Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocco Júnior, Ary José
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139106
Resumo: A escolha do Brasil para sediar os dois eventos mais importantes do cenário esportivo internacional colocou o país, de forma definitiva, no centro dos investimentos financeiros mundiais no universo dos negócios relacionados ao esporte. A progressiva inserção mundial do fenômeno esportivo na indústria do entretenimento e consumo transforma os produtos, os atores e as agremiações esportivas em verdadeiras plataformas para a divulgação e consolidação de marcas nos diferentes mercados de atuação das empresas. O propósito deste trabalho é analisar o papel das relações públicas na mediação da relação entre as marcas e o fenômeno esportivo, focalizando como exemplo concreto o case da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas). 
id USP-72_2b685be6302dd4a1209e89d1ff45d5d8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139106
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sportsAs relações públicas no meio-campo da gestão de marcas nos negócios relacionados ao esporteLas relaciones públicas en el medio campo de la gestión de marcas en los negocios relacionados con el deporteMarcas. Branding. Relaciones Públicas. Fenómeno desportivo. Ambev.Brands. Branding. Public Relations. Sports phenomenon. Ambev.Marcas. Branding. Relações Públicas. Fenômeno esportivo. Ambev.A escolha do Brasil para sediar os dois eventos mais importantes do cenário esportivo internacional colocou o país, de forma definitiva, no centro dos investimentos financeiros mundiais no universo dos negócios relacionados ao esporte. A progressiva inserção mundial do fenômeno esportivo na indústria do entretenimento e consumo transforma os produtos, os atores e as agremiações esportivas em verdadeiras plataformas para a divulgação e consolidação de marcas nos diferentes mercados de atuação das empresas. O propósito deste trabalho é analisar o papel das relações públicas na mediação da relação entre as marcas e o fenômeno esportivo, focalizando como exemplo concreto o case da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas). The choice of Brazil to host the two most important events of the international sports scene has put the country permanently into the center of the world’s financial investment in the world of sports-related businesses. The gradual penetration of the global sports phenomenon in the entertainment and consumer industry transforms products, actors and clubs on real platforms for the dissemination and consolidation of brands in the different markets in which the companies operate. The purpose of this study is to analyze, through the case of Ambev (American Beverage Company), the role of PR in mediating the relationship between brands and the sports phenomenon.La elección de Brasil como sede de los dos eventos más importantes del escenario deportivo internacional colocó al país, de forma definitiva, en el centro de las inversiones financieras mundiales en el universo de los negocios relacionados con el deporte. La progresiva inserción mundial del fenómeno deportivo en la industria del entretenimiento y consumo transforma a los actores, productos y gremios deportivos en verdaderas plataformas para la divulgación y consolidación de marcas en los diferentes mercados de actuación de las empresas. El propósito de este trabajo es analizar el papel de las relaciones públicas en la mediación de la relación entre las marcas y el fenómeno deportivo, centrándose, como ejemplo concreto, en el caso de Ambev (American Beverage Company).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13910610.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139106Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 67-802238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139106/134455Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRocco Júnior, Ary José2017-11-07T12:12:49Zoai:revistas.usp.br:article/139106Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:29.562156Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports
As relações públicas no meio-campo da gestão de marcas nos negócios relacionados ao esporte
Las relaciones públicas en el medio campo de la gestión de marcas en los negocios relacionados con el deporte
title Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports
spellingShingle Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports
Rocco Júnior, Ary José
Marcas. Branding. Relaciones Públicas. Fenómeno desportivo. Ambev.
Brands. Branding. Public Relations. Sports phenomenon. Ambev.
Marcas. Branding. Relações Públicas. Fenômeno esportivo. Ambev.
title_short Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports
title_full Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports
title_fullStr Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports
title_full_unstemmed Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports
title_sort Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports
author Rocco Júnior, Ary José
author_facet Rocco Júnior, Ary José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocco Júnior, Ary José
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas. Branding. Relaciones Públicas. Fenómeno desportivo. Ambev.
Brands. Branding. Public Relations. Sports phenomenon. Ambev.
Marcas. Branding. Relações Públicas. Fenômeno esportivo. Ambev.
topic Marcas. Branding. Relaciones Públicas. Fenómeno desportivo. Ambev.
Brands. Branding. Public Relations. Sports phenomenon. Ambev.
Marcas. Branding. Relações Públicas. Fenômeno esportivo. Ambev.
description A escolha do Brasil para sediar os dois eventos mais importantes do cenário esportivo internacional colocou o país, de forma definitiva, no centro dos investimentos financeiros mundiais no universo dos negócios relacionados ao esporte. A progressiva inserção mundial do fenômeno esportivo na indústria do entretenimento e consumo transforma os produtos, os atores e as agremiações esportivas em verdadeiras plataformas para a divulgação e consolidação de marcas nos diferentes mercados de atuação das empresas. O propósito deste trabalho é analisar o papel das relações públicas na mediação da relação entre as marcas e o fenômeno esportivo, focalizando como exemplo concreto o case da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas). 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139106
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139106
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139106
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139106/134455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 67-80
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109309956096