Educomunicação: Histórias em quadrinhos no ensino de Artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Roberto Elísio dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, José Luiz dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/114304
Resumo: Este artigo resulta de pesquisa de mestrado aprovada na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), cujo objetivo foi investigar a utilização das histórias em quadrinhos (HQs) e de fanzines como forma de inovação para a docência da disciplina de Artes no ensino médio. De caráter qualitativo e de nível exploratório, o estudo se desenvolveu na interface dos campos da educação com a comunicação. Este trabalho, portanto, busca identificar referências estéticas comuns a determinadas produções de HQs com relação a períodos específicos das vanguardas modernas da arte. Dentre as conclusões, salientou-se o fato de que é necessário que os espaços escolares ofereçam uma experiência cognitiva que valorize mais as relações sociais, respeitando o direito do jovem à comunicação e à informação. Para que isso fosse possível, propõe-se a realização de oficina de fanzines de quadrinhos.
id USP-71_c69e6b89cdad407fe600423f5c93ebd0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/114304
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educomunicação: Histórias em quadrinhos no ensino de Arteshistórias em quadrinhosarteseducomunicaçãoensinofanzineHistórias em quadrinhosensino de ArtesEste artigo resulta de pesquisa de mestrado aprovada na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), cujo objetivo foi investigar a utilização das histórias em quadrinhos (HQs) e de fanzines como forma de inovação para a docência da disciplina de Artes no ensino médio. De caráter qualitativo e de nível exploratório, o estudo se desenvolveu na interface dos campos da educação com a comunicação. Este trabalho, portanto, busca identificar referências estéticas comuns a determinadas produções de HQs com relação a períodos específicos das vanguardas modernas da arte. Dentre as conclusões, salientou-se o fato de que é necessário que os espaços escolares ofereçam uma experiência cognitiva que valorize mais as relações sociais, respeitando o direito do jovem à comunicação e à informação. Para que isso fosse possível, propõe-se a realização de oficina de fanzines de quadrinhos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/11430410.11606/issn.2316-9125.v22i1p31-42Comunicação & Educação; v. 22 n. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 31-42Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 31-42Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 31-422316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/114304/129442Copyright (c) 2017 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Roberto Elísio dosSantos, José Luiz dos2017-08-03T18:15:08Zoai:revistas.usp.br:article/114304Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:22.647301Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educomunicação: Histórias em quadrinhos no ensino de Artes
title Educomunicação: Histórias em quadrinhos no ensino de Artes
spellingShingle Educomunicação: Histórias em quadrinhos no ensino de Artes
Santos, Roberto Elísio dos
histórias em quadrinhos
artes
educomunicação
ensino
fanzine
Histórias em quadrinhos
ensino de Artes
title_short Educomunicação: Histórias em quadrinhos no ensino de Artes
title_full Educomunicação: Histórias em quadrinhos no ensino de Artes
title_fullStr Educomunicação: Histórias em quadrinhos no ensino de Artes
title_full_unstemmed Educomunicação: Histórias em quadrinhos no ensino de Artes
title_sort Educomunicação: Histórias em quadrinhos no ensino de Artes
author Santos, Roberto Elísio dos
author_facet Santos, Roberto Elísio dos
Santos, José Luiz dos
author_role author
author2 Santos, José Luiz dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Roberto Elísio dos
Santos, José Luiz dos
dc.subject.por.fl_str_mv histórias em quadrinhos
artes
educomunicação
ensino
fanzine
Histórias em quadrinhos
ensino de Artes
topic histórias em quadrinhos
artes
educomunicação
ensino
fanzine
Histórias em quadrinhos
ensino de Artes
description Este artigo resulta de pesquisa de mestrado aprovada na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), cujo objetivo foi investigar a utilização das histórias em quadrinhos (HQs) e de fanzines como forma de inovação para a docência da disciplina de Artes no ensino médio. De caráter qualitativo e de nível exploratório, o estudo se desenvolveu na interface dos campos da educação com a comunicação. Este trabalho, portanto, busca identificar referências estéticas comuns a determinadas produções de HQs com relação a períodos específicos das vanguardas modernas da arte. Dentre as conclusões, salientou-se o fato de que é necessário que os espaços escolares ofereçam uma experiência cognitiva que valorize mais as relações sociais, respeitando o direito do jovem à comunicação e à informação. Para que isso fosse possível, propõe-se a realização de oficina de fanzines de quadrinhos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/114304
10.11606/issn.2316-9125.v22i1p31-42
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/114304
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v22i1p31-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/114304/129442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 22 n. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 31-42
Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 31-42
Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 31-42
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092120649728