Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Neto, Manoel Marcondes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.139994
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139994
Resumo: Los artífices del arte y de la cultura, tradicionalmente, se han posicionado contra la adopción de la tecnología de Marketing. Ignorando lo que Manoel Maria de Vasconcellos tradujo como el “espíritu del Marketing” (“producir lo se que vende en vez de vender lo que se produce”), se quejan de la falta de educación, de la falta de público y de la falta de recursos del Estado para sus actividades. Paradójicamente, se prostran ante el competente Marketing realizado por la industria cultural, en la sala contigua. Hay que acabar con ese prejuicio y, por características especiales de su formación, los profesionales de Relaciones Públicas se constituyen en perfiles adecuados para esa tarea.
id USP-72_4809a0a75d7b98736082cadf78901354
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139994
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
spelling Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações PúblicasMarketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações PúblicasMarketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações PúblicasArt. Culture. Organizational Communication. Culture marketing. Sponsorship. Public Relations.Arte. Cultura. Comunicación Organizacional. Marketing cultural. Patrocinio. Relaciones Públicas.Arte • Cultura. Comunicação Organizacional. Marketing cultural. Patrocínio. Relações Públicas.Los artífices del arte y de la cultura, tradicionalmente, se han posicionado contra la adopción de la tecnología de Marketing. Ignorando lo que Manoel Maria de Vasconcellos tradujo como el “espíritu del Marketing” (“producir lo se que vende en vez de vender lo que se produce”), se quejan de la falta de educación, de la falta de público y de la falta de recursos del Estado para sus actividades. Paradójicamente, se prostran ante el competente Marketing realizado por la industria cultural, en la sala contigua. Hay que acabar con ese prejuicio y, por características especiales de su formación, los profesionales de Relaciones Públicas se constituyen en perfiles adecuados para esa tarea.Os artífices da arte e da cultura, tradicionalmente, têm sido avessos à adoção da tecnologia de Marketing. Ignorando o que Manoel Maria de Vasconcellos traduziu como o “espírito de Marketing”1 (“produzir o que vende ao invés de vender o que se produz”), queixam-se da falta de educação, da falta de público e da falta de recursos do Estado para suas atividades e, paradoxalmente, prostram-se diante do competente Marketing realizado pela indústria cultural, na sala ao lado. É preciso derrubar esse preconceito e, por características especiais de sua formação, os profissionais de Relações Públicas constituem-se em perfis talhados para essa tarefa.Brazilian art and culture agents have traditionally opposed the use of Marketing techniques. Ignoring what Manoel Maria de Vasconcellos defined as being the “the spirit of Marketing” concept (“to produce what is sold rather than to sell what is produced”), artists and their managers complain about the lack of education, the lack of audience and the lack of government funds for their activities, while on the other hand they appear astonished with the competent Marketing conducted by the culture industry next door. It is essential to overcome this prejudice and, due to their backgrounds, Public Relations professionals have profiles that are tailored for this task.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13999410.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.139994Organicom; v. 3 n. 5 (2006): Relações Públicas: campo acadêmico e profissional; 108-1192238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139994/135203Copyright (c) 2017 Manoel Marcondes Machado Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado Neto, Manoel Marcondes2017-10-26T11:43:15Zoai:revistas.usp.br:article/139994Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:44.543570Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
title Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
spellingShingle Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
Machado Neto, Manoel Marcondes
Art. Culture. Organizational Communication. Culture marketing. Sponsorship. Public Relations.
Arte. Cultura. Comunicación Organizacional. Marketing cultural. Patrocinio. Relaciones Públicas.
Arte • Cultura. Comunicação Organizacional. Marketing cultural. Patrocínio. Relações Públicas.
Machado Neto, Manoel Marcondes
Art. Culture. Organizational Communication. Culture marketing. Sponsorship. Public Relations.
Arte. Cultura. Comunicación Organizacional. Marketing cultural. Patrocinio. Relaciones Públicas.
Arte • Cultura. Comunicação Organizacional. Marketing cultural. Patrocínio. Relações Públicas.
title_short Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
title_full Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
title_fullStr Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
title_full_unstemmed Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
title_sort Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
author Machado Neto, Manoel Marcondes
author_facet Machado Neto, Manoel Marcondes
Machado Neto, Manoel Marcondes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Neto, Manoel Marcondes
dc.subject.por.fl_str_mv Art. Culture. Organizational Communication. Culture marketing. Sponsorship. Public Relations.
Arte. Cultura. Comunicación Organizacional. Marketing cultural. Patrocinio. Relaciones Públicas.
Arte • Cultura. Comunicação Organizacional. Marketing cultural. Patrocínio. Relações Públicas.
topic Art. Culture. Organizational Communication. Culture marketing. Sponsorship. Public Relations.
Arte. Cultura. Comunicación Organizacional. Marketing cultural. Patrocinio. Relaciones Públicas.
Arte • Cultura. Comunicação Organizacional. Marketing cultural. Patrocínio. Relações Públicas.
description Los artífices del arte y de la cultura, tradicionalmente, se han posicionado contra la adopción de la tecnología de Marketing. Ignorando lo que Manoel Maria de Vasconcellos tradujo como el “espíritu del Marketing” (“producir lo se que vende en vez de vender lo que se produce”), se quejan de la falta de educación, de la falta de público y de la falta de recursos del Estado para sus actividades. Paradójicamente, se prostran ante el competente Marketing realizado por la industria cultural, en la sala contigua. Hay que acabar con ese prejuicio y, por características especiales de su formación, los profesionales de Relaciones Públicas se constituyen en perfiles adecuados para esa tarea.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139994
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.139994
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139994
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.139994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139994/135203
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Manoel Marcondes Machado Neto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Manoel Marcondes Machado Neto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 3 n. 5 (2006): Relações Públicas: campo acadêmico e profissional; 108-119
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1822178802171641856
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.139994