Ética e estética da programação infanto-juvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Claúdio Cardoso de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36994
Resumo: Neste texto, de caráter ensaístico, busca-se examinar os produtos de comunicação como diversão e entretenimento, mas também como um dispositivo pedagógico. De modo específico, coloca-se em discussão a relação de curiosidade entre a mídia e as crianças. Oportunamente, recuperamos alguns trechos de uma pesquisa que engendrou uma tese de doutorado em Ciências Sociais, intitulada As imagens dionísicas no contexto da cultura de massa – uma interpretação estética da ficção televisiva brasileira. A tese, defendida em Soborne, no inverno de 1995, teve a orientação do Prof. Michel Maffesoli. O presente texto propõe um debate sobre as relações intertextuais entre a literatura e a televisão; depois estimula uma reflexão sobre a ética e a estética da ficção televisiva e, finalmente, coloca em perspectiva a obra de Monteiro Lobato, O sítio do pica-pau amarelo, adaptada para a televisão, e discute os problemas do encantamento, assédio e possível esclarecimento do público infanto-juvenil face à mídia eletrônica.
id USP-71_9f7e1f7ceb921734f5a6ea89cc86272c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36994
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Ética e estética da programação infanto-juvenilEthics and aesthetics of child and juvenile programmingcommunicationmythologiestelevision fictionMonteiro Lobatocomunicaçãomitologiasficção televisivaMonteiro LobatoNeste texto, de caráter ensaístico, busca-se examinar os produtos de comunicação como diversão e entretenimento, mas também como um dispositivo pedagógico. De modo específico, coloca-se em discussão a relação de curiosidade entre a mídia e as crianças. Oportunamente, recuperamos alguns trechos de uma pesquisa que engendrou uma tese de doutorado em Ciências Sociais, intitulada As imagens dionísicas no contexto da cultura de massa – uma interpretação estética da ficção televisiva brasileira. A tese, defendida em Soborne, no inverno de 1995, teve a orientação do Prof. Michel Maffesoli. O presente texto propõe um debate sobre as relações intertextuais entre a literatura e a televisão; depois estimula uma reflexão sobre a ética e a estética da ficção televisiva e, finalmente, coloca em perspectiva a obra de Monteiro Lobato, O sítio do pica-pau amarelo, adaptada para a televisão, e discute os problemas do encantamento, assédio e possível esclarecimento do público infanto-juvenil face à mídia eletrônica. In this text, an essay in character, the author aims at examining the communication products that are not only dedicated to fun and entertainment, but that work as teaching devices. Specifically, a discussion is brought up around the curiosity relationship there is between the media and kids. We recover a few portions of a survey that engendered a doctoral thesis in Social Sciences entitled As imagens dionísicas no contexto da cultura de massa – uma interpretação estética da ficção televisiva brasileira (Dionysiac images in the mass culture context – an aesthetic interpretation of the Brasilian television fiction). Prof. Michel Maffesoli was the advisor of thesis, defended in Sorbonne in winter 1995. This article proposes a debate on the inter-textual relationships between literature and television, and then it simulates a reflection on the ethics and aesthetics of the television fiction and, finally, it puts Monteiro Lobato’s work, O sítio do pica-pau amarelo (the yellow Woodpecker’s farm – adapted for television) into perspective and discusses the problems of enchantment, harassment, and possible clarification of the child and juvenille public when confronted with the electronic media.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3699410.11606/issn.2316-9125.v0i22p37-45Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 37-45Comunicação & Educação; No. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 37-45Comunicação & Educação; Núm. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 37-452316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36994/39716Paiva, Claúdio Cardoso deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:55Zoai:revistas.usp.br:article/36994Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:42.620068Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética e estética da programação infanto-juvenil
Ethics and aesthetics of child and juvenile programming
title Ética e estética da programação infanto-juvenil
spellingShingle Ética e estética da programação infanto-juvenil
Paiva, Claúdio Cardoso de
communication
mythologies
television fiction
Monteiro Lobato
comunicação
mitologias
ficção televisiva
Monteiro Lobato
title_short Ética e estética da programação infanto-juvenil
title_full Ética e estética da programação infanto-juvenil
title_fullStr Ética e estética da programação infanto-juvenil
title_full_unstemmed Ética e estética da programação infanto-juvenil
title_sort Ética e estética da programação infanto-juvenil
author Paiva, Claúdio Cardoso de
author_facet Paiva, Claúdio Cardoso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Claúdio Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv communication
mythologies
television fiction
Monteiro Lobato
comunicação
mitologias
ficção televisiva
Monteiro Lobato
topic communication
mythologies
television fiction
Monteiro Lobato
comunicação
mitologias
ficção televisiva
Monteiro Lobato
description Neste texto, de caráter ensaístico, busca-se examinar os produtos de comunicação como diversão e entretenimento, mas também como um dispositivo pedagógico. De modo específico, coloca-se em discussão a relação de curiosidade entre a mídia e as crianças. Oportunamente, recuperamos alguns trechos de uma pesquisa que engendrou uma tese de doutorado em Ciências Sociais, intitulada As imagens dionísicas no contexto da cultura de massa – uma interpretação estética da ficção televisiva brasileira. A tese, defendida em Soborne, no inverno de 1995, teve a orientação do Prof. Michel Maffesoli. O presente texto propõe um debate sobre as relações intertextuais entre a literatura e a televisão; depois estimula uma reflexão sobre a ética e a estética da ficção televisiva e, finalmente, coloca em perspectiva a obra de Monteiro Lobato, O sítio do pica-pau amarelo, adaptada para a televisão, e discute os problemas do encantamento, assédio e possível esclarecimento do público infanto-juvenil face à mídia eletrônica.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36994
10.11606/issn.2316-9125.v0i22p37-45
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36994
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i22p37-45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36994/39716
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 37-45
Comunicação & Educação; No. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 37-45
Comunicação & Educação; Núm. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 37-45
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088999038976