Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190 |
Resumo: | A dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino-aprendizagem. Objetivamos deste relato de experiência refletir sobre o processo de formação continuada de professores de Educação Física na cidade do Natal (RN) ao acionar conceitos que migram do campo comunicacional, mas que implicam em novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem base na observação sistemática dos encontros de formação continuada em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, observamos que os professores demonstram reconhecer e refletir tais conceitos na medida em que estes são problematizados em práticas pedagógicas possíveis de serem experimentadas no cotidiano escolar. |
id |
USP-71_6571c435a3f75eb3f595b9b0157183e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/149190 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensinomediationnarrativecommunicationcontinuing educationphysical educationmediaçãonarrativacomunicaçãoformação continuadaeducação físicaA dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino-aprendizagem. Objetivamos deste relato de experiência refletir sobre o processo de formação continuada de professores de Educação Física na cidade do Natal (RN) ao acionar conceitos que migram do campo comunicacional, mas que implicam em novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem base na observação sistemática dos encontros de formação continuada em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, observamos que os professores demonstram reconhecer e refletir tais conceitos na medida em que estes são problematizados em práticas pedagógicas possíveis de serem experimentadas no cotidiano escolar.Contemporary social dynamics, marked by accelerated symbolic exchanges with the support of multi-language, have urgently required new teachinglearning processes. The objective of this experience report is to reflect on the process of continuing education to physical education teachers in the city of Natal, RN, using communication concepts that imply new teaching methods. The description is the result of action research and is based on systematic observation of continuing education meetings held in 2016. By using narrative and communication concepts and a mediation process, teachers recognize and reflect on such concepts as they are discussed in their pedagogical practices, allowing them to experience these concepts in daily school routine.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/14919010.11606/issn.2316-9125.v24i1p141-153Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 141-153Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 141-153Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 141-1532316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190/153649https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190/153650Copyright (c) 2019 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Allyson Carvalho deOliveira, Marcio Romeu Ribas deSouza Júnior, Antonio Fernandes de2019-06-18T15:34:20Zoai:revistas.usp.br:article/149190Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:27.138413Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
title |
Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
spellingShingle |
Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino Araújo, Allyson Carvalho de mediation narrative communication continuing education physical education mediação narrativa comunicação formação continuada educação física |
title_short |
Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
title_full |
Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
title_fullStr |
Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
title_sort |
Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
author |
Araújo, Allyson Carvalho de |
author_facet |
Araújo, Allyson Carvalho de Oliveira, Marcio Romeu Ribas de Souza Júnior, Antonio Fernandes de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marcio Romeu Ribas de Souza Júnior, Antonio Fernandes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de Oliveira, Marcio Romeu Ribas de Souza Júnior, Antonio Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mediation narrative communication continuing education physical education mediação narrativa comunicação formação continuada educação física |
topic |
mediation narrative communication continuing education physical education mediação narrativa comunicação formação continuada educação física |
description |
A dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino-aprendizagem. Objetivamos deste relato de experiência refletir sobre o processo de formação continuada de professores de Educação Física na cidade do Natal (RN) ao acionar conceitos que migram do campo comunicacional, mas que implicam em novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem base na observação sistemática dos encontros de formação continuada em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, observamos que os professores demonstram reconhecer e refletir tais conceitos na medida em que estes são problematizados em práticas pedagógicas possíveis de serem experimentadas no cotidiano escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190 10.11606/issn.2316-9125.v24i1p141-153 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v24i1p141-153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190/153649 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190/153650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 141-153 Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 141-153 Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 141-153 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092242284544 |