Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.139994 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139994 |
Resumo: | Los artífices del arte y de la cultura, tradicionalmente, se han posicionado contra la adopción de la tecnología de Marketing. Ignorando lo que Manoel Maria de Vasconcellos tradujo como el “espíritu del Marketing” (“producir lo se que vende en vez de vender lo que se produce”), se quejan de la falta de educación, de la falta de público y de la falta de recursos del Estado para sus actividades. Paradójicamente, se prostran ante el competente Marketing realizado por la industria cultural, en la sala contigua. Hay que acabar con ese prejuicio y, por características especiales de su formación, los profesionales de Relaciones Públicas se constituyen en perfiles adecuados para esa tarea. |
id |
USP-72_4809a0a75d7b98736082cadf78901354 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139994 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
spelling |
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações PúblicasMarketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações PúblicasMarketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações PúblicasArt. Culture. Organizational Communication. Culture marketing. Sponsorship. Public Relations.Arte. Cultura. Comunicación Organizacional. Marketing cultural. Patrocinio. Relaciones Públicas.Arte • Cultura. Comunicação Organizacional. Marketing cultural. Patrocínio. Relações Públicas.Los artífices del arte y de la cultura, tradicionalmente, se han posicionado contra la adopción de la tecnología de Marketing. Ignorando lo que Manoel Maria de Vasconcellos tradujo como el “espíritu del Marketing” (“producir lo se que vende en vez de vender lo que se produce”), se quejan de la falta de educación, de la falta de público y de la falta de recursos del Estado para sus actividades. Paradójicamente, se prostran ante el competente Marketing realizado por la industria cultural, en la sala contigua. Hay que acabar con ese prejuicio y, por características especiales de su formación, los profesionales de Relaciones Públicas se constituyen en perfiles adecuados para esa tarea.Os artífices da arte e da cultura, tradicionalmente, têm sido avessos à adoção da tecnologia de Marketing. Ignorando o que Manoel Maria de Vasconcellos traduziu como o “espírito de Marketing”1 (“produzir o que vende ao invés de vender o que se produz”), queixam-se da falta de educação, da falta de público e da falta de recursos do Estado para suas atividades e, paradoxalmente, prostram-se diante do competente Marketing realizado pela indústria cultural, na sala ao lado. É preciso derrubar esse preconceito e, por características especiais de sua formação, os profissionais de Relações Públicas constituem-se em perfis talhados para essa tarefa.Brazilian art and culture agents have traditionally opposed the use of Marketing techniques. Ignoring what Manoel Maria de Vasconcellos defined as being the “the spirit of Marketing” concept (“to produce what is sold rather than to sell what is produced”), artists and their managers complain about the lack of education, the lack of audience and the lack of government funds for their activities, while on the other hand they appear astonished with the competent Marketing conducted by the culture industry next door. It is essential to overcome this prejudice and, due to their backgrounds, Public Relations professionals have profiles that are tailored for this task.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13999410.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.139994Organicom; v. 3 n. 5 (2006): Relações Públicas: campo acadêmico e profissional; 108-1192238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139994/135203Copyright (c) 2017 Manoel Marcondes Machado Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado Neto, Manoel Marcondes2017-10-26T11:43:15Zoai:revistas.usp.br:article/139994Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:44.543570Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas |
title |
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas |
spellingShingle |
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas Machado Neto, Manoel Marcondes Art. Culture. Organizational Communication. Culture marketing. Sponsorship. Public Relations. Arte. Cultura. Comunicación Organizacional. Marketing cultural. Patrocinio. Relaciones Públicas. Arte • Cultura. Comunicação Organizacional. Marketing cultural. Patrocínio. Relações Públicas. Machado Neto, Manoel Marcondes Art. Culture. Organizational Communication. Culture marketing. Sponsorship. Public Relations. Arte. Cultura. Comunicación Organizacional. Marketing cultural. Patrocinio. Relaciones Públicas. Arte • Cultura. Comunicação Organizacional. Marketing cultural. Patrocínio. Relações Públicas. |
title_short |
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas |
title_full |
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas |
title_fullStr |
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas |
title_full_unstemmed |
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas |
title_sort |
Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas |
author |
Machado Neto, Manoel Marcondes |
author_facet |
Machado Neto, Manoel Marcondes Machado Neto, Manoel Marcondes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado Neto, Manoel Marcondes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Art. Culture. Organizational Communication. Culture marketing. Sponsorship. Public Relations. Arte. Cultura. Comunicación Organizacional. Marketing cultural. Patrocinio. Relaciones Públicas. Arte • Cultura. Comunicação Organizacional. Marketing cultural. Patrocínio. Relações Públicas. |
topic |
Art. Culture. Organizational Communication. Culture marketing. Sponsorship. Public Relations. Arte. Cultura. Comunicación Organizacional. Marketing cultural. Patrocinio. Relaciones Públicas. Arte • Cultura. Comunicação Organizacional. Marketing cultural. Patrocínio. Relações Públicas. |
description |
Los artífices del arte y de la cultura, tradicionalmente, se han posicionado contra la adopción de la tecnología de Marketing. Ignorando lo que Manoel Maria de Vasconcellos tradujo como el “espíritu del Marketing” (“producir lo se que vende en vez de vender lo que se produce”), se quejan de la falta de educación, de la falta de público y de la falta de recursos del Estado para sus actividades. Paradójicamente, se prostran ante el competente Marketing realizado por la industria cultural, en la sala contigua. Hay que acabar con ese prejuicio y, por características especiales de su formación, los profesionales de Relaciones Públicas se constituyen en perfiles adecuados para esa tarea. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139994 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.139994 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139994 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.139994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139994/135203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Manoel Marcondes Machado Neto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Manoel Marcondes Machado Neto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 3 n. 5 (2006): Relações Públicas: campo acadêmico e profissional; 108-119 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1822178802171641856 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.139994 |