Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36975 |
Resumo: | O autor discute a relação, no mundo globalizado, entre multiculturalismo e identidade. Afirma que a aparente contradição que expressam não é um problema grave. Trata-se de um fenômeno pelo qual a humanidade vem passando ao longo de sua história. Destaca, entretanto, que o acelerado desenvolvimento tecnológico e a concentração de riquezas têm traçado um quadro dramático no que diz respeito ao multiculturalismo e à identidade, à medida que têm levado grandes parcelas da população à exclusão socioeconômica e, portanto, limitado seu acesso aos bens culturais e ao conhecimento disponíveis na sociedade contemporânea. Os meios de comunicação e a escola podem, segundo a concepção do autor, desempenhar importante papel, diminuindo as distâncias entre incluídos e excluídos, bem como trabalhando no sentido da inclusão social. |
id |
USP-71_be4e22191687e0eb4ea7d37f201ecf3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36975 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Multiculturalism and identity: the role of the media and of the schoolMulticulturalismo e identidade: o papel dos meios de comunicação e da escolamulticulturalismoidentidadeexclusãomeios de comunicaçãoescoladiversidade culturalmulticulturalismidentityexclusionmediaschoolcultural diversityO autor discute a relação, no mundo globalizado, entre multiculturalismo e identidade. Afirma que a aparente contradição que expressam não é um problema grave. Trata-se de um fenômeno pelo qual a humanidade vem passando ao longo de sua história. Destaca, entretanto, que o acelerado desenvolvimento tecnológico e a concentração de riquezas têm traçado um quadro dramático no que diz respeito ao multiculturalismo e à identidade, à medida que têm levado grandes parcelas da população à exclusão socioeconômica e, portanto, limitado seu acesso aos bens culturais e ao conhecimento disponíveis na sociedade contemporânea. Os meios de comunicação e a escola podem, segundo a concepção do autor, desempenhar importante papel, diminuindo as distâncias entre incluídos e excluídos, bem como trabalhando no sentido da inclusão social. The author discusses the relation there is, in a globalized world, between multiculturalism and identity. According to the author, the apparent contradiction they represent is not a serious problem. This is a phenomenon humanity has been going through throughout history, Emphasis is given, however, to the fact that the accelerated technological developments and the concentration of richness has traced a dramatic picture regarding multiculturalism and identity since it has lead major portions of the population to socioeconomic exclusion and, therefore, it has limited their access to all of the cultural goods and to the knowledge that is available in contemporaneous society. The media and the school can, according to the author's conception, have an important role in reducing distances between the included and the excluded, as well working aiming at social inclusion.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3697510.11606/issn.2316-9125.v0i21p37-42Comunicação & Educação; n. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 37-42Comunicação & Educação; No. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 37-42Comunicação & Educação; Núm. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 37-422316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36975/39697Moraes, A. P. Quartim deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:00Zoai:revistas.usp.br:article/36975Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:41.593402Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school Multiculturalismo e identidade: o papel dos meios de comunicação e da escola |
title |
Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school |
spellingShingle |
Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school Moraes, A. P. Quartim de multiculturalismo identidade exclusão meios de comunicação escola diversidade cultural multiculturalism identity exclusion media school cultural diversity |
title_short |
Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school |
title_full |
Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school |
title_fullStr |
Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school |
title_full_unstemmed |
Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school |
title_sort |
Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school |
author |
Moraes, A. P. Quartim de |
author_facet |
Moraes, A. P. Quartim de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, A. P. Quartim de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
multiculturalismo identidade exclusão meios de comunicação escola diversidade cultural multiculturalism identity exclusion media school cultural diversity |
topic |
multiculturalismo identidade exclusão meios de comunicação escola diversidade cultural multiculturalism identity exclusion media school cultural diversity |
description |
O autor discute a relação, no mundo globalizado, entre multiculturalismo e identidade. Afirma que a aparente contradição que expressam não é um problema grave. Trata-se de um fenômeno pelo qual a humanidade vem passando ao longo de sua história. Destaca, entretanto, que o acelerado desenvolvimento tecnológico e a concentração de riquezas têm traçado um quadro dramático no que diz respeito ao multiculturalismo e à identidade, à medida que têm levado grandes parcelas da população à exclusão socioeconômica e, portanto, limitado seu acesso aos bens culturais e ao conhecimento disponíveis na sociedade contemporânea. Os meios de comunicação e a escola podem, segundo a concepção do autor, desempenhar importante papel, diminuindo as distâncias entre incluídos e excluídos, bem como trabalhando no sentido da inclusão social. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36975 10.11606/issn.2316-9125.v0i21p37-42 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36975 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i21p37-42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36975/39697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 37-42 Comunicação & Educação; No. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 37-42 Comunicação & Educação; Núm. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 37-42 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088968630272 |