogical dynamic. The produced videos show a very different school universe from the representations of broadcasting corporations, opposing images of the public school to television stereotypes.  O texto relata experiência em alfabetização audiovisual através da realização de oficinas de vídeo com adolescentes e professores de escolas municipais da Zona Leste de São Paulo. Os participantes passam por todas as funções básicas da produção em vídeo – roteiro, produção, câmera, entrevista, interpretação. Ao fazer narrativas audiovisuais, eles compreendem os elementos fundamentais da linguagem audiovisual e expressam seu próprio universo cultural. A oficina alfabetiza ao desmistificar equipamentos e estimular seu uso, revelando os recursos da linguagem audiovisual e resgatando o repertório passivo dos participantes. Produzir discursos com qualidade é a chave de uma dinâmica pedagógica transformadora. Os vídeos produzidos mostram um universoescolar muito diferente das representações das emissoras de televisão, contrapondo imagens da escola pública aos estereótipos da TV.  Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3751310.11606/issn.2316-9125.v10i1p97-107Comunicação & Educação; v. 10 n. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 97-107Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 97-107Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 97-1072316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37513/40227Souza, Adriana Maricato deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:35Zoai:revistas.usp.br:article/37513Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:50.168443Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?
title Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?
spellingShingle Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?
Souza, Adriana Maricato de
produção de vídeo
alfabetização audiovisual
cultura midiática
narrativas audiovisuais na escola pública
video production
audiovisual literacy
mediatic culture
audiovisual narratives in public schools.
title_short Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?
title_full Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?
title_fullStr Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?
title_full_unstemmed Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?
title_sort Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem?
author Souza, Adriana Maricato de
author_facet Souza, Adriana Maricato de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Adriana Maricato de
dc.subject.por.fl_str_mv produção de vídeo
alfabetização audiovisual
cultura midiática
narrativas audiovisuais na escola pública
video production
audiovisual literacy
mediatic culture
audiovisual narratives in public schools.
topic produção de vídeo
alfabetização audiovisual
cultura midiática
narrativas audiovisuais na escola pública
video production
audiovisual literacy
mediatic culture
audiovisual narratives in public schools.
description This article relates an experience in audiovisual literacy by the realization of video workshops with teenagers and teachers of some municipal public schools of the city of São Paulo. Participants go through all the basic steps of a video production – script, production, camera, interview, and interpretation. During audiovisual narratives, they understand fundamental elements of audiovisual language and express their own cultural universe. Literacy happens when the workshops demistify equipment and stimulate its use, revealing the resources of audiovisual language and redeems the participants’ passive repertory. To produce speeches with quality is the key for a transforming pedagogical dynamic. The produced videos show a very different school universe from the representations of broadcasting corporations, opposing images of the public school to television stereotypes. 
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37513
10.11606/issn.2316-9125.v10i1p97-107
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37513
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v10i1p97-107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37513/40227
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 10 n. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 97-107
Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 97-107
Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 97-107
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047089896620032