Mundo do trabalho e educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36955 |
Resumo: | Os autores discutem como as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, devido às novas tecnologias e ao aumento da exploração do conhecimento como mercadoria, refletem-se na educação. Eles fazem uma breve análise das posições de Adorno, Horkheimer e Habermas sobre a comunicação, cultura e educação no capitalismo, com o objetivo de criticar a instrumentalização da educação para o trabalho. Destacam ainda a importância do trabalho intelectual na contemporaneidade e alertam sobre sua apropriação pelo capital. Fazem, ainda, a crítica aos usos da educação a distância como subtração do trabalho intelectual, mas chamam a atenção para como as tecnologias de comunicação podem ser utilizadas de maneira libertadora, à medida que possam ser horizontalizadas e estendidas a todas as camadas da população. |
id |
USP-71_7934ad75c0ade144ace73cab0697fd8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36955 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mundo do trabalho e educação a distânciaCapitalismtechnologiesdistance learningwork worldSchool of FrankfurtCapitalismotecnologiaseducação a distânciamundo do trabalhoEscola de FrankfurtOs autores discutem como as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, devido às novas tecnologias e ao aumento da exploração do conhecimento como mercadoria, refletem-se na educação. Eles fazem uma breve análise das posições de Adorno, Horkheimer e Habermas sobre a comunicação, cultura e educação no capitalismo, com o objetivo de criticar a instrumentalização da educação para o trabalho. Destacam ainda a importância do trabalho intelectual na contemporaneidade e alertam sobre sua apropriação pelo capital. Fazem, ainda, a crítica aos usos da educação a distância como subtração do trabalho intelectual, mas chamam a atenção para como as tecnologias de comunicação podem ser utilizadas de maneira libertadora, à medida que possam ser horizontalizadas e estendidas a todas as camadas da população.Palavras-chave: Abstract: The authors discuss how the changes that have happened in the work world, due to new technologies and to the increase in exploiting knowledge as merchandise, are reflected in education. They briefly analyze positions held by thinkers such as Adorno, Horkheimer and Habermas on communications, culture and education in capitalism, aiming at criticizing the process of turning education into an instrument for work. They also emphasize the importance of intellectual work and warn about such work can be appropriated by capital. The authors also criticize the use of distance learning to subtract intellectual work, but they call the reader’s attention to how communication technology can be used in a liberatingUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3695510.11606/issn.2316-9125.v0i20p21-32Comunicação & Educação; n. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 21-32Comunicação & Educação; No. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 21-32Comunicação & Educação; Núm. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 21-322316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36955/39677Lima, Maria de Fátima MonteBolaño, César Ricardo Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:05Zoai:revistas.usp.br:article/36955Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:40.535322Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mundo do trabalho e educação a distância |
title |
Mundo do trabalho e educação a distância |
spellingShingle |
Mundo do trabalho e educação a distância Lima, Maria de Fátima Monte Capitalism technologies distance learning work world School of Frankfurt Capitalismo tecnologias educação a distância mundo do trabalho Escola de Frankfurt |
title_short |
Mundo do trabalho e educação a distância |
title_full |
Mundo do trabalho e educação a distância |
title_fullStr |
Mundo do trabalho e educação a distância |
title_full_unstemmed |
Mundo do trabalho e educação a distância |
title_sort |
Mundo do trabalho e educação a distância |
author |
Lima, Maria de Fátima Monte |
author_facet |
Lima, Maria de Fátima Monte Bolaño, César Ricardo Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Bolaño, César Ricardo Siqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria de Fátima Monte Bolaño, César Ricardo Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capitalism technologies distance learning work world School of Frankfurt Capitalismo tecnologias educação a distância mundo do trabalho Escola de Frankfurt |
topic |
Capitalism technologies distance learning work world School of Frankfurt Capitalismo tecnologias educação a distância mundo do trabalho Escola de Frankfurt |
description |
Os autores discutem como as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, devido às novas tecnologias e ao aumento da exploração do conhecimento como mercadoria, refletem-se na educação. Eles fazem uma breve análise das posições de Adorno, Horkheimer e Habermas sobre a comunicação, cultura e educação no capitalismo, com o objetivo de criticar a instrumentalização da educação para o trabalho. Destacam ainda a importância do trabalho intelectual na contemporaneidade e alertam sobre sua apropriação pelo capital. Fazem, ainda, a crítica aos usos da educação a distância como subtração do trabalho intelectual, mas chamam a atenção para como as tecnologias de comunicação podem ser utilizadas de maneira libertadora, à medida que possam ser horizontalizadas e estendidas a todas as camadas da população. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36955 10.11606/issn.2316-9125.v0i20p21-32 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36955 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i20p21-32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36955/39677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 21-32 Comunicação & Educação; No. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 21-32 Comunicação & Educação; Núm. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 21-32 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088922492928 |