An analytical device for research on reading scientific popularization texts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ricardo Henrique Almeida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida, Maria José P. M. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44861
Resumo: Propomos um dispositivo analítico de leituras de divulgação científica. Levantamos algumas características do discurso jornalístico, com base nos critérios de noticiabilidade, bem como algumas especificidades do jornalismo científico para a construção de um dispositivo analítico para leitura de textos de divulgação científica sobre física, nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Esse dispositivo foi colocado a funcionar em uma atividade de leitura com estudantes do curso de licenciatura em física. A análise de respostas a um questionário e de falas gravadas dos estudantes indicou alguns de seus gestos de interpretação com características do discurso jornalístico, o que contribuiu para justificar a construção do dispositivo.
id USP-71_454cc4d9e501264fb74cd4a162dde26a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44861
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling An analytical device for research on reading scientific popularization textsUm dispositivo analítico para a investigação da leitura de textos de divulgação científicaLeituraanálise de discursodivulgação científicacritérios de noticiabilidade.Readingdiscourse analysisscientific popularizationnewsworthinessPropomos um dispositivo analítico de leituras de divulgação científica. Levantamos algumas características do discurso jornalístico, com base nos critérios de noticiabilidade, bem como algumas especificidades do jornalismo científico para a construção de um dispositivo analítico para leitura de textos de divulgação científica sobre física, nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Esse dispositivo foi colocado a funcionar em uma atividade de leitura com estudantes do curso de licenciatura em física. A análise de respostas a um questionário e de falas gravadas dos estudantes indicou alguns de seus gestos de interpretação com características do discurso jornalístico, o que contribuiu para justificar a construção do dispositivo.We propose an analytical device for reading of scientific popularization. We specify some characteristics of journalisticdiscourse, based on the newsworthiness and scientific journalism for the construction of an analytical device for analysis ofreading scientific popularization texts about physics in the magazines Ciência Hoje and Pesquisa Fapesp. This device was put in place during a reading activity with undergraduate students of physics. The analysis showed specificities of journalistic discourseon their interpretations, which justify the elaboration of the device.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4486110.11606/issn.2316-9125.v16i1p17-24Comunicação & Educação; v. 16 n. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 17-24Comunicação & Educação; Vol. 16 No. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 17-24Comunicação & Educação; Vol. 16 Núm. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 17-242316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44861/48493Dias, Ricardo Henrique AlmeidaAlmeida, Maria José P. M. deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:36:02Zoai:revistas.usp.br:article/44861Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:08.585805Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv An analytical device for research on reading scientific popularization texts
Um dispositivo analítico para a investigação da leitura de textos de divulgação científica
title An analytical device for research on reading scientific popularization texts
spellingShingle An analytical device for research on reading scientific popularization texts
Dias, Ricardo Henrique Almeida
Leitura
análise de discurso
divulgação científica
critérios de noticiabilidade.
Reading
discourse analysis
scientific popularization
newsworthiness
title_short An analytical device for research on reading scientific popularization texts
title_full An analytical device for research on reading scientific popularization texts
title_fullStr An analytical device for research on reading scientific popularization texts
title_full_unstemmed An analytical device for research on reading scientific popularization texts
title_sort An analytical device for research on reading scientific popularization texts
author Dias, Ricardo Henrique Almeida
author_facet Dias, Ricardo Henrique Almeida
Almeida, Maria José P. M. de
author_role author
author2 Almeida, Maria José P. M. de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ricardo Henrique Almeida
Almeida, Maria José P. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
análise de discurso
divulgação científica
critérios de noticiabilidade.
Reading
discourse analysis
scientific popularization
newsworthiness
topic Leitura
análise de discurso
divulgação científica
critérios de noticiabilidade.
Reading
discourse analysis
scientific popularization
newsworthiness
description Propomos um dispositivo analítico de leituras de divulgação científica. Levantamos algumas características do discurso jornalístico, com base nos critérios de noticiabilidade, bem como algumas especificidades do jornalismo científico para a construção de um dispositivo analítico para leitura de textos de divulgação científica sobre física, nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Esse dispositivo foi colocado a funcionar em uma atividade de leitura com estudantes do curso de licenciatura em física. A análise de respostas a um questionário e de falas gravadas dos estudantes indicou alguns de seus gestos de interpretação com características do discurso jornalístico, o que contribuiu para justificar a construção do dispositivo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44861
10.11606/issn.2316-9125.v16i1p17-24
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44861
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v16i1p17-24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44861/48493
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 16 n. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 17-24
Comunicação & Educação; Vol. 16 No. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 17-24
Comunicação & Educação; Vol. 16 Núm. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 17-24
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047091219922944