Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69247 |
Resumo: | Discute a importância das histórias em quadrinhos como suporte nos procedimentos pedagógicos, em especial sua aplicação no ensino de temas próprios das Ciências Sociais, por meio de um estudo de caso utilizando a obra Watchmen, do roteirista britânico Alan Moore. Busca estudar a proficiência no entendimento das mensagens transmitidas pelos códigos escritos e visuais, quando apresentados em conjunto. Relaciona especificamente as características da aplicação da linguagem gráfica sequencial às técnicas de ensino. |
id |
USP-71_f854b621bb96697910d10a44864a921e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/69247 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso WatchmenHistórias em quadrinhosEducaçãoCiências SociaisSociologiaTeoria do CaosDiscute a importância das histórias em quadrinhos como suporte nos procedimentos pedagógicos, em especial sua aplicação no ensino de temas próprios das Ciências Sociais, por meio de um estudo de caso utilizando a obra Watchmen, do roteirista britânico Alan Moore. Busca estudar a proficiência no entendimento das mensagens transmitidas pelos códigos escritos e visuais, quando apresentados em conjunto. Relaciona especificamente as características da aplicação da linguagem gráfica sequencial às técnicas de ensino.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/6924710.11606/issn.2316-9125.v18i1p35-42Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 35-42Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 35-42Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 35-422316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69247/71708Vergueiro, WaldomiroPigozzi, Douglasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:52:30Zoai:revistas.usp.br:article/69247Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:14.131360Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen |
title |
Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen |
spellingShingle |
Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen Vergueiro, Waldomiro Histórias em quadrinhos Educação Ciências Sociais Sociologia Teoria do Caos |
title_short |
Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen |
title_full |
Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen |
title_fullStr |
Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen |
title_full_unstemmed |
Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen |
title_sort |
Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen |
author |
Vergueiro, Waldomiro |
author_facet |
Vergueiro, Waldomiro Pigozzi, Douglas |
author_role |
author |
author2 |
Pigozzi, Douglas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vergueiro, Waldomiro Pigozzi, Douglas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos Educação Ciências Sociais Sociologia Teoria do Caos |
topic |
Histórias em quadrinhos Educação Ciências Sociais Sociologia Teoria do Caos |
description |
Discute a importância das histórias em quadrinhos como suporte nos procedimentos pedagógicos, em especial sua aplicação no ensino de temas próprios das Ciências Sociais, por meio de um estudo de caso utilizando a obra Watchmen, do roteirista britânico Alan Moore. Busca estudar a proficiência no entendimento das mensagens transmitidas pelos códigos escritos e visuais, quando apresentados em conjunto. Relaciona especificamente as características da aplicação da linguagem gráfica sequencial às técnicas de ensino. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69247 10.11606/issn.2316-9125.v18i1p35-42 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69247 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v18i1p35-42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69247/71708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 35-42 Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 35-42 Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 35-42 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047091641450496 |