A criação de uma marca-lugar a partir dos enunciados políticos: as cidades como organizações discursivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185145 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre o discurso político e os aspectos simbólicos que integram a ideia de marca-lugar. A fundamentação teórica considera perspectivas de discurso, marca cidade e marca. Os resultados indicam que o discurso político é parte integrante da visão de cidade, estabelecendo-se como um elemento do contrato de comunicação entre os governantes e a população. |
id |
USP-72_2c2f34c9b0191a2bb70af3211f51e5c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/185145 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A criação de uma marca-lugar a partir dos enunciados políticos: as cidades como organizações discursivasLa creación de una marca lugar a partir de declaraciones políticas: las ciudades como organizaciones discursivasThe creation of a place branding from political statements: cities as discursive organizationsMarca-lugarDiscurso políticoCidadesMarca lugarDiscurso políticoCiudadesPlace brandingPolitical speechCitiesEste artigo tem como objetivo discutir a relação entre o discurso político e os aspectos simbólicos que integram a ideia de marca-lugar. A fundamentação teórica considera perspectivas de discurso, marca cidade e marca. Os resultados indicam que o discurso político é parte integrante da visão de cidade, estabelecendo-se como um elemento do contrato de comunicação entre os governantes e a população.This article aims to discuss the association between political discourse and the symbolic aspects that integrate the idea of place branding from the perspectives of discourse, city branding, and brand (Semprini, 2006). The results indicate that the political discourse is a key component of city vision, comprising an element of the government–population communication contract.Este artículo tiene como objetivo discutir la relación entre el discurso político y los aspectos simbólicos que integran la idea de marca lugar. El marco teórico utilizado considera la perspectiva discursiva, la marca ciudad y la marca. Los resultados indican que el discurso político es parte integral de una visión de ciudad, constituyéndose como un elemento del contrato de comunicación entre el gobierno y la población.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/18514510.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185145Organicom; v. 18 n. 36 (2021): Discurso organizacional: contextos, práticas e produção de sentidos; 162-1732238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185145/175944Copyright (c) 2021 Rodrigo Maurício Freire Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Rodrigo Maurício Freire2021-09-22T18:28:59Zoai:revistas.usp.br:article/185145Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:55.767602Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criação de uma marca-lugar a partir dos enunciados políticos: as cidades como organizações discursivas La creación de una marca lugar a partir de declaraciones políticas: las ciudades como organizaciones discursivas The creation of a place branding from political statements: cities as discursive organizations |
title |
A criação de uma marca-lugar a partir dos enunciados políticos: as cidades como organizações discursivas |
spellingShingle |
A criação de uma marca-lugar a partir dos enunciados políticos: as cidades como organizações discursivas Soares, Rodrigo Maurício Freire Marca-lugar Discurso político Cidades Marca lugar Discurso político Ciudades Place branding Political speech Cities |
title_short |
A criação de uma marca-lugar a partir dos enunciados políticos: as cidades como organizações discursivas |
title_full |
A criação de uma marca-lugar a partir dos enunciados políticos: as cidades como organizações discursivas |
title_fullStr |
A criação de uma marca-lugar a partir dos enunciados políticos: as cidades como organizações discursivas |
title_full_unstemmed |
A criação de uma marca-lugar a partir dos enunciados políticos: as cidades como organizações discursivas |
title_sort |
A criação de uma marca-lugar a partir dos enunciados políticos: as cidades como organizações discursivas |
author |
Soares, Rodrigo Maurício Freire |
author_facet |
Soares, Rodrigo Maurício Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Rodrigo Maurício Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca-lugar Discurso político Cidades Marca lugar Discurso político Ciudades Place branding Political speech Cities |
topic |
Marca-lugar Discurso político Cidades Marca lugar Discurso político Ciudades Place branding Political speech Cities |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre o discurso político e os aspectos simbólicos que integram a ideia de marca-lugar. A fundamentação teórica considera perspectivas de discurso, marca cidade e marca. Os resultados indicam que o discurso político é parte integrante da visão de cidade, estabelecendo-se como um elemento do contrato de comunicação entre os governantes e a população. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185145 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185145 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185145 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185145/175944 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rodrigo Maurício Freire Soares https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rodrigo Maurício Freire Soares https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 18 n. 36 (2021): Discurso organizacional: contextos, práticas e produção de sentidos; 162-173 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047111341047808 |