Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187336 |
Resumo: | The article aims to reflect on the potential of Culture Circles, considering them as a dialogical-communicative space-time for the formation of social subjects. For this study, the methodology of bibliographical research was undertaken, using texts produced by authoritative authors in discussions about Education, specifically in the approach of dialogicity and communication categories as constitutive of the dynamics of these Circles. The reflection starts from the origin of the Culture Circles and highlights the theoretical-methodological aspects of this educational experience that provides a path of awareness for the formation of social subjects based on the construction of collective knowledge. |
id |
USP-71_b46541189930f81ef3b72bd2d638917a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/187336 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociaisReflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociaisReflections around culture circles in the Freirean perspective: a space-time to communicate-form social subjectsCírculos de culturaDialogicidadeComunicaçãoColetividadeSujeito socialCulture circlesDialogicityCommunicationCollectivitySocial subjectCírculos de culturaDialogicidadeComunicaçãoColetividadeSujeito socialThe article aims to reflect on the potential of Culture Circles, considering them as a dialogical-communicative space-time for the formation of social subjects. For this study, the methodology of bibliographical research was undertaken, using texts produced by authoritative authors in discussions about Education, specifically in the approach of dialogicity and communication categories as constitutive of the dynamics of these Circles. The reflection starts from the origin of the Culture Circles and highlights the theoretical-methodological aspects of this educational experience that provides a path of awareness for the formation of social subjects based on the construction of collective knowledge.Este artigo tem como objetivo refletir as potencialidades dos círculos de cultura, considerando-os como um espaço-tempo dialógico-comunicativo para a formação dos sujeitos sociais. Para tal itinerário reflexivo, mobilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, recorrendo-se a textos produzidos por autores abalizados nas discussões acerca da Educação ou, mais especificamente, na abordagem das categorias dialogicidade e comunicação como constitutivas da dinâmica dos círculos. A reflexão parte da origem dos círculos de cultura e destaca os aspectos teórico- metodológicos desta experiência educativa que propiciam um caminho de conscientização para a formação dos sujeitos sociais, a partir da construção de saberes em coletividade.Este artigo tem como objetivo refletir as potencialidades dos círculos de cultura, considerando-os como um espaço-tempo dialógico-comunicativo para a formação dos sujeitos sociais. Para tal itinerário reflexivo, mobilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, recorrendo-se a textos produzidos por autores abalizados nas discussões acerca da Educação ou, mais especificamente, na abordagem das categorias dialogicidade e comunicação como constitutivas da dinâmica dos círculos. A reflexão parte da origem dos círculos de cultura e destaca os aspectos teórico- metodológicos desta experiência educativa que propiciam um caminho de conscientização para a formação dos sujeitos sociais, a partir da construção de saberes em coletividade.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê 100 Anos de Paulo Freireapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18733610.11606/issn.2316-9125.v26i2p165-178Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 165-178Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 165-178Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 165-1782316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187336/178693Copyright (c) 2021 Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, André Gustavo Ferreira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Allan Diêgo RodriguesSilva, André Gustavo Ferreira da2022-07-19T19:17:26Zoai:revistas.usp.br:article/187336Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:34.344219Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais Reflections around culture circles in the Freirean perspective: a space-time to communicate-form social subjects |
title |
Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais |
spellingShingle |
Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais Figueiredo, Allan Diêgo Rodrigues Círculos de cultura Dialogicidade Comunicação Coletividade Sujeito social Culture circles Dialogicity Communication Collectivity Social subject Círculos de cultura Dialogicidade Comunicação Coletividade Sujeito social |
title_short |
Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais |
title_full |
Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais |
title_fullStr |
Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais |
title_full_unstemmed |
Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais |
title_sort |
Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais |
author |
Figueiredo, Allan Diêgo Rodrigues |
author_facet |
Figueiredo, Allan Diêgo Rodrigues Silva, André Gustavo Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, André Gustavo Ferreira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Allan Diêgo Rodrigues Silva, André Gustavo Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Círculos de cultura Dialogicidade Comunicação Coletividade Sujeito social Culture circles Dialogicity Communication Collectivity Social subject Círculos de cultura Dialogicidade Comunicação Coletividade Sujeito social |
topic |
Círculos de cultura Dialogicidade Comunicação Coletividade Sujeito social Culture circles Dialogicity Communication Collectivity Social subject Círculos de cultura Dialogicidade Comunicação Coletividade Sujeito social |
description |
The article aims to reflect on the potential of Culture Circles, considering them as a dialogical-communicative space-time for the formation of social subjects. For this study, the methodology of bibliographical research was undertaken, using texts produced by authoritative authors in discussions about Education, specifically in the approach of dialogicity and communication categories as constitutive of the dynamics of these Circles. The reflection starts from the origin of the Culture Circles and highlights the theoretical-methodological aspects of this educational experience that provides a path of awareness for the formation of social subjects based on the construction of collective knowledge. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê 100 Anos de Paulo Freire |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187336 10.11606/issn.2316-9125.v26i2p165-178 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187336 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v26i2p165-178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187336/178693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, André Gustavo Ferreira da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, André Gustavo Ferreira da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 165-178 Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 165-178 Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 165-178 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092864090112 |