Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Allan Diêgo Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, André Gustavo Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187336
Resumo: The article aims to reflect on the potential of Culture Circles, considering them as a dialogical-communicative space-time for the formation of social subjects. For this study, the methodology of bibliographical research was undertaken, using texts produced by authoritative authors in discussions about Education, specifically in the approach of dialogicity and communication categories as constitutive of the dynamics of these Circles. The reflection starts from the origin of the Culture Circles and highlights the theoretical-methodological aspects of this educational experience that provides a path of awareness for the formation of social subjects based on the construction of collective knowledge.
id USP-71_b46541189930f81ef3b72bd2d638917a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187336
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociaisReflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociaisReflections around culture circles in the Freirean perspective: a space-time to communicate-form social subjectsCírculos de culturaDialogicidadeComunicaçãoColetividadeSujeito socialCulture circlesDialogicityCommunicationCollectivitySocial subjectCírculos de culturaDialogicidadeComunicaçãoColetividadeSujeito socialThe article aims to reflect on the potential of Culture Circles, considering them as a dialogical-communicative space-time for the formation of social subjects. For this study, the methodology of bibliographical research was undertaken, using texts produced by authoritative authors in discussions about Education, specifically in the approach of dialogicity and communication categories as constitutive of the dynamics of these Circles. The reflection starts from the origin of the Culture Circles and highlights the theoretical-methodological aspects of this educational experience that provides a path of awareness for the formation of social subjects based on the construction of collective knowledge.Este artigo tem como objetivo refletir as potencialidades dos círculos de cultura, considerando-os como um espaço-tempo dialógico-comunicativo para a formação dos sujeitos sociais. Para tal itinerário reflexivo, mobilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, recorrendo-se a textos produzidos por autores abalizados nas discussões acerca da Educação ou, mais especificamente, na abordagem das categorias dialogicidade e comunicação como constitutivas da dinâmica dos círculos. A reflexão parte da origem dos círculos de cultura e destaca os aspectos teórico- metodológicos desta experiência educativa que propiciam um caminho de conscientização para a formação dos sujeitos sociais, a partir da construção de saberes em coletividade.Este artigo tem como objetivo refletir as potencialidades dos círculos de cultura, considerando-os como um espaço-tempo dialógico-comunicativo para a formação dos sujeitos sociais. Para tal itinerário reflexivo, mobilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, recorrendo-se a textos produzidos por autores abalizados nas discussões acerca da Educação ou, mais especificamente, na abordagem das categorias dialogicidade e comunicação como constitutivas da dinâmica dos círculos. A reflexão parte da origem dos círculos de cultura e destaca os aspectos teórico- metodológicos desta experiência educativa que propiciam um caminho de conscientização para a formação dos sujeitos sociais, a partir da construção de saberes em coletividade.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê 100 Anos de Paulo Freireapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18733610.11606/issn.2316-9125.v26i2p165-178Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 165-178Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 165-178Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 165-1782316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187336/178693Copyright (c) 2021 Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, André Gustavo Ferreira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Allan Diêgo RodriguesSilva, André Gustavo Ferreira da2022-07-19T19:17:26Zoai:revistas.usp.br:article/187336Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:34.344219Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais
Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais
Reflections around culture circles in the Freirean perspective: a space-time to communicate-form social subjects
title Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais
spellingShingle Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais
Figueiredo, Allan Diêgo Rodrigues
Círculos de cultura
Dialogicidade
Comunicação
Coletividade
Sujeito social
Culture circles
Dialogicity
Communication
Collectivity
Social subject
Círculos de cultura
Dialogicidade
Comunicação
Coletividade
Sujeito social
title_short Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais
title_full Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais
title_fullStr Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais
title_full_unstemmed Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais
title_sort Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais
author Figueiredo, Allan Diêgo Rodrigues
author_facet Figueiredo, Allan Diêgo Rodrigues
Silva, André Gustavo Ferreira da
author_role author
author2 Silva, André Gustavo Ferreira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Allan Diêgo Rodrigues
Silva, André Gustavo Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Círculos de cultura
Dialogicidade
Comunicação
Coletividade
Sujeito social
Culture circles
Dialogicity
Communication
Collectivity
Social subject
Círculos de cultura
Dialogicidade
Comunicação
Coletividade
Sujeito social
topic Círculos de cultura
Dialogicidade
Comunicação
Coletividade
Sujeito social
Culture circles
Dialogicity
Communication
Collectivity
Social subject
Círculos de cultura
Dialogicidade
Comunicação
Coletividade
Sujeito social
description The article aims to reflect on the potential of Culture Circles, considering them as a dialogical-communicative space-time for the formation of social subjects. For this study, the methodology of bibliographical research was undertaken, using texts produced by authoritative authors in discussions about Education, specifically in the approach of dialogicity and communication categories as constitutive of the dynamics of these Circles. The reflection starts from the origin of the Culture Circles and highlights the theoretical-methodological aspects of this educational experience that provides a path of awareness for the formation of social subjects based on the construction of collective knowledge.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê 100 Anos de Paulo Freire
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187336
10.11606/issn.2316-9125.v26i2p165-178
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187336
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v26i2p165-178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187336/178693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, André Gustavo Ferreira da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, André Gustavo Ferreira da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 165-178
Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 165-178
Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 165-178
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092864090112