Estudos de recepção para a crítica da comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36895 |
Resumo: | A autora propõe pensar a comunicação a partir da recepção para entender melhor o papel dos meios de comunicação na vida da sociedade contemporânea, como eles atuam no cotidiano dos grupos sociais, nas diferentes comunidades e culturas, deixando também de lado a oposição emissor todo-poderoso versus receptor passivo ou, por outro lado, emissor neutro versus receptor/consumidor todo-poderoso. Critica as posturas que se revelam ao mesmo tempo apocalíticas e integradas na análise do poder dos meios de comunicação e defende a quebra da eficácia informacional pelo resgate da cultura, pela democratização da posse dos veículos de comunicação. Aborda a comunicação como processo de mediações sociais e culturais. Conclui situando a escola como mediadora social, principalmente em relação aos meios de comunicação, o que lhe confere grande importância no processo de recepção. |
id |
USP-71_542b1b04b4d50d1b6134f288d94efe86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36895 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos de recepção para a crítica da comunicaçãomediationschoolreception studiesculturesubjectmediaçõesescolaestudos de recepçãoculturasujeito A autora propõe pensar a comunicação a partir da recepção para entender melhor o papel dos meios de comunicação na vida da sociedade contemporânea, como eles atuam no cotidiano dos grupos sociais, nas diferentes comunidades e culturas, deixando também de lado a oposição emissor todo-poderoso versus receptor passivo ou, por outro lado, emissor neutro versus receptor/consumidor todo-poderoso. Critica as posturas que se revelam ao mesmo tempo apocalíticas e integradas na análise do poder dos meios de comunicação e defende a quebra da eficácia informacional pelo resgate da cultura, pela democratização da posse dos veículos de comunicação. Aborda a comunicação como processo de mediações sociais e culturais. Conclui situando a escola como mediadora social, principalmente em relação aos meios de comunicação, o que lhe confere grande importância no processo de recepção. The author proposes thinking communication from reception in order to better understand the role of the means of communication in contemporary society's life, how they work on social group day-to-day life, in the different communities and cultures, also leaving to the side the all-powerful emitter opposition versus passive receptor or, on the other hand, neutral emitter versus all-powerful receptor/consumer. It criticizes the posture that reveals to be both apocalyptic and integrated in the analysis of the power of the means of communication and defends the break of international efficacy by recovering culture, by democratizing the ownership of the means of communication vehicles. It considers communication as a social and cultural mediation process. The article concludes situating the school as a social mediator, especially relative to the means of communication, which gives great importance to the reception process.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3689510.11606/issn.2316-9125.v0i17p37-42Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 37-42Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 37-42Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 37-422316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36895/39617Paulino, Roseli Aparecida Fígaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:23Zoai:revistas.usp.br:article/36895Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:36.700567Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos de recepção para a crítica da comunicação |
title |
Estudos de recepção para a crítica da comunicação |
spellingShingle |
Estudos de recepção para a crítica da comunicação Paulino, Roseli Aparecida Fígaro mediation school reception studies culture subject mediações escola estudos de recepção cultura sujeito |
title_short |
Estudos de recepção para a crítica da comunicação |
title_full |
Estudos de recepção para a crítica da comunicação |
title_fullStr |
Estudos de recepção para a crítica da comunicação |
title_full_unstemmed |
Estudos de recepção para a crítica da comunicação |
title_sort |
Estudos de recepção para a crítica da comunicação |
author |
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro |
author_facet |
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mediation school reception studies culture subject mediações escola estudos de recepção cultura sujeito |
topic |
mediation school reception studies culture subject mediações escola estudos de recepção cultura sujeito |
description |
A autora propõe pensar a comunicação a partir da recepção para entender melhor o papel dos meios de comunicação na vida da sociedade contemporânea, como eles atuam no cotidiano dos grupos sociais, nas diferentes comunidades e culturas, deixando também de lado a oposição emissor todo-poderoso versus receptor passivo ou, por outro lado, emissor neutro versus receptor/consumidor todo-poderoso. Critica as posturas que se revelam ao mesmo tempo apocalíticas e integradas na análise do poder dos meios de comunicação e defende a quebra da eficácia informacional pelo resgate da cultura, pela democratização da posse dos veículos de comunicação. Aborda a comunicação como processo de mediações sociais e culturais. Conclui situando a escola como mediadora social, principalmente em relação aos meios de comunicação, o que lhe confere grande importância no processo de recepção. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36895 10.11606/issn.2316-9125.v0i17p37-42 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36895 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i17p37-42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36895/39617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 37-42 Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 37-42 Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 37-42 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088482091008 |