Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172642 |
Resumo: | In our article, we seek to reflect on the imperative theoretical-methodological challenges for the conception of educommunication as an epistemology of the South, with critical and emancipatory power. The epistemologies of the South, according to Sousa Santos (1994-2019), use the following procedures: sociology of absences, sociology of emergencies, ecology of knowledge and intercultural translation. The epistemologies of the South produce counter-hegemonic science, appropriating non-extractive methodologies, because they aim at promoting cognitive justice and producing emancipatory knowledge that implies in an ac\knowledge of the other as a (communicative) subject. |
id |
USP-71_781dbd713a5686ce0b54ff42850e7573 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/172642 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicaçãoEducommunicationSouth epistemologyInterculturalityCognitive justiceEmancipationEducomunicaçãoEpistemologia do sulInterculturalidadeJustiça cognitivaEmancipaçãoIn our article, we seek to reflect on the imperative theoretical-methodological challenges for the conception of educommunication as an epistemology of the South, with critical and emancipatory power. The epistemologies of the South, according to Sousa Santos (1994-2019), use the following procedures: sociology of absences, sociology of emergencies, ecology of knowledge and intercultural translation. The epistemologies of the South produce counter-hegemonic science, appropriating non-extractive methodologies, because they aim at promoting cognitive justice and producing emancipatory knowledge that implies in an ac\knowledge of the other as a (communicative) subject.Neste artigo, procuramos fazer uma reflexão acerca dos desafios teórico-metodológicos imperativos para a concepção da educomunicação como uma epistemologia do Sul, com potência crítica e emancipatória. As epistemologias do Sul, com base em Sousa Santos (1994-2019) se utilizam dos seguintes procedimentos: sociologia das ausências, sociologia das emergências, ecologia de saberes e a tradução intercultural. As epistemologias do sul produzem ciência de forma contra hegemônica, apropriando-se de metodologias não extrativistas, pois objetivam promover a justiça cognitiva e a produção de conhecimento emancipatório que implica em um re\conhecimento do outro como sujeito (comunicativo). Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17264210.11606/issn.2316-9125.v25i2p20-30Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 20-30Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 20-30Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 20-302316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172642/168805Copyright (c) 2020 Rosane Rosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Rosane2022-07-07T20:34:30Zoai:revistas.usp.br:article/172642Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:31.255775Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação |
title |
Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação |
spellingShingle |
Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação Rosa, Rosane Educommunication South epistemology Interculturality Cognitive justice Emancipation Educomunicação Epistemologia do sul Interculturalidade Justiça cognitiva Emancipação |
title_short |
Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação |
title_full |
Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação |
title_fullStr |
Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação |
title_full_unstemmed |
Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação |
title_sort |
Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação |
author |
Rosa, Rosane |
author_facet |
Rosa, Rosane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educommunication South epistemology Interculturality Cognitive justice Emancipation Educomunicação Epistemologia do sul Interculturalidade Justiça cognitiva Emancipação |
topic |
Educommunication South epistemology Interculturality Cognitive justice Emancipation Educomunicação Epistemologia do sul Interculturalidade Justiça cognitiva Emancipação |
description |
In our article, we seek to reflect on the imperative theoretical-methodological challenges for the conception of educommunication as an epistemology of the South, with critical and emancipatory power. The epistemologies of the South, according to Sousa Santos (1994-2019), use the following procedures: sociology of absences, sociology of emergencies, ecology of knowledge and intercultural translation. The epistemologies of the South produce counter-hegemonic science, appropriating non-extractive methodologies, because they aim at promoting cognitive justice and producing emancipatory knowledge that implies in an ac\knowledge of the other as a (communicative) subject. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172642 10.11606/issn.2316-9125.v25i2p20-30 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172642 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v25i2p20-30 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172642/168805 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rosane Rosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rosane Rosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 20-30 Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 20-30 Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 20-30 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092678492160 |