Propaganda eleitoral, jornalismo e construção da agenda pública (Entrevista com Luís Gonzalez)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36939 |
Resumo: | Journalist and GW Comunicações director, Luís Gonzalez, speaks exclusively to Comunicação & Educação about his experience at coordinating electoral campaigns of the main political leaders in the Country. Originating from the major magazine and TV newsrooms, Gonzalez shows how journalism routines are important tools to set up thematic story lines for electoral campaigns. The journalist and businessman also talks about the current characteristics of our press professionals, whose practice is much closer to declaratory and instigating "catty" journalism, one that does not expose the subjects that are really important for the Country. Gonzalez made a point of demarking marketing and journalism, but he recognizes that the propitious journalistic language, in an electoral campaign, plus elements for the citizen to make his or her evaluation on the candidates' proposals. |
id |
USP-71_541d6c4771279e9791bd1cefbdb25ef3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36939 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Propaganda eleitoral, jornalismo e construção da agenda pública (Entrevista com Luís Gonzalez)jornalismopropaganda eleitoralagenda públicapolíticamarketing políticojournalismelectoral propagandapublic agendapoliticspolitical marketingJournalist and GW Comunicações director, Luís Gonzalez, speaks exclusively to Comunicação & Educação about his experience at coordinating electoral campaigns of the main political leaders in the Country. Originating from the major magazine and TV newsrooms, Gonzalez shows how journalism routines are important tools to set up thematic story lines for electoral campaigns. The journalist and businessman also talks about the current characteristics of our press professionals, whose practice is much closer to declaratory and instigating "catty" journalism, one that does not expose the subjects that are really important for the Country. Gonzalez made a point of demarking marketing and journalism, but he recognizes that the propitious journalistic language, in an electoral campaign, plus elements for the citizen to make his or her evaluation on the candidates' proposals. O jornalista e diretor da GW Comunicações, Luís Gonzalez, fala com exclusividade para Comunicação & Educação sobre sua experiência na coordenação de campanhas eleitorais dos principais dirigentes políticos do País. Vindo das grandes redações de revistas e telejornais, Gonzalez mostra como as rotinas do jornalismo são importantes ferramentas nas montagens das pautas temáticas das campanhas eleitorais. O jornalista e empresário fala também sobre a característica atual da nossa imprensa, cuja prática aproxima-se mais do jornalismo declaratório e fuxiqueiro, que não pauta os assuntos realmente importantes para o País. Gonzalez faz questão de demarcar marketing e jornalismo, mas reconhece que a linguagem jornalística propicia, numa campanha eleitoral, mais elementos para o cidadão fazer sua avaliação sobre as propostas dos candidatos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2000-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3693910.11606/issn.2316-9125.v0i19p66-81Comunicação & Educação; n. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 66-81Comunicação & Educação; No. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 66-81Comunicação & Educação; Núm. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 66-812316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36939/39661Paulino, Roseli Aparecida Fígaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:11Zoai:revistas.usp.br:article/36939Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:39.586208Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propaganda eleitoral, jornalismo e construção da agenda pública (Entrevista com Luís Gonzalez) |
title |
Propaganda eleitoral, jornalismo e construção da agenda pública (Entrevista com Luís Gonzalez) |
spellingShingle |
Propaganda eleitoral, jornalismo e construção da agenda pública (Entrevista com Luís Gonzalez) Paulino, Roseli Aparecida Fígaro jornalismo propaganda eleitoral agenda pública política marketing político journalism electoral propaganda public agenda politics political marketing |
title_short |
Propaganda eleitoral, jornalismo e construção da agenda pública (Entrevista com Luís Gonzalez) |
title_full |
Propaganda eleitoral, jornalismo e construção da agenda pública (Entrevista com Luís Gonzalez) |
title_fullStr |
Propaganda eleitoral, jornalismo e construção da agenda pública (Entrevista com Luís Gonzalez) |
title_full_unstemmed |
Propaganda eleitoral, jornalismo e construção da agenda pública (Entrevista com Luís Gonzalez) |
title_sort |
Propaganda eleitoral, jornalismo e construção da agenda pública (Entrevista com Luís Gonzalez) |
author |
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro |
author_facet |
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jornalismo propaganda eleitoral agenda pública política marketing político journalism electoral propaganda public agenda politics political marketing |
topic |
jornalismo propaganda eleitoral agenda pública política marketing político journalism electoral propaganda public agenda politics political marketing |
description |
Journalist and GW Comunicações director, Luís Gonzalez, speaks exclusively to Comunicação & Educação about his experience at coordinating electoral campaigns of the main political leaders in the Country. Originating from the major magazine and TV newsrooms, Gonzalez shows how journalism routines are important tools to set up thematic story lines for electoral campaigns. The journalist and businessman also talks about the current characteristics of our press professionals, whose practice is much closer to declaratory and instigating "catty" journalism, one that does not expose the subjects that are really important for the Country. Gonzalez made a point of demarking marketing and journalism, but he recognizes that the propitious journalistic language, in an electoral campaign, plus elements for the citizen to make his or her evaluation on the candidates' proposals. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36939 10.11606/issn.2316-9125.v0i19p66-81 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36939 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i19p66-81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36939/39661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 66-81 Comunicação & Educação; No. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 66-81 Comunicação & Educação; Núm. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 66-81 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088891035648 |