Nat Natura: escenografía y ethos en perspectiva ergológica en la comunicación organizacional
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185102 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de analisar a cenografia e o ethos mobilizados no Twitter pela brand persona Nat Natura sob as perspectivas da comunicação organizacional e da ergologia: linguagem e trabalho. Demonstramos que a empresa Natura & Co., para angariar apoio e publicidade gratuita no Twitter, incorpora ao discurso organizacional sentidos construídos a partir de uma dinâmica autopoiética para apagar e substituir seu ethos de corporação por um de pessoa física com o qual seus clientes possam se identificar. |
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Nat Natura: escenografía y ethos en perspectiva ergológica en la comunicación organizacionalNat Natura: scenography and ethos in an ergological perspective in the organizational communicationNat Natura: cenografia e ethos em perspectiva ergológica na comunicação organizacionalEthosEscenografíaErgologíaComunicación organizacionalActividad de trabajoEthosScenography ErgologyOrganizational communicationWork activityEthos CenografiaErgologiaComunicação organizacionalAtividade de trabalhoEste artigo tem o objetivo de analisar a cenografia e o ethos mobilizados no Twitter pela brand persona Nat Natura sob as perspectivas da comunicação organizacional e da ergologia: linguagem e trabalho. Demonstramos que a empresa Natura & Co., para angariar apoio e publicidade gratuita no Twitter, incorpora ao discurso organizacional sentidos construídos a partir de uma dinâmica autopoiética para apagar e substituir seu ethos de corporação por um de pessoa física com o qual seus clientes possam se identificar.This article aims to analyze the scenography and ethos mobilized on Twitter by the brand persona Nat Natura from the perspectives of organizational communication and ergology: language and work. The results indicate that, to garner support and free advertising on Twitter, the company Natura & Co. incorporates into the organizational discourse meanings constructed from an autopoietic dynamic, seeking to erase and replace its corporate ethos with an individual ethos to which its customers may identify themselves with.Este artículo tiene como objetivo analizar la escenografía y el ethos movilizado en Twitter por la marca persona Nat Natura desde las perspectivas de la comunicación organizacional y la ergología: lenguaje y trabajo. La empresa Natura & Co., para obtener apoyo y publicidad gratuita en Twitter, incorpora al discurso organizacional los significados construidos a partir de una dinámica autopoiética para borrar y reemplazar su ethos corporativo a uno individual con el que sus clientes pueden identificarse.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/18510210.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185102Organicom; v. 18 n. 36 (2021): Discurso organizacional: contextos, práticas e produção de sentidos; 40-512238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185102/175933Copyright (c) 2021 Ernani Cesar de Freitas, Fernando Simões Antunes Junior, Luis Henrique Boaventurahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Ernani Cesar deAntunes Junior, Fernando SimõesBoaventura, Luis Henrique2021-09-22T18:28:59Zoai:revistas.usp.br:article/185102Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:55.575420Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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