Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vergueiro, Waldomiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pigozzi, Douglas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69247
Resumo: Discute a importância das histórias em quadrinhos como suporte nos procedimentos pedagógicos, em especial sua aplicação no ensino de temas próprios das Ciências Sociais, por meio de um estudo de caso utilizando a obra Watchmen, do roteirista britânico Alan Moore. Busca estudar a proficiência no entendimento das mensagens transmitidas pelos códigos escritos e visuais, quando apresentados em conjunto. Relaciona especificamente as características da aplicação da linguagem gráfica sequencial às técnicas de ensino.
id USP-71_f854b621bb96697910d10a44864a921e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/69247
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso WatchmenHistórias em quadrinhosEducaçãoCiências SociaisSociologiaTeoria do CaosDiscute a importância das histórias em quadrinhos como suporte nos procedimentos pedagógicos, em especial sua aplicação no ensino de temas próprios das Ciências Sociais, por meio de um estudo de caso utilizando a obra Watchmen, do roteirista britânico Alan Moore. Busca estudar a proficiência no entendimento das mensagens transmitidas pelos códigos escritos e visuais, quando apresentados em conjunto. Relaciona especificamente as características da aplicação da linguagem gráfica sequencial às técnicas de ensino.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/6924710.11606/issn.2316-9125.v18i1p35-42Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 35-42Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 35-42Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 35-422316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69247/71708Vergueiro, WaldomiroPigozzi, Douglasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:52:30Zoai:revistas.usp.br:article/69247Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:14.131360Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen
title Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen
spellingShingle Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen
Vergueiro, Waldomiro
Histórias em quadrinhos
Educação
Ciências Sociais
Sociologia
Teoria do Caos
title_short Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen
title_full Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen
title_fullStr Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen
title_sort Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen
author Vergueiro, Waldomiro
author_facet Vergueiro, Waldomiro
Pigozzi, Douglas
author_role author
author2 Pigozzi, Douglas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vergueiro, Waldomiro
Pigozzi, Douglas
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Educação
Ciências Sociais
Sociologia
Teoria do Caos
topic Histórias em quadrinhos
Educação
Ciências Sociais
Sociologia
Teoria do Caos
description Discute a importância das histórias em quadrinhos como suporte nos procedimentos pedagógicos, em especial sua aplicação no ensino de temas próprios das Ciências Sociais, por meio de um estudo de caso utilizando a obra Watchmen, do roteirista britânico Alan Moore. Busca estudar a proficiência no entendimento das mensagens transmitidas pelos códigos escritos e visuais, quando apresentados em conjunto. Relaciona especificamente as características da aplicação da linguagem gráfica sequencial às técnicas de ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69247
10.11606/issn.2316-9125.v18i1p35-42
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69247
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v18i1p35-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69247/71708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 35-42
Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 35-42
Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 35-42
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047091641450496