Comunicação: interação emissão/ recepção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baccega, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37011
Resumo: A autora discute a importância da comunicação, como ela é um processo mediado pela cultura e pela realidade de cada receptor, mostrando que, portanto, o receptor não é um mero reprodutor das informações veiculadas pelos meios de comunicação, sejam eles quais forem. Mostra como a comunicação só se dá num processo de interação, no qual a circulação das formas simbólicas pressupõem um campo comum de significados. Cresce portanto, a importância e a responsabilidade daqueles que estão no pólo da produção das mensagens, incluindo aí a escola, enquanto responsável pelo amadurecimento intelectual e crítico das novas gerações. Deste prisma, a autora apresenta os artigos de Comunicação & Educação, propondo uma leitura baseada nas preocupações em destaque na primeira parte do artigo.
id USP-71_613d82fcebaef80e9df52ca06668372b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37011
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação: interação emissão/ recepçãoreceptionmediationsdiscourseideologyschoolculturrecepçãomediaçõesdiscursoideologiaescolacultura A autora discute a importância da comunicação, como ela é um processo mediado pela cultura e pela realidade de cada receptor, mostrando que, portanto, o receptor não é um mero reprodutor das informações veiculadas pelos meios de comunicação, sejam eles quais forem. Mostra como a comunicação só se dá num processo de interação, no qual a circulação das formas simbólicas pressupõem um campo comum de significados. Cresce portanto, a importância e a responsabilidade daqueles que estão no pólo da produção das mensagens, incluindo aí a escola, enquanto responsável pelo amadurecimento intelectual e crítico das novas gerações. Deste prisma, a autora apresenta os artigos de Comunicação & Educação, propondo uma leitura baseada nas preocupações em destaque na primeira parte do artigo.The author discusses the importance of communications as a process that is mediated by culture and by each receptor’s reality, demonstrating that the receptor is not a mere reproducer of the information transmitted by the media, no matter which one it may be. She shows how communication takes place in a process of interaction in which circulating symbolic forms presupposes a common field of meanings. This increases the importance of those who are at the pole of message production, including the school, since it is responsible for maturing new generations intellectually and critically. From this prism, the author presents the articles in Comunicação & Educação, proposing a reading based on the concerns highlighted in the first part of the article. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2002-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3701110.11606/issn.2316-9125.v0i23p7-15Comunicação & Educação; n. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 7-15Comunicação & Educação; No. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 7-15Comunicação & Educação; Núm. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 7-152316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37011/39733Baccega, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:50Zoai:revistas.usp.br:article/37011Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:43.583876Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação: interação emissão/ recepção
title Comunicação: interação emissão/ recepção
spellingShingle Comunicação: interação emissão/ recepção
Baccega, Maria Aparecida
reception
mediations
discourse
ideology
school
cultur
recepção
mediações
discurso
ideologia
escola
cultura
title_short Comunicação: interação emissão/ recepção
title_full Comunicação: interação emissão/ recepção
title_fullStr Comunicação: interação emissão/ recepção
title_full_unstemmed Comunicação: interação emissão/ recepção
title_sort Comunicação: interação emissão/ recepção
author Baccega, Maria Aparecida
author_facet Baccega, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baccega, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv reception
mediations
discourse
ideology
school
cultur
recepção
mediações
discurso
ideologia
escola
cultura
topic reception
mediations
discourse
ideology
school
cultur
recepção
mediações
discurso
ideologia
escola
cultura
description A autora discute a importância da comunicação, como ela é um processo mediado pela cultura e pela realidade de cada receptor, mostrando que, portanto, o receptor não é um mero reprodutor das informações veiculadas pelos meios de comunicação, sejam eles quais forem. Mostra como a comunicação só se dá num processo de interação, no qual a circulação das formas simbólicas pressupõem um campo comum de significados. Cresce portanto, a importância e a responsabilidade daqueles que estão no pólo da produção das mensagens, incluindo aí a escola, enquanto responsável pelo amadurecimento intelectual e crítico das novas gerações. Deste prisma, a autora apresenta os artigos de Comunicação & Educação, propondo uma leitura baseada nas preocupações em destaque na primeira parte do artigo.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37011
10.11606/issn.2316-9125.v0i23p7-15
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37011
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i23p7-15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37011/39733
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 7-15
Comunicação & Educação; No. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 7-15
Comunicação & Educação; Núm. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 7-15
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047089056710656