New curricular practices in distance leaming
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37470 |
Resumo: | As novas tecnologias digitais vêm estruturando novas relações sócio-técnicas de natureza diversa. Entre elas podemos destacar a produção e socialização interativa de conhecimentos no ciberespaço, evento esse conhecido como cibercultura. Paradoxalmente também encontramos no ciberespaço práticas curriculares tradicionais e fragmentadas, bem como o resgate tecnicista das práticas de educação a distância. O artigo é um convite que desafia os educadores a criarem e gerirem novas ações curriculares de formação de professores que potencializern a característica fundante do digital: a comunicação interativa. |
id |
USP-71_9170c48be24fb9eca30d8ef992e1b6c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37470 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
New curricular practices in distance leamingNovas práticas curriculares na educação a distânciainteractivelycyberspacecurriculumtraining teachersdistance learninginteratividadeciberespaçocurrículoformação de professoreseducação a distância As novas tecnologias digitais vêm estruturando novas relações sócio-técnicas de natureza diversa. Entre elas podemos destacar a produção e socialização interativa de conhecimentos no ciberespaço, evento esse conhecido como cibercultura. Paradoxalmente também encontramos no ciberespaço práticas curriculares tradicionais e fragmentadas, bem como o resgate tecnicista das práticas de educação a distância. O artigo é um convite que desafia os educadores a criarem e gerirem novas ações curriculares de formação de professores que potencializern a característica fundante do digital: a comunicação interativa. The new digital technologies have been structuring new socio-technical relationships of the most diverse natures, among which we can highlight the production and interactive socialization of knowledge in cyberspace, an event known as cyberculture. Paradoxally, we alço find in cyberspace traditional and fragrnented practices, as well as the technisist upsurge in distance learning practices. The article is an invitation that challenges educators to create and manage new curricular actions, airning at training teachers, which potentialize the characteristic that is basic to the digital environrnent: interactive communication.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2003-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3747010.11606/issn.2316-9125.v0i26p35-42Comunicação & Educação; n. 26 (2003): Telenovela e temas sociais, Educação a distância, Tecnologia digital; 35-42Comunicação & Educação; No. 26 (2003): Telenovela e temas sociais, Educação a distância, Tecnologia digital; 35-42Comunicação & Educação; Núm. 26 (2003): Telenovela e temas sociais, Educação a distância, Tecnologia digital; 35-422316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37470/40184Santos, Edméa Oliveira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:40Zoai:revistas.usp.br:article/37470Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:47.341805Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
New curricular practices in distance leaming Novas práticas curriculares na educação a distância |
title |
New curricular practices in distance leaming |
spellingShingle |
New curricular practices in distance leaming Santos, Edméa Oliveira dos interactively cyberspace curriculum training teachers distance learning interatividade ciberespaço currículo formação de professores educação a distância |
title_short |
New curricular practices in distance leaming |
title_full |
New curricular practices in distance leaming |
title_fullStr |
New curricular practices in distance leaming |
title_full_unstemmed |
New curricular practices in distance leaming |
title_sort |
New curricular practices in distance leaming |
author |
Santos, Edméa Oliveira dos |
author_facet |
Santos, Edméa Oliveira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Edméa Oliveira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interactively cyberspace curriculum training teachers distance learning interatividade ciberespaço currículo formação de professores educação a distância |
topic |
interactively cyberspace curriculum training teachers distance learning interatividade ciberespaço currículo formação de professores educação a distância |
description |
As novas tecnologias digitais vêm estruturando novas relações sócio-técnicas de natureza diversa. Entre elas podemos destacar a produção e socialização interativa de conhecimentos no ciberespaço, evento esse conhecido como cibercultura. Paradoxalmente também encontramos no ciberespaço práticas curriculares tradicionais e fragmentadas, bem como o resgate tecnicista das práticas de educação a distância. O artigo é um convite que desafia os educadores a criarem e gerirem novas ações curriculares de formação de professores que potencializern a característica fundante do digital: a comunicação interativa. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37470 10.11606/issn.2316-9125.v0i26p35-42 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37470 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i26p35-42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37470/40184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 26 (2003): Telenovela e temas sociais, Educação a distância, Tecnologia digital; 35-42 Comunicação & Educação; No. 26 (2003): Telenovela e temas sociais, Educação a distância, Tecnologia digital; 35-42 Comunicação & Educação; Núm. 26 (2003): Telenovela e temas sociais, Educação a distância, Tecnologia digital; 35-42 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047089483481088 |