Estudos de recepção para a crítica da comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Roseli Aparecida Fígaro
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36895
Resumo: A autora propõe pensar a comunicação a partir da recepção para entender melhor o papel dos meios de comunicação na vida da sociedade contemporânea, como eles atuam no cotidiano dos grupos sociais, nas diferentes comunidades e culturas, deixando também de lado a oposição emissor todo-poderoso versus receptor passivo ou, por outro lado, emissor neutro versus receptor/consumidor todo-poderoso. Critica as posturas que se revelam ao mesmo tempo apocalíticas e integradas na análise do poder dos meios de comunicação e defende a quebra da eficácia informacional pelo resgate da cultura, pela democratização da posse dos veículos de comunicação. Aborda a comunicação como processo de mediações sociais e culturais. Conclui situando a escola como mediadora social, principalmente em relação aos meios de comunicação, o que lhe confere grande importância no processo de recepção.
id USP-71_542b1b04b4d50d1b6134f288d94efe86
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36895
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Estudos de recepção para a crítica da comunicaçãomediationschoolreception studiesculturesubjectmediaçõesescolaestudos de recepçãoculturasujeito A autora propõe pensar a comunicação a partir da recepção para entender melhor o papel dos meios de comunicação na vida da sociedade contemporânea, como eles atuam no cotidiano dos grupos sociais, nas diferentes comunidades e culturas, deixando também de lado a oposição emissor todo-poderoso versus receptor passivo ou, por outro lado, emissor neutro versus receptor/consumidor todo-poderoso. Critica as posturas que se revelam ao mesmo tempo apocalíticas e integradas na análise do poder dos meios de comunicação e defende a quebra da eficácia informacional pelo resgate da cultura, pela democratização da posse dos veículos de comunicação. Aborda a comunicação como processo de mediações sociais e culturais. Conclui situando a escola como mediadora social, principalmente em relação aos meios de comunicação, o que lhe confere grande importância no processo de recepção. The author proposes thinking communication from reception in order to better understand the role of the means of communication in contemporary society's life, how they work on social group day-to-day life, in the different communities and cultures, also leaving to the side the all-powerful emitter opposition versus passive receptor or, on the other hand, neutral emitter versus all-powerful receptor/consumer. It criticizes the posture that reveals to be both apocalyptic and integrated in the analysis of the power of the means of communication and defends the break of international efficacy by recovering culture, by democratizing the ownership of the means of communication vehicles. It considers communication as a social and cultural mediation process. The article concludes situating the school as a social mediator, especially relative to the means of communication, which gives great importance to the reception process.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3689510.11606/issn.2316-9125.v0i17p37-42Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 37-42Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 37-42Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 37-422316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36895/39617Paulino, Roseli Aparecida Fígaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:23Zoai:revistas.usp.br:article/36895Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:36.700567Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos de recepção para a crítica da comunicação
title Estudos de recepção para a crítica da comunicação
spellingShingle Estudos de recepção para a crítica da comunicação
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro
mediation
school
reception studies
culture
subject
mediações
escola
estudos de recepção
cultura
sujeito
title_short Estudos de recepção para a crítica da comunicação
title_full Estudos de recepção para a crítica da comunicação
title_fullStr Estudos de recepção para a crítica da comunicação
title_full_unstemmed Estudos de recepção para a crítica da comunicação
title_sort Estudos de recepção para a crítica da comunicação
author Paulino, Roseli Aparecida Fígaro
author_facet Paulino, Roseli Aparecida Fígaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Roseli Aparecida Fígaro
dc.subject.por.fl_str_mv mediation
school
reception studies
culture
subject
mediações
escola
estudos de recepção
cultura
sujeito
topic mediation
school
reception studies
culture
subject
mediações
escola
estudos de recepção
cultura
sujeito
description A autora propõe pensar a comunicação a partir da recepção para entender melhor o papel dos meios de comunicação na vida da sociedade contemporânea, como eles atuam no cotidiano dos grupos sociais, nas diferentes comunidades e culturas, deixando também de lado a oposição emissor todo-poderoso versus receptor passivo ou, por outro lado, emissor neutro versus receptor/consumidor todo-poderoso. Critica as posturas que se revelam ao mesmo tempo apocalíticas e integradas na análise do poder dos meios de comunicação e defende a quebra da eficácia informacional pelo resgate da cultura, pela democratização da posse dos veículos de comunicação. Aborda a comunicação como processo de mediações sociais e culturais. Conclui situando a escola como mediadora social, principalmente em relação aos meios de comunicação, o que lhe confere grande importância no processo de recepção.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36895
10.11606/issn.2316-9125.v0i17p37-42
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36895
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i17p37-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36895/39617
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 37-42
Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 37-42
Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 37-42
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088482091008