Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Rosane
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172642
Resumo: In our article, we seek to reflect on the imperative theoretical-methodological challenges for the conception of educommunication as an epistemology of the South, with critical and emancipatory power. The epistemologies of the South, according to Sousa Santos (1994-2019), use the following procedures: sociology of absences, sociology of emergencies, ecology of knowledge and intercultural translation. The epistemologies of the South produce counter-hegemonic science, appropriating non-extractive methodologies, because they aim at promoting cognitive justice and producing emancipatory knowledge that implies in an ac\knowledge of the other as a (communicative) subject.
id USP-71_781dbd713a5686ce0b54ff42850e7573
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/172642
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicaçãoEducommunicationSouth epistemologyInterculturalityCognitive justiceEmancipationEducomunicaçãoEpistemologia do sulInterculturalidadeJustiça cognitivaEmancipaçãoIn our article, we seek to reflect on the imperative theoretical-methodological challenges for the conception of educommunication as an epistemology of the South, with critical and emancipatory power. The epistemologies of the South, according to Sousa Santos (1994-2019), use the following procedures: sociology of absences, sociology of emergencies, ecology of knowledge and intercultural translation. The epistemologies of the South produce counter-hegemonic science, appropriating non-extractive methodologies, because they aim at promoting cognitive justice and producing emancipatory knowledge that implies in an ac\knowledge of the other as a (communicative) subject.Neste artigo, procuramos fazer uma reflexão acerca dos desafios teórico-metodológicos imperativos para a concepção da educomunicação como uma epistemologia do Sul, com potência crítica e emancipatória. As epistemologias do Sul, com base em Sousa Santos (1994-2019) se utilizam dos seguintes procedimentos: sociologia das ausências, sociologia das emergências, ecologia de saberes e a tradução intercultural. As epistemologias do sul produzem ciência de forma contra hegemônica, apropriando-se de metodologias não extrativistas, pois objetivam promover a justiça cognitiva e a produção de conhecimento emancipatório que implica em um re\conhecimento do outro como sujeito (comunicativo).   Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17264210.11606/issn.2316-9125.v25i2p20-30Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 20-30Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 20-30Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 20-302316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172642/168805Copyright (c) 2020 Rosane Rosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Rosane2022-07-07T20:34:30Zoai:revistas.usp.br:article/172642Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:31.255775Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação
title Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação
spellingShingle Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação
Rosa, Rosane
Educommunication
South epistemology
Interculturality
Cognitive justice
Emancipation
Educomunicação
Epistemologia do sul
Interculturalidade
Justiça cognitiva
Emancipação
title_short Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação
title_full Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação
title_fullStr Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação
title_full_unstemmed Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação
title_sort Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação
author Rosa, Rosane
author_facet Rosa, Rosane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Educommunication
South epistemology
Interculturality
Cognitive justice
Emancipation
Educomunicação
Epistemologia do sul
Interculturalidade
Justiça cognitiva
Emancipação
topic Educommunication
South epistemology
Interculturality
Cognitive justice
Emancipation
Educomunicação
Epistemologia do sul
Interculturalidade
Justiça cognitiva
Emancipação
description In our article, we seek to reflect on the imperative theoretical-methodological challenges for the conception of educommunication as an epistemology of the South, with critical and emancipatory power. The epistemologies of the South, according to Sousa Santos (1994-2019), use the following procedures: sociology of absences, sociology of emergencies, ecology of knowledge and intercultural translation. The epistemologies of the South produce counter-hegemonic science, appropriating non-extractive methodologies, because they aim at promoting cognitive justice and producing emancipatory knowledge that implies in an ac\knowledge of the other as a (communicative) subject.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172642
10.11606/issn.2316-9125.v25i2p20-30
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172642
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v25i2p20-30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172642/168805
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rosane Rosa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rosane Rosa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 20-30
Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 20-30
Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 20-30
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092678492160