Nat Natura: escenografía y ethos en perspectiva ergológica en la comunicación organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ernani Cesar de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Antunes Junior, Fernando Simões, Boaventura, Luis Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185102
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar a cenografia e o ethos mobilizados no Twitter pela brand persona Nat Natura sob as perspectivas da comunicação organizacional e da ergologia: linguagem e trabalho. Demonstramos que a empresa Natura & Co., para angariar apoio e publicidade gratuita no Twitter, incorpora ao discurso organizacional sentidos construídos a partir de uma dinâmica autopoiética para apagar e substituir seu ethos de corporação por um de pessoa física com o qual seus clientes possam se identificar.
id USP-72_2299a499067371ae3b18c4a865052fcd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185102
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Nat Natura: escenografía y ethos en perspectiva ergológica en la comunicación organizacionalNat Natura: scenography and ethos in an ergological perspective in the organizational communicationNat Natura: cenografia e ethos em perspectiva ergológica na comunicação organizacionalEthosEscenografíaErgologíaComunicación organizacionalActividad de trabajoEthosScenography ErgologyOrganizational communicationWork activityEthos CenografiaErgologiaComunicação organizacionalAtividade de trabalhoEste artigo tem o objetivo de analisar a cenografia e o ethos mobilizados no Twitter pela brand persona Nat Natura sob as perspectivas da comunicação organizacional e da ergologia: linguagem e trabalho. Demonstramos que a empresa Natura & Co., para angariar apoio e publicidade gratuita no Twitter, incorpora ao discurso organizacional sentidos construídos a partir de uma dinâmica autopoiética para apagar e substituir seu ethos de corporação por um de pessoa física com o qual seus clientes possam se identificar.This article aims to analyze the scenography and ethos mobilized on Twitter by the brand persona Nat Natura from the perspectives of organizational communication and ergology: language and work. The results indicate that, to garner support and free advertising on Twitter, the company Natura & Co. incorporates into the organizational discourse meanings constructed from an autopoietic dynamic, seeking to erase and replace its corporate ethos with an individual ethos to which its customers may identify themselves with.Este artículo tiene como objetivo analizar la escenografía y el ethos movilizado en Twitter por la marca persona Nat Natura desde las perspectivas de la comunicación organizacional y la ergología: lenguaje y trabajo. La empresa Natura & Co., para obtener apoyo y publicidad gratuita en Twitter, incorpora al discurso organizacional los significados construidos a partir de una dinámica autopoiética para borrar y reemplazar su ethos corporativo a uno individual con el que sus clientes pueden identificarse.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/18510210.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185102Organicom; v. 18 n. 36 (2021): Discurso organizacional: contextos, práticas e produção de sentidos; 40-512238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185102/175933Copyright (c) 2021 Ernani Cesar de Freitas, Fernando Simões Antunes Junior, Luis Henrique Boaventurahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Ernani Cesar deAntunes Junior, Fernando SimõesBoaventura, Luis Henrique2021-09-22T18:28:59Zoai:revistas.usp.br:article/185102Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:55.575420Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nat Natura: escenografía y ethos en perspectiva ergológica en la comunicación organizacional
Nat Natura: scenography and ethos in an ergological perspective in the organizational communication
Nat Natura: cenografia e ethos em perspectiva ergológica na comunicação organizacional
title Nat Natura: escenografía y ethos en perspectiva ergológica en la comunicación organizacional
spellingShingle Nat Natura: escenografía y ethos en perspectiva ergológica en la comunicación organizacional
Freitas, Ernani Cesar de
Ethos
Escenografía
Ergología
Comunicación organizacional
Actividad de trabajo
Ethos
Scenography
Ergology
Organizational communication
Work activity
Ethos
Cenografia
Ergologia
Comunicação organizacional
Atividade de trabalho
title_short Nat Natura: escenografía y ethos en perspectiva ergológica en la comunicación organizacional
title_full Nat Natura: escenografía y ethos en perspectiva ergológica en la comunicación organizacional
title_fullStr Nat Natura: escenografía y ethos en perspectiva ergológica en la comunicación organizacional
title_full_unstemmed Nat Natura: escenografía y ethos en perspectiva ergológica en la comunicación organizacional
title_sort Nat Natura: escenografía y ethos en perspectiva ergológica en la comunicación organizacional
author Freitas, Ernani Cesar de
author_facet Freitas, Ernani Cesar de
Antunes Junior, Fernando Simões
Boaventura, Luis Henrique
author_role author
author2 Antunes Junior, Fernando Simões
Boaventura, Luis Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ernani Cesar de
Antunes Junior, Fernando Simões
Boaventura, Luis Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Ethos
Escenografía
Ergología
Comunicación organizacional
Actividad de trabajo
Ethos
Scenography
Ergology
Organizational communication
Work activity
Ethos
Cenografia
Ergologia
Comunicação organizacional
Atividade de trabalho
topic Ethos
Escenografía
Ergología
Comunicación organizacional
Actividad de trabajo
Ethos
Scenography
Ergology
Organizational communication
Work activity
Ethos
Cenografia
Ergologia
Comunicação organizacional
Atividade de trabalho
description Este artigo tem o objetivo de analisar a cenografia e o ethos mobilizados no Twitter pela brand persona Nat Natura sob as perspectivas da comunicação organizacional e da ergologia: linguagem e trabalho. Demonstramos que a empresa Natura & Co., para angariar apoio e publicidade gratuita no Twitter, incorpora ao discurso organizacional sentidos construídos a partir de uma dinâmica autopoiética para apagar e substituir seu ethos de corporação por um de pessoa física com o qual seus clientes possam se identificar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185102
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185102
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185102
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185102/175933
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 18 n. 36 (2021): Discurso organizacional: contextos, práticas e produção de sentidos; 40-51
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047111334756352