Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851 |
Resumo: | Este artigo apresenta e discute resultados obtidos em uma dinâmica educomunicativa com estudantes dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda, no quilombo Mata Cavalo (MT). A metodologia da investigação, de caráter qualitativo, está amparada pela fenomenologia onírica de Gaston Bachelard e pela cartografia do imaginário de Michèle Sato. Como recurso de obtenção de dados, utilizamos a observação e a entrevista em profundidade. Identificamos que o fenômeno da emergência climática atinge o quilombo e seus efeitos são mais graves em uma população em situação de vulnerabilidade. Concluímos que a educomunicação socioambiental, em argumentos audiovisuais, comunica a crise do clima que afeta a comunidade e coloca-se como manifestação de resistência dos estudantes quilombolas. |
id |
USP-71_b8eaf1b89705e4dc00d4fdc543a99b19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/181851 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: Socio-environmental educommunication in quilombo Mata Cavalo: narratives and resistances of a traditional Mato Grosso community: Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: Climate emergencySocio-environmental educommunicationAudiovisualQuilombo Mata CavaloPhenomenologyEmergência climáticaEducomunicação socioambientallinguagem audiovisualQuilombo Mata CavaloFenomenologiaEmergência climáticaEducomunicação socioambientalAudiovisualQuilombo Mata CavaloFenomenologiaEste artigo apresenta e discute resultados obtidos em uma dinâmica educomunicativa com estudantes dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda, no quilombo Mata Cavalo (MT). A metodologia da investigação, de caráter qualitativo, está amparada pela fenomenologia onírica de Gaston Bachelard e pela cartografia do imaginário de Michèle Sato. Como recurso de obtenção de dados, utilizamos a observação e a entrevista em profundidade. Identificamos que o fenômeno da emergência climática atinge o quilombo e seus efeitos são mais graves em uma população em situação de vulnerabilidade. Concluímos que a educomunicação socioambiental, em argumentos audiovisuais, comunica a crise do clima que afeta a comunidade e coloca-se como manifestação de resistência dos estudantes quilombolas.Este artigo apresenta e discute resultados obtidos em uma dinâmica educomunicativa com estudantes dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda, no quilombo Mata Cavalo (MT). A metodologia da investigação, de caráter qualitativo, está amparada pela fenomenologia onírica de Gaston Bachelard e pela cartografia do imaginário de Michèle Sato. Como recurso de obtenção de dados, utilizamos a observação e a entrevista em profundidade. Identificamos que o fenômeno da emergência climática atinge o quilombo e seus efeitos são mais graves em uma população em situação de vulnerabilidade. Concluímos que a educomunicação socioambiental, em argumentos audiovisuais, comunica a crise do clima que afeta a comunidade e coloca-se como manifestação de resistência dos estudantes quilombolas.This article presents and discusses results obtained in an educommunicative dynamic with elementary and high school students from the State School Professora Tereza Conceição de Arruda, located in the Quilombo Mata Cavalo (state of Mato Grosso). The qualitative research methodology is supported by Gaston Bachelard’s dream phenomenology and Michele Sato’s imaginary cartography. As a resource for obtaining data, we use observation and in-depth interview. We identified that the climate emergency phenomenon affects the quilombo and that its effects are more severe in a population in a situation of vulnerability. We conclude that socio-environmental educommunication, in audiovisual arguments, communicates the climate crisis that affects the community and poses itself as a resistance manifestation by quilombola students.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18185110.11606/issn.2316-9125.v27i1p61-72Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 61-72Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 61-72Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 61-722316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851/184043https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851/185395Copyright (c) 2022 Thiago Cury Luiz, Michèle Satohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuiz, Thiago CurySato, Michèle2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/181851Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:32.758226Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: Socio-environmental educommunication in quilombo Mata Cavalo: narratives and resistances of a traditional Mato Grosso community: Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: |
title |
Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: |
spellingShingle |
Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: Luiz, Thiago Cury Climate emergency Socio-environmental educommunication Audiovisual Quilombo Mata Cavalo Phenomenology Emergência climática Educomunicação socioambiental linguagem audiovisual Quilombo Mata Cavalo Fenomenologia Emergência climática Educomunicação socioambiental Audiovisual Quilombo Mata Cavalo Fenomenologia |
title_short |
Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: |
title_full |
Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: |
title_fullStr |
Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: |
title_full_unstemmed |
Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: |
title_sort |
Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: |
author |
Luiz, Thiago Cury |
author_facet |
Luiz, Thiago Cury Sato, Michèle |
author_role |
author |
author2 |
Sato, Michèle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz, Thiago Cury Sato, Michèle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Climate emergency Socio-environmental educommunication Audiovisual Quilombo Mata Cavalo Phenomenology Emergência climática Educomunicação socioambiental linguagem audiovisual Quilombo Mata Cavalo Fenomenologia Emergência climática Educomunicação socioambiental Audiovisual Quilombo Mata Cavalo Fenomenologia |
topic |
Climate emergency Socio-environmental educommunication Audiovisual Quilombo Mata Cavalo Phenomenology Emergência climática Educomunicação socioambiental linguagem audiovisual Quilombo Mata Cavalo Fenomenologia Emergência climática Educomunicação socioambiental Audiovisual Quilombo Mata Cavalo Fenomenologia |
description |
Este artigo apresenta e discute resultados obtidos em uma dinâmica educomunicativa com estudantes dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda, no quilombo Mata Cavalo (MT). A metodologia da investigação, de caráter qualitativo, está amparada pela fenomenologia onírica de Gaston Bachelard e pela cartografia do imaginário de Michèle Sato. Como recurso de obtenção de dados, utilizamos a observação e a entrevista em profundidade. Identificamos que o fenômeno da emergência climática atinge o quilombo e seus efeitos são mais graves em uma população em situação de vulnerabilidade. Concluímos que a educomunicação socioambiental, em argumentos audiovisuais, comunica a crise do clima que afeta a comunidade e coloca-se como manifestação de resistência dos estudantes quilombolas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p61-72 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p61-72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851/184043 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851/185395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Thiago Cury Luiz, Michèle Sato https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Thiago Cury Luiz, Michèle Sato https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 61-72 Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 61-72 Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 61-72 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092734066688 |