Comunicação: interação emissão/ recepção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37011 |
Resumo: | A autora discute a importância da comunicação, como ela é um processo mediado pela cultura e pela realidade de cada receptor, mostrando que, portanto, o receptor não é um mero reprodutor das informações veiculadas pelos meios de comunicação, sejam eles quais forem. Mostra como a comunicação só se dá num processo de interação, no qual a circulação das formas simbólicas pressupõem um campo comum de significados. Cresce portanto, a importância e a responsabilidade daqueles que estão no pólo da produção das mensagens, incluindo aí a escola, enquanto responsável pelo amadurecimento intelectual e crítico das novas gerações. Deste prisma, a autora apresenta os artigos de Comunicação & Educação, propondo uma leitura baseada nas preocupações em destaque na primeira parte do artigo. |
id |
USP-71_613d82fcebaef80e9df52ca06668372b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37011 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação: interação emissão/ recepçãoreceptionmediationsdiscourseideologyschoolculturrecepçãomediaçõesdiscursoideologiaescolacultura A autora discute a importância da comunicação, como ela é um processo mediado pela cultura e pela realidade de cada receptor, mostrando que, portanto, o receptor não é um mero reprodutor das informações veiculadas pelos meios de comunicação, sejam eles quais forem. Mostra como a comunicação só se dá num processo de interação, no qual a circulação das formas simbólicas pressupõem um campo comum de significados. Cresce portanto, a importância e a responsabilidade daqueles que estão no pólo da produção das mensagens, incluindo aí a escola, enquanto responsável pelo amadurecimento intelectual e crítico das novas gerações. Deste prisma, a autora apresenta os artigos de Comunicação & Educação, propondo uma leitura baseada nas preocupações em destaque na primeira parte do artigo.The author discusses the importance of communications as a process that is mediated by culture and by each receptor’s reality, demonstrating that the receptor is not a mere reproducer of the information transmitted by the media, no matter which one it may be. She shows how communication takes place in a process of interaction in which circulating symbolic forms presupposes a common field of meanings. This increases the importance of those who are at the pole of message production, including the school, since it is responsible for maturing new generations intellectually and critically. From this prism, the author presents the articles in Comunicação & Educação, proposing a reading based on the concerns highlighted in the first part of the article. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2002-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3701110.11606/issn.2316-9125.v0i23p7-15Comunicação & Educação; n. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 7-15Comunicação & Educação; No. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 7-15Comunicação & Educação; Núm. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 7-152316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37011/39733Baccega, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:50Zoai:revistas.usp.br:article/37011Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:43.583876Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação: interação emissão/ recepção |
title |
Comunicação: interação emissão/ recepção |
spellingShingle |
Comunicação: interação emissão/ recepção Baccega, Maria Aparecida reception mediations discourse ideology school cultur recepção mediações discurso ideologia escola cultura |
title_short |
Comunicação: interação emissão/ recepção |
title_full |
Comunicação: interação emissão/ recepção |
title_fullStr |
Comunicação: interação emissão/ recepção |
title_full_unstemmed |
Comunicação: interação emissão/ recepção |
title_sort |
Comunicação: interação emissão/ recepção |
author |
Baccega, Maria Aparecida |
author_facet |
Baccega, Maria Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baccega, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
reception mediations discourse ideology school cultur recepção mediações discurso ideologia escola cultura |
topic |
reception mediations discourse ideology school cultur recepção mediações discurso ideologia escola cultura |
description |
A autora discute a importância da comunicação, como ela é um processo mediado pela cultura e pela realidade de cada receptor, mostrando que, portanto, o receptor não é um mero reprodutor das informações veiculadas pelos meios de comunicação, sejam eles quais forem. Mostra como a comunicação só se dá num processo de interação, no qual a circulação das formas simbólicas pressupõem um campo comum de significados. Cresce portanto, a importância e a responsabilidade daqueles que estão no pólo da produção das mensagens, incluindo aí a escola, enquanto responsável pelo amadurecimento intelectual e crítico das novas gerações. Deste prisma, a autora apresenta os artigos de Comunicação & Educação, propondo uma leitura baseada nas preocupações em destaque na primeira parte do artigo. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37011 10.11606/issn.2316-9125.v0i23p7-15 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37011 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i23p7-15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37011/39733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 7-15 Comunicação & Educação; No. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 7-15 Comunicação & Educação; Núm. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 7-15 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047089056710656 |