Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, A. P. Quartim de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36975
Resumo: O autor discute a relação, no mundo globalizado, entre multiculturalismo e identidade. Afirma que a aparente contradição que expressam não é um problema grave. Trata-se de um fenômeno pelo qual a humanidade vem passando ao longo de sua história. Destaca, entretanto, que o acelerado desenvolvimento tecnológico e a concentração de riquezas têm traçado um quadro dramático no que diz respeito ao multiculturalismo e à identidade, à medida que têm levado grandes parcelas da população à exclusão socioeconômica e, portanto, limitado seu acesso aos bens culturais e ao conhecimento disponíveis na sociedade contemporânea. Os meios de comunicação e a escola podem, segundo a concepção do autor, desempenhar importante papel, diminuindo as distâncias entre incluídos e excluídos, bem como trabalhando no sentido da inclusão social.
id USP-71_be4e22191687e0eb4ea7d37f201ecf3d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36975
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Multiculturalism and identity: the role of the media and of the schoolMulticulturalismo e identidade: o papel dos meios de comunicação e da escolamulticulturalismoidentidadeexclusãomeios de comunicaçãoescoladiversidade culturalmulticulturalismidentityexclusionmediaschoolcultural diversityO autor discute a relação, no mundo globalizado, entre multiculturalismo e identidade. Afirma que a aparente contradição que expressam não é um problema grave. Trata-se de um fenômeno pelo qual a humanidade vem passando ao longo de sua história. Destaca, entretanto, que o acelerado desenvolvimento tecnológico e a concentração de riquezas têm traçado um quadro dramático no que diz respeito ao multiculturalismo e à identidade, à medida que têm levado grandes parcelas da população à exclusão socioeconômica e, portanto, limitado seu acesso aos bens culturais e ao conhecimento disponíveis na sociedade contemporânea. Os meios de comunicação e a escola podem, segundo a concepção do autor, desempenhar importante papel, diminuindo as distâncias entre incluídos e excluídos, bem como trabalhando no sentido da inclusão social. The author discusses the relation there is, in a globalized world, between multiculturalism and identity. According to the author, the apparent contradiction they represent is not a serious problem. This is a phenomenon humanity has been going through throughout history, Emphasis is given, however, to the fact that the accelerated technological developments and the concentration of richness has traced a dramatic picture regarding multiculturalism and identity since it has lead major portions of the population to socioeconomic exclusion and, therefore, it has limited their access to all of the cultural goods and to the knowledge that is available in contemporaneous society. The media and the school can, according to the author's conception, have an important role in reducing distances between the included and the excluded, as well working aiming at social inclusion.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3697510.11606/issn.2316-9125.v0i21p37-42Comunicação & Educação; n. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 37-42Comunicação & Educação; No. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 37-42Comunicação & Educação; Núm. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 37-422316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36975/39697Moraes, A. P. Quartim deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:00Zoai:revistas.usp.br:article/36975Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:41.593402Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school
Multiculturalismo e identidade: o papel dos meios de comunicação e da escola
title Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school
spellingShingle Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school
Moraes, A. P. Quartim de
multiculturalismo
identidade
exclusão
meios de comunicação
escola
diversidade cultural
multiculturalism
identity
exclusion
media
school
cultural diversity
title_short Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school
title_full Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school
title_fullStr Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school
title_full_unstemmed Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school
title_sort Multiculturalism and identity: the role of the media and of the school
author Moraes, A. P. Quartim de
author_facet Moraes, A. P. Quartim de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, A. P. Quartim de
dc.subject.por.fl_str_mv multiculturalismo
identidade
exclusão
meios de comunicação
escola
diversidade cultural
multiculturalism
identity
exclusion
media
school
cultural diversity
topic multiculturalismo
identidade
exclusão
meios de comunicação
escola
diversidade cultural
multiculturalism
identity
exclusion
media
school
cultural diversity
description O autor discute a relação, no mundo globalizado, entre multiculturalismo e identidade. Afirma que a aparente contradição que expressam não é um problema grave. Trata-se de um fenômeno pelo qual a humanidade vem passando ao longo de sua história. Destaca, entretanto, que o acelerado desenvolvimento tecnológico e a concentração de riquezas têm traçado um quadro dramático no que diz respeito ao multiculturalismo e à identidade, à medida que têm levado grandes parcelas da população à exclusão socioeconômica e, portanto, limitado seu acesso aos bens culturais e ao conhecimento disponíveis na sociedade contemporânea. Os meios de comunicação e a escola podem, segundo a concepção do autor, desempenhar importante papel, diminuindo as distâncias entre incluídos e excluídos, bem como trabalhando no sentido da inclusão social.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36975
10.11606/issn.2316-9125.v0i21p37-42
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36975
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i21p37-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36975/39697
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 37-42
Comunicação & Educação; No. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 37-42
Comunicação & Educação; Núm. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 37-42
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088968630272