Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241737 |
Resumo: | A dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes com multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino- -aprendizagem. A partir deste relato de experiência, objetivamos refletir sobre o processo de formação continuada de professores de educação física na cidade de Natal (RN) ao acionar conceitos oriundos do campo comunicacional, mas que implicam novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem por base a observação sistemática de encontros de formação continuada realizados em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, compreendemos que os professores demonstram reconhecer e refletir sobre tais conceitos na medida em que estes são problematizados em suas práticas pedagógicas, sendo possível experimentá-los no cotidiano escolar. |
id |
UFSC_8666ec2d8857a4cc7522d48f90c1b644 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241737 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensinomediaçãonarrativacomunicaçãoformação continuadaEducação FísicaA dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes com multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino- -aprendizagem. A partir deste relato de experiência, objetivamos refletir sobre o processo de formação continuada de professores de educação física na cidade de Natal (RN) ao acionar conceitos oriundos do campo comunicacional, mas que implicam novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem por base a observação sistemática de encontros de formação continuada realizados em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, compreendemos que os professores demonstram reconhecer e refletir sobre tais conceitos na medida em que estes são problematizados em suas práticas pedagógicas, sendo possível experimentá-los no cotidiano escolar.2022-10-31T12:21:39Z2022-10-31T12:21:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241737Araújo, Allyson Carvalho deOliveira, Marcio Romeu Ribas deJúnior, Antonio Fernandes de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-31T12:21:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241737Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-31T12:21:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
title |
Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
spellingShingle |
Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino Araújo, Allyson Carvalho de mediação narrativa comunicação formação continuada Educação Física |
title_short |
Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
title_full |
Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
title_fullStr |
Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
title_sort |
Formação de professores de educação física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino |
author |
Araújo, Allyson Carvalho de |
author_facet |
Araújo, Allyson Carvalho de Oliveira, Marcio Romeu Ribas de Júnior, Antonio Fernandes de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marcio Romeu Ribas de Júnior, Antonio Fernandes de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de Oliveira, Marcio Romeu Ribas de Júnior, Antonio Fernandes de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mediação narrativa comunicação formação continuada Educação Física |
topic |
mediação narrativa comunicação formação continuada Educação Física |
description |
A dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes com multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino- -aprendizagem. A partir deste relato de experiência, objetivamos refletir sobre o processo de formação continuada de professores de educação física na cidade de Natal (RN) ao acionar conceitos oriundos do campo comunicacional, mas que implicam novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem por base a observação sistemática de encontros de formação continuada realizados em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, compreendemos que os professores demonstram reconhecer e refletir sobre tais conceitos na medida em que estes são problematizados em suas práticas pedagógicas, sendo possível experimentá-los no cotidiano escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-10-31T12:21:39Z 2022-10-31T12:21:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241737 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651922761056256 |