New curricular practices in distance leaming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edméa Oliveira dos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37470
Resumo: As novas tecnologias digitais vêm estruturando novas relações sócio-técnicas de natureza diversa. Entre elas podemos destacar a produção e socialização interativa de conhecimentos no ciberespaço, evento esse conhecido como cibercultura. Paradoxalmente também encontramos no ciberespaço práticas curriculares tradicionais e fragmentadas, bem como o resgate tecnicista das práticas de educação a distância. O artigo é um convite que desafia os educadores a criarem e gerirem novas ações curriculares de formação de professores que potencializern a característica fundante do digital: a comunicação interativa.
id USP-71_9170c48be24fb9eca30d8ef992e1b6c6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37470
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling New curricular practices in distance leamingNovas práticas curriculares na educação a distânciainteractivelycyberspacecurriculumtraining teachersdistance learninginteratividadeciberespaçocurrículoformação de professoreseducação a distância As novas tecnologias digitais vêm estruturando novas relações sócio-técnicas de natureza diversa. Entre elas podemos destacar a produção e socialização interativa de conhecimentos no ciberespaço, evento esse conhecido como cibercultura. Paradoxalmente também encontramos no ciberespaço práticas curriculares tradicionais e fragmentadas, bem como o resgate tecnicista das práticas de educação a distância. O artigo é um convite que desafia os educadores a criarem e gerirem novas ações curriculares de formação de professores que potencializern a característica fundante do digital: a comunicação interativa. The new digital technologies have been structuring new socio-technical relationships of the most diverse natures, among which we can highlight the production and interactive socialization of knowledge in cyberspace, an event known as cyberculture. Paradoxally, we alço find in cyberspace traditional and fragrnented practices, as well as the technisist upsurge in distance learning practices. The article is an invitation that challenges educators to create and manage new curricular actions, airning at training teachers, which potentialize the characteristic that is basic to the digital environrnent: interactive communication.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2003-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3747010.11606/issn.2316-9125.v0i26p35-42Comunicação & Educação; n. 26 (2003): Telenovela e temas sociais, Educação a distância, Tecnologia digital; 35-42Comunicação & Educação; No. 26 (2003): Telenovela e temas sociais, Educação a distância, Tecnologia digital; 35-42Comunicação & Educação; Núm. 26 (2003): Telenovela e temas sociais, Educação a distância, Tecnologia digital; 35-422316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37470/40184Santos, Edméa Oliveira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:40Zoai:revistas.usp.br:article/37470Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:47.341805Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv New curricular practices in distance leaming
Novas práticas curriculares na educação a distância
title New curricular practices in distance leaming
spellingShingle New curricular practices in distance leaming
Santos, Edméa Oliveira dos
interactively
cyberspace
curriculum
training teachers
distance learning
interatividade
ciberespaço
currículo
formação de professores
educação a distância
title_short New curricular practices in distance leaming
title_full New curricular practices in distance leaming
title_fullStr New curricular practices in distance leaming
title_full_unstemmed New curricular practices in distance leaming
title_sort New curricular practices in distance leaming
author Santos, Edméa Oliveira dos
author_facet Santos, Edméa Oliveira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edméa Oliveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv interactively
cyberspace
curriculum
training teachers
distance learning
interatividade
ciberespaço
currículo
formação de professores
educação a distância
topic interactively
cyberspace
curriculum
training teachers
distance learning
interatividade
ciberespaço
currículo
formação de professores
educação a distância
description As novas tecnologias digitais vêm estruturando novas relações sócio-técnicas de natureza diversa. Entre elas podemos destacar a produção e socialização interativa de conhecimentos no ciberespaço, evento esse conhecido como cibercultura. Paradoxalmente também encontramos no ciberespaço práticas curriculares tradicionais e fragmentadas, bem como o resgate tecnicista das práticas de educação a distância. O artigo é um convite que desafia os educadores a criarem e gerirem novas ações curriculares de formação de professores que potencializern a característica fundante do digital: a comunicação interativa.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37470
10.11606/issn.2316-9125.v0i26p35-42
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37470
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i26p35-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37470/40184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 26 (2003): Telenovela e temas sociais, Educação a distância, Tecnologia digital; 35-42
Comunicação & Educação; No. 26 (2003): Telenovela e temas sociais, Educação a distância, Tecnologia digital; 35-42
Comunicação & Educação; Núm. 26 (2003): Telenovela e temas sociais, Educação a distância, Tecnologia digital; 35-42
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047089483481088