Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139106 |
Resumo: | A escolha do Brasil para sediar os dois eventos mais importantes do cenário esportivo internacional colocou o país, de forma definitiva, no centro dos investimentos financeiros mundiais no universo dos negócios relacionados ao esporte. A progressiva inserção mundial do fenômeno esportivo na indústria do entretenimento e consumo transforma os produtos, os atores e as agremiações esportivas em verdadeiras plataformas para a divulgação e consolidação de marcas nos diferentes mercados de atuação das empresas. O propósito deste trabalho é analisar o papel das relações públicas na mediação da relação entre as marcas e o fenômeno esportivo, focalizando como exemplo concreto o case da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas). |
id |
USP-72_2b685be6302dd4a1209e89d1ff45d5d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139106 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sportsAs relações públicas no meio-campo da gestão de marcas nos negócios relacionados ao esporteLas relaciones públicas en el medio campo de la gestión de marcas en los negocios relacionados con el deporteMarcas. Branding. Relaciones Públicas. Fenómeno desportivo. Ambev.Brands. Branding. Public Relations. Sports phenomenon. Ambev.Marcas. Branding. Relações Públicas. Fenômeno esportivo. Ambev.A escolha do Brasil para sediar os dois eventos mais importantes do cenário esportivo internacional colocou o país, de forma definitiva, no centro dos investimentos financeiros mundiais no universo dos negócios relacionados ao esporte. A progressiva inserção mundial do fenômeno esportivo na indústria do entretenimento e consumo transforma os produtos, os atores e as agremiações esportivas em verdadeiras plataformas para a divulgação e consolidação de marcas nos diferentes mercados de atuação das empresas. O propósito deste trabalho é analisar o papel das relações públicas na mediação da relação entre as marcas e o fenômeno esportivo, focalizando como exemplo concreto o case da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas). The choice of Brazil to host the two most important events of the international sports scene has put the country permanently into the center of the world’s financial investment in the world of sports-related businesses. The gradual penetration of the global sports phenomenon in the entertainment and consumer industry transforms products, actors and clubs on real platforms for the dissemination and consolidation of brands in the different markets in which the companies operate. The purpose of this study is to analyze, through the case of Ambev (American Beverage Company), the role of PR in mediating the relationship between brands and the sports phenomenon.La elección de Brasil como sede de los dos eventos más importantes del escenario deportivo internacional colocó al país, de forma definitiva, en el centro de las inversiones financieras mundiales en el universo de los negocios relacionados con el deporte. La progresiva inserción mundial del fenómeno deportivo en la industria del entretenimiento y consumo transforma a los actores, productos y gremios deportivos en verdaderas plataformas para la divulgación y consolidación de marcas en los diferentes mercados de actuación de las empresas. El propósito de este trabajo es analizar el papel de las relaciones públicas en la mediación de la relación entre las marcas y el fenómeno deportivo, centrándose, como ejemplo concreto, en el caso de Ambev (American Beverage Company).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13910610.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139106Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 67-802238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139106/134455Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRocco Júnior, Ary José2017-11-07T12:12:49Zoai:revistas.usp.br:article/139106Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:29.562156Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports As relações públicas no meio-campo da gestão de marcas nos negócios relacionados ao esporte Las relaciones públicas en el medio campo de la gestión de marcas en los negocios relacionados con el deporte |
title |
Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports |
spellingShingle |
Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports Rocco Júnior, Ary José Marcas. Branding. Relaciones Públicas. Fenómeno desportivo. Ambev. Brands. Branding. Public Relations. Sports phenomenon. Ambev. Marcas. Branding. Relações Públicas. Fenômeno esportivo. Ambev. |
title_short |
Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports |
title_full |
Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports |
title_fullStr |
Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports |
title_full_unstemmed |
Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports |
title_sort |
Public relations in the midfield of brand management for businesses related to sports |
author |
Rocco Júnior, Ary José |
author_facet |
Rocco Júnior, Ary José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocco Júnior, Ary José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marcas. Branding. Relaciones Públicas. Fenómeno desportivo. Ambev. Brands. Branding. Public Relations. Sports phenomenon. Ambev. Marcas. Branding. Relações Públicas. Fenômeno esportivo. Ambev. |
topic |
Marcas. Branding. Relaciones Públicas. Fenómeno desportivo. Ambev. Brands. Branding. Public Relations. Sports phenomenon. Ambev. Marcas. Branding. Relações Públicas. Fenômeno esportivo. Ambev. |
description |
A escolha do Brasil para sediar os dois eventos mais importantes do cenário esportivo internacional colocou o país, de forma definitiva, no centro dos investimentos financeiros mundiais no universo dos negócios relacionados ao esporte. A progressiva inserção mundial do fenômeno esportivo na indústria do entretenimento e consumo transforma os produtos, os atores e as agremiações esportivas em verdadeiras plataformas para a divulgação e consolidação de marcas nos diferentes mercados de atuação das empresas. O propósito deste trabalho é analisar o papel das relações públicas na mediação da relação entre as marcas e o fenômeno esportivo, focalizando como exemplo concreto o case da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139106 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139106 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139106 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139106/134455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 67-80 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109309956096 |