An analytical device for research on reading scientific popularization texts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44861 |
Resumo: | Propomos um dispositivo analítico de leituras de divulgação científica. Levantamos algumas características do discurso jornalístico, com base nos critérios de noticiabilidade, bem como algumas especificidades do jornalismo científico para a construção de um dispositivo analítico para leitura de textos de divulgação científica sobre física, nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Esse dispositivo foi colocado a funcionar em uma atividade de leitura com estudantes do curso de licenciatura em física. A análise de respostas a um questionário e de falas gravadas dos estudantes indicou alguns de seus gestos de interpretação com características do discurso jornalístico, o que contribuiu para justificar a construção do dispositivo. |
id |
USP-71_454cc4d9e501264fb74cd4a162dde26a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/44861 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
An analytical device for research on reading scientific popularization textsUm dispositivo analítico para a investigação da leitura de textos de divulgação científicaLeituraanálise de discursodivulgação científicacritérios de noticiabilidade.Readingdiscourse analysisscientific popularizationnewsworthinessPropomos um dispositivo analítico de leituras de divulgação científica. Levantamos algumas características do discurso jornalístico, com base nos critérios de noticiabilidade, bem como algumas especificidades do jornalismo científico para a construção de um dispositivo analítico para leitura de textos de divulgação científica sobre física, nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Esse dispositivo foi colocado a funcionar em uma atividade de leitura com estudantes do curso de licenciatura em física. A análise de respostas a um questionário e de falas gravadas dos estudantes indicou alguns de seus gestos de interpretação com características do discurso jornalístico, o que contribuiu para justificar a construção do dispositivo.We propose an analytical device for reading of scientific popularization. We specify some characteristics of journalisticdiscourse, based on the newsworthiness and scientific journalism for the construction of an analytical device for analysis ofreading scientific popularization texts about physics in the magazines Ciência Hoje and Pesquisa Fapesp. This device was put in place during a reading activity with undergraduate students of physics. The analysis showed specificities of journalistic discourseon their interpretations, which justify the elaboration of the device.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4486110.11606/issn.2316-9125.v16i1p17-24Comunicação & Educação; v. 16 n. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 17-24Comunicação & Educação; Vol. 16 No. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 17-24Comunicação & Educação; Vol. 16 Núm. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 17-242316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44861/48493Dias, Ricardo Henrique AlmeidaAlmeida, Maria José P. M. deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:36:02Zoai:revistas.usp.br:article/44861Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:08.585805Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
An analytical device for research on reading scientific popularization texts Um dispositivo analítico para a investigação da leitura de textos de divulgação científica |
title |
An analytical device for research on reading scientific popularization texts |
spellingShingle |
An analytical device for research on reading scientific popularization texts Dias, Ricardo Henrique Almeida Leitura análise de discurso divulgação científica critérios de noticiabilidade. Reading discourse analysis scientific popularization newsworthiness |
title_short |
An analytical device for research on reading scientific popularization texts |
title_full |
An analytical device for research on reading scientific popularization texts |
title_fullStr |
An analytical device for research on reading scientific popularization texts |
title_full_unstemmed |
An analytical device for research on reading scientific popularization texts |
title_sort |
An analytical device for research on reading scientific popularization texts |
author |
Dias, Ricardo Henrique Almeida |
author_facet |
Dias, Ricardo Henrique Almeida Almeida, Maria José P. M. de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Maria José P. M. de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Ricardo Henrique Almeida Almeida, Maria José P. M. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura análise de discurso divulgação científica critérios de noticiabilidade. Reading discourse analysis scientific popularization newsworthiness |
topic |
Leitura análise de discurso divulgação científica critérios de noticiabilidade. Reading discourse analysis scientific popularization newsworthiness |
description |
Propomos um dispositivo analítico de leituras de divulgação científica. Levantamos algumas características do discurso jornalístico, com base nos critérios de noticiabilidade, bem como algumas especificidades do jornalismo científico para a construção de um dispositivo analítico para leitura de textos de divulgação científica sobre física, nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Esse dispositivo foi colocado a funcionar em uma atividade de leitura com estudantes do curso de licenciatura em física. A análise de respostas a um questionário e de falas gravadas dos estudantes indicou alguns de seus gestos de interpretação com características do discurso jornalístico, o que contribuiu para justificar a construção do dispositivo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44861 10.11606/issn.2316-9125.v16i1p17-24 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44861 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v16i1p17-24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44861/48493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 16 n. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 17-24 Comunicação & Educação; Vol. 16 No. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 17-24 Comunicação & Educação; Vol. 16 Núm. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 17-24 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047091219922944 |