Organizações comunicacionais e o binômio imitação-inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomini Filho, Gino
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139066
Resumo: O artigo objetiva analisar a prática da imitação-inovação no contexto organizacional, tendo como foco o campo da comunicação e, ainda, propor um modelo teórico para essa prática. Trata-se de um estudo exploratório que faz uso de referencial teórico nos eixos teóricos de inovação, imitação, organizações e comunicação social. Resultou na apresentação de um modelo de inovação – inovação intrínseca, inovação percebida e inovação conjugada – e de um modelo de imitação – imitação intrínseca, imitação percebida e imitação conjugada. 
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spelling Organizações comunicacionais e o binômio imitação-inovaçãoCommunication organizations and the imitation-innovation binomialOrganizaciones comunicacionales y el binomio imitación-innovaciónOrganizaciones Comunicacionales. Innovación. Imitación. Comunicación.Communication Organizations. Innovation. Imitation. Communication.Organizações comunicacionais. Inovação. Imitação. Comunicação.O artigo objetiva analisar a prática da imitação-inovação no contexto organizacional, tendo como foco o campo da comunicação e, ainda, propor um modelo teórico para essa prática. Trata-se de um estudo exploratório que faz uso de referencial teórico nos eixos teóricos de inovação, imitação, organizações e comunicação social. Resultou na apresentação de um modelo de inovação – inovação intrínseca, inovação percebida e inovação conjugada – e de um modelo de imitação – imitação intrínseca, imitação percebida e imitação conjugada. This text analyzes the imitation-innovation practice in the organizational context and focuses on the field of communication, also proposing a theoretical model for this practice. It concerns an exploratory study that uses theoretical references in the innovation, imitation, organization and communication fields. It presents as a result an innovation model – intrinsic innovation, perceived innovation, conjugated innovation – and an imitation model - intrinsic imitation, perceived imitation, conjugated imitation.El objetivo de este artículo es analizar la práctica de la imitación-innovación en el contexto organizacional, centrándose en el ámbito de la comunicación, así como proponer un modelo teórico para esta práctica. Se trata de un estudio exploratorio que utiliza referencias de los ejes teóricos de la innovación, la imitación, las organizaciones y la comunicación social. Como resultado se presenta un modelo de innovación (innovación intrínseca, innovación percibida e innovación conjugada) y un modelo de imitación (imitación intrínseca, imitación percibida e imitación conjugada).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13906610.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139066Organicom; v. 7 n. 13 (2010): Comunicação, marketing e produção cultural; 12-252238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139066/134415Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessGiacomini Filho, Gino2017-11-06T18:18:35Zoai:revistas.usp.br:article/139066Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:27.274442Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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