Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Allyson Carvalho de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Marcio Romeu Ribas de, Júnior, Antonio Fernandes de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241737
Resumo: A dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes com multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino- -aprendizagem. A partir deste relato de experiência, objetivamos refletir sobre o processo de formação continuada de professores de educação física na cidade de Natal (RN) ao acionar conceitos oriundos do campo comunicacional, mas que implicam novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem por base a observação sistemática de encontros de formação continuada realizados em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, compreendemos que os professores demonstram reconhecer e refletir sobre tais conceitos na medida em que estes são problematizados em suas práticas pedagógicas, sendo possível experimentá-los no cotidiano escolar.
id UFSC_8666ec2d8857a4cc7522d48f90c1b644
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241737
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensinomediaçãonarrativacomunicaçãoformação continuadaEducação FísicaA dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes com multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino- -aprendizagem. A partir deste relato de experiência, objetivamos refletir sobre o processo de formação continuada de professores de educação física na cidade de Natal (RN) ao acionar conceitos oriundos do campo comunicacional, mas que implicam novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem por base a observação sistemática de encontros de formação continuada realizados em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, compreendemos que os professores demonstram reconhecer e refletir sobre tais conceitos na medida em que estes são problematizados em suas práticas pedagógicas, sendo possível experimentá-los no cotidiano escolar.2022-10-31T12:21:39Z2022-10-31T12:21:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241737Araújo, Allyson Carvalho deOliveira, Marcio Romeu Ribas deJúnior, Antonio Fernandes de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-31T12:21:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241737Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-31T12:21:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
title Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
spellingShingle Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
Araújo, Allyson Carvalho de
mediação
narrativa
comunicação
formação continuada
Educação Física
title_short Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
title_full Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
title_fullStr Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
title_full_unstemmed Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
title_sort Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
author Araújo, Allyson Carvalho de
author_facet Araújo, Allyson Carvalho de
Oliveira, Marcio Romeu Ribas de
Júnior, Antonio Fernandes de Souza
author_role author
author2 Oliveira, Marcio Romeu Ribas de
Júnior, Antonio Fernandes de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
Oliveira, Marcio Romeu Ribas de
Júnior, Antonio Fernandes de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv mediação
narrativa
comunicação
formação continuada
Educação Física
topic mediação
narrativa
comunicação
formação continuada
Educação Física
description A dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes com multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino- -aprendizagem. A partir deste relato de experiência, objetivamos refletir sobre o processo de formação continuada de professores de educação física na cidade de Natal (RN) ao acionar conceitos oriundos do campo comunicacional, mas que implicam novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem por base a observação sistemática de encontros de formação continuada realizados em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, compreendemos que os professores demonstram reconhecer e refletir sobre tais conceitos na medida em que estes são problematizados em suas práticas pedagógicas, sendo possível experimentá-los no cotidiano escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-10-31T12:21:39Z
2022-10-31T12:21:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241737
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651922761056256