Retórica e poder: representações do discurso empresarial em textos multinodais nos media
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138990 |
Resumo: | El análisis multidisciplinar de algunos extractos de las revistas The Economist (de circulación internacional), y, en contraste, Visão y Sábado (en el espacio lusófono), se propone reflexionar, de forma sumaria, sobre la naturaleza y el impacto del discurso empresarial y de negocios en textos periodísticos. Resaltamos las estrategias lingüísticas, discursivas y estilísticas frecuentes; en especial, el uso del inglés como una lengua franca, la literalidad y la creatividad, implícitas en metáforas visuales, recurrentes en textos multimodales. Estos contribuyen a involucrar a los lectores/ciudadanos, en un crescendo emocional e inculcan una forma particular de captar temáticas desconocidas en dominios interdiscursivos. |
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Retórica e poder: representações do discurso empresarial em textos multinodais nos mediaRetórica e poder: representações do discurso empresarial em textos multinodais nos mediaRetórica e poder: representações do discurso empresarial em textos multinodais nos mediaTexto multimodal. Retórica. Recursos estilísticos.Discurso empresarial en los mass media.Multimodal text. Rhetoric. Stylistic de vices. Media business discourse.Texto multimodal. Retórica. Recursos estilísticos. Discurso empresarial nos media.El análisis multidisciplinar de algunos extractos de las revistas The Economist (de circulación internacional), y, en contraste, Visão y Sábado (en el espacio lusófono), se propone reflexionar, de forma sumaria, sobre la naturaleza y el impacto del discurso empresarial y de negocios en textos periodísticos. Resaltamos las estrategias lingüísticas, discursivas y estilísticas frecuentes; en especial, el uso del inglés como una lengua franca, la literalidad y la creatividad, implícitas en metáforas visuales, recurrentes en textos multimodales. Estos contribuyen a involucrar a los lectores/ciudadanos, en un crescendo emocional e inculcan una forma particular de captar temáticas desconocidas en dominios interdiscursivos.A análise multidisciplinar de alguns excertos das revistas The Economist (de circulação internacional), e em contraste, Visão e Sábado (no espaço lusófono), visa promover uma reflexão, embora sumária, sobre a natureza da representação e do impacto do discurso empresarial e de negócios, em textos jornalísticos. Evidenciamos o recurso a estratégias linguísticas, discursivas e estilísticas frequentes, nomeadamente ao inglês como língua franca, à literariedade e à criatividade, implícitas em metáforas visuais, recorrentes em textos multimodais. Estes contribuem para o envolvimento dos leitores / cidadãos, num crescendo emocional, na construção de sentidos nos e para além dos textos no contexto discursivo e social, determinando uma forma particular de percepcionar temáticas desconhecidas em domínios interdiscursivos. The multidisciplinary analysis of some excerpts from magazines like The Economist(of international circulation), and in contrast, Visão and Sábado (in the Lusitophone context), aims at promoting some reflection, albeit brief, about the kind of representation and impact of entrepreneurial and business discourse on media discursive practices. It evidences the resorting to frequent linguistic, discursive and stylistic strategies, notably to English as a lingua franca, literariness and creativity, implicit in visual metaphors, which are recurring in multimodal texts. They contribute to the readers’ / citizens’ involvement, in an emotional crescendo, with the construction of meaning and going beyond the texts in the discursive and social context, determining a particular way of perceiving unfamiliar topics in inter-discursive domains.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13899010.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138990Organicom; v. 5 n. 9 (2008): Discurso Institucional, Linguagem e Retórica; 144-1652238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138990/134338Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Alcina Maria Pereira de2017-11-01T10:49:19Zoai:revistas.usp.br:article/138990Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:23.087283Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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