Ética e estética da programação infanto-juvenil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36994 |
Resumo: | Neste texto, de caráter ensaístico, busca-se examinar os produtos de comunicação como diversão e entretenimento, mas também como um dispositivo pedagógico. De modo específico, coloca-se em discussão a relação de curiosidade entre a mídia e as crianças. Oportunamente, recuperamos alguns trechos de uma pesquisa que engendrou uma tese de doutorado em Ciências Sociais, intitulada As imagens dionísicas no contexto da cultura de massa – uma interpretação estética da ficção televisiva brasileira. A tese, defendida em Soborne, no inverno de 1995, teve a orientação do Prof. Michel Maffesoli. O presente texto propõe um debate sobre as relações intertextuais entre a literatura e a televisão; depois estimula uma reflexão sobre a ética e a estética da ficção televisiva e, finalmente, coloca em perspectiva a obra de Monteiro Lobato, O sítio do pica-pau amarelo, adaptada para a televisão, e discute os problemas do encantamento, assédio e possível esclarecimento do público infanto-juvenil face à mídia eletrônica. |
id |
USP-71_9f7e1f7ceb921734f5a6ea89cc86272c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36994 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética e estética da programação infanto-juvenilEthics and aesthetics of child and juvenile programmingcommunicationmythologiestelevision fictionMonteiro Lobatocomunicaçãomitologiasficção televisivaMonteiro LobatoNeste texto, de caráter ensaístico, busca-se examinar os produtos de comunicação como diversão e entretenimento, mas também como um dispositivo pedagógico. De modo específico, coloca-se em discussão a relação de curiosidade entre a mídia e as crianças. Oportunamente, recuperamos alguns trechos de uma pesquisa que engendrou uma tese de doutorado em Ciências Sociais, intitulada As imagens dionísicas no contexto da cultura de massa – uma interpretação estética da ficção televisiva brasileira. A tese, defendida em Soborne, no inverno de 1995, teve a orientação do Prof. Michel Maffesoli. O presente texto propõe um debate sobre as relações intertextuais entre a literatura e a televisão; depois estimula uma reflexão sobre a ética e a estética da ficção televisiva e, finalmente, coloca em perspectiva a obra de Monteiro Lobato, O sítio do pica-pau amarelo, adaptada para a televisão, e discute os problemas do encantamento, assédio e possível esclarecimento do público infanto-juvenil face à mídia eletrônica. In this text, an essay in character, the author aims at examining the communication products that are not only dedicated to fun and entertainment, but that work as teaching devices. Specifically, a discussion is brought up around the curiosity relationship there is between the media and kids. We recover a few portions of a survey that engendered a doctoral thesis in Social Sciences entitled As imagens dionísicas no contexto da cultura de massa – uma interpretação estética da ficção televisiva brasileira (Dionysiac images in the mass culture context – an aesthetic interpretation of the Brasilian television fiction). Prof. Michel Maffesoli was the advisor of thesis, defended in Sorbonne in winter 1995. This article proposes a debate on the inter-textual relationships between literature and television, and then it simulates a reflection on the ethics and aesthetics of the television fiction and, finally, it puts Monteiro Lobato’s work, O sítio do pica-pau amarelo (the yellow Woodpecker’s farm – adapted for television) into perspective and discusses the problems of enchantment, harassment, and possible clarification of the child and juvenille public when confronted with the electronic media.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3699410.11606/issn.2316-9125.v0i22p37-45Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 37-45Comunicação & Educação; No. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 37-45Comunicação & Educação; Núm. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 37-452316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36994/39716Paiva, Claúdio Cardoso deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:55Zoai:revistas.usp.br:article/36994Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:42.620068Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética e estética da programação infanto-juvenil Ethics and aesthetics of child and juvenile programming |
title |
Ética e estética da programação infanto-juvenil |
spellingShingle |
Ética e estética da programação infanto-juvenil Paiva, Claúdio Cardoso de communication mythologies television fiction Monteiro Lobato comunicação mitologias ficção televisiva Monteiro Lobato |
title_short |
Ética e estética da programação infanto-juvenil |
title_full |
Ética e estética da programação infanto-juvenil |
title_fullStr |
Ética e estética da programação infanto-juvenil |
title_full_unstemmed |
Ética e estética da programação infanto-juvenil |
title_sort |
Ética e estética da programação infanto-juvenil |
author |
Paiva, Claúdio Cardoso de |
author_facet |
Paiva, Claúdio Cardoso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Claúdio Cardoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
communication mythologies television fiction Monteiro Lobato comunicação mitologias ficção televisiva Monteiro Lobato |
topic |
communication mythologies television fiction Monteiro Lobato comunicação mitologias ficção televisiva Monteiro Lobato |
description |
Neste texto, de caráter ensaístico, busca-se examinar os produtos de comunicação como diversão e entretenimento, mas também como um dispositivo pedagógico. De modo específico, coloca-se em discussão a relação de curiosidade entre a mídia e as crianças. Oportunamente, recuperamos alguns trechos de uma pesquisa que engendrou uma tese de doutorado em Ciências Sociais, intitulada As imagens dionísicas no contexto da cultura de massa – uma interpretação estética da ficção televisiva brasileira. A tese, defendida em Soborne, no inverno de 1995, teve a orientação do Prof. Michel Maffesoli. O presente texto propõe um debate sobre as relações intertextuais entre a literatura e a televisão; depois estimula uma reflexão sobre a ética e a estética da ficção televisiva e, finalmente, coloca em perspectiva a obra de Monteiro Lobato, O sítio do pica-pau amarelo, adaptada para a televisão, e discute os problemas do encantamento, assédio e possível esclarecimento do público infanto-juvenil face à mídia eletrônica. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36994 10.11606/issn.2316-9125.v0i22p37-45 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36994 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i22p37-45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36994/39716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 37-45 Comunicação & Educação; No. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 37-45 Comunicação & Educação; Núm. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 37-45 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088999038976 |