Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Thiago Cury
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sato, Michèle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851
Resumo: Este artigo apresenta e discute resultados obtidos em uma dinâmica educomunicativa com estudantes dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda, no quilombo Mata Cavalo (MT). A metodologia da investigação, de caráter qualitativo, está amparada pela fenomenologia onírica de Gaston Bachelard e pela cartografia do imaginário de Michèle Sato. Como recurso de obtenção de dados, utilizamos a observação e a entrevista em profundidade. Identificamos que o fenômeno da emergência climática atinge o quilombo e seus efeitos são mais graves em uma população em situação de vulnerabilidade. Concluímos que a educomunicação socioambiental, em argumentos audiovisuais, comunica a crise do clima que afeta a comunidade e coloca-se como manifestação de resistência dos estudantes quilombolas.
id USP-71_b8eaf1b89705e4dc00d4fdc543a99b19
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/181851
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: Socio-environmental educommunication in quilombo Mata Cavalo: narratives and resistances of a traditional Mato Grosso community: Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: Climate emergencySocio-environmental educommunicationAudiovisualQuilombo Mata CavaloPhenomenologyEmergência climáticaEducomunicação socioambientallinguagem audiovisualQuilombo Mata CavaloFenomenologiaEmergência climáticaEducomunicação socioambientalAudiovisualQuilombo Mata CavaloFenomenologiaEste artigo apresenta e discute resultados obtidos em uma dinâmica educomunicativa com estudantes dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda, no quilombo Mata Cavalo (MT). A metodologia da investigação, de caráter qualitativo, está amparada pela fenomenologia onírica de Gaston Bachelard e pela cartografia do imaginário de Michèle Sato. Como recurso de obtenção de dados, utilizamos a observação e a entrevista em profundidade. Identificamos que o fenômeno da emergência climática atinge o quilombo e seus efeitos são mais graves em uma população em situação de vulnerabilidade. Concluímos que a educomunicação socioambiental, em argumentos audiovisuais, comunica a crise do clima que afeta a comunidade e coloca-se como manifestação de resistência dos estudantes quilombolas.Este artigo apresenta e discute resultados obtidos em uma dinâmica educomunicativa com estudantes dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda, no quilombo Mata Cavalo (MT). A metodologia da investigação, de caráter qualitativo, está amparada pela fenomenologia onírica de Gaston Bachelard e pela cartografia do imaginário de Michèle Sato. Como recurso de obtenção de dados, utilizamos a observação e a entrevista em profundidade. Identificamos que o fenômeno da emergência climática atinge o quilombo e seus efeitos são mais graves em uma população em situação de vulnerabilidade. Concluímos que a educomunicação socioambiental, em argumentos audiovisuais, comunica a crise do clima que afeta a comunidade e coloca-se como manifestação de resistência dos estudantes quilombolas.This article presents and discusses results obtained in an educommunicative dynamic with elementary and high school students from the State School Professora Tereza Conceição de Arruda, located in the Quilombo Mata Cavalo (state of Mato Grosso). The qualitative research methodology is supported by Gaston Bachelard’s dream phenomenology and Michele Sato’s imaginary cartography. As a resource for obtaining data, we use observation and in-depth interview. We identified that the climate emergency phenomenon affects the quilombo and that its effects are more severe in a population in a situation of vulnerability. We conclude that socio-environmental educommunication, in audiovisual arguments, communicates the climate crisis that affects the community and poses itself as a resistance manifestation by quilombola students.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18185110.11606/issn.2316-9125.v27i1p61-72Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 61-72Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 61-72Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 61-722316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851/184043https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851/185395Copyright (c) 2022 Thiago Cury Luiz, Michèle Satohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuiz, Thiago CurySato, Michèle2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/181851Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:32.758226Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense:
Socio-environmental educommunication in quilombo Mata Cavalo: narratives and resistances of a traditional Mato Grosso community:
Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense:
title Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense:
spellingShingle Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense:
Luiz, Thiago Cury
Climate emergency
Socio-environmental educommunication
Audiovisual
Quilombo Mata Cavalo
Phenomenology
Emergência climática
Educomunicação socioambiental
linguagem audiovisual
Quilombo Mata Cavalo
Fenomenologia
Emergência climática
Educomunicação socioambiental
Audiovisual
Quilombo Mata Cavalo
Fenomenologia
title_short Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense:
title_full Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense:
title_fullStr Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense:
title_full_unstemmed Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense:
title_sort Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense:
author Luiz, Thiago Cury
author_facet Luiz, Thiago Cury
Sato, Michèle
author_role author
author2 Sato, Michèle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz, Thiago Cury
Sato, Michèle
dc.subject.por.fl_str_mv Climate emergency
Socio-environmental educommunication
Audiovisual
Quilombo Mata Cavalo
Phenomenology
Emergência climática
Educomunicação socioambiental
linguagem audiovisual
Quilombo Mata Cavalo
Fenomenologia
Emergência climática
Educomunicação socioambiental
Audiovisual
Quilombo Mata Cavalo
Fenomenologia
topic Climate emergency
Socio-environmental educommunication
Audiovisual
Quilombo Mata Cavalo
Phenomenology
Emergência climática
Educomunicação socioambiental
linguagem audiovisual
Quilombo Mata Cavalo
Fenomenologia
Emergência climática
Educomunicação socioambiental
Audiovisual
Quilombo Mata Cavalo
Fenomenologia
description Este artigo apresenta e discute resultados obtidos em uma dinâmica educomunicativa com estudantes dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda, no quilombo Mata Cavalo (MT). A metodologia da investigação, de caráter qualitativo, está amparada pela fenomenologia onírica de Gaston Bachelard e pela cartografia do imaginário de Michèle Sato. Como recurso de obtenção de dados, utilizamos a observação e a entrevista em profundidade. Identificamos que o fenômeno da emergência climática atinge o quilombo e seus efeitos são mais graves em uma população em situação de vulnerabilidade. Concluímos que a educomunicação socioambiental, em argumentos audiovisuais, comunica a crise do clima que afeta a comunidade e coloca-se como manifestação de resistência dos estudantes quilombolas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p61-72
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p61-72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851/184043
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851/185395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Thiago Cury Luiz, Michèle Sato
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Thiago Cury Luiz, Michèle Sato
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 61-72
Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 61-72
Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 61-72
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092734066688