O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistas
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139266 |
Resumo: | Tendo como base a literatura existente na sociologia do jornalismo, procura-se com este artigo compreender o papel dosassessores de imprensa enquanto peças basilares no processo noticioso e, em particular, tentar perceber até que ponto elespodem guiar e condicionar o trabalho jornalístico. Evitando posições conspirativas e maniqueístas, demonstra-se no textouma tendência pragmática de indução noticiosa praticado por assessores de imprensa, relações-públicas, consultores decomunicação, porta-vozes e outras fontes que trabalham profissionalmente a informação. |
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O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistasThe pragmatism of the professional sources of information: a non-conspiring theoretical perspective of the relationship between press aides and journalistsEl pragmatismo de las fuentes profesionales de información: perspectiva teórica no conspirativa sobre la relación entre los asesores de prensa y periodistasGabinete de prensa. Relaciones públicas. Periodismo. Fuentes de información.Media relation. Public relations. Journalism. Sources of information.Assessoria de imprensa. Relações públicas. Jornalismo. Fontes de informação.Tendo como base a literatura existente na sociologia do jornalismo, procura-se com este artigo compreender o papel dosassessores de imprensa enquanto peças basilares no processo noticioso e, em particular, tentar perceber até que ponto elespodem guiar e condicionar o trabalho jornalístico. Evitando posições conspirativas e maniqueístas, demonstra-se no textouma tendência pragmática de indução noticiosa praticado por assessores de imprensa, relações-públicas, consultores decomunicação, porta-vozes e outras fontes que trabalham profissionalmente a informação.Based on the existing literature in journalism sociology, this article seeks to understand the role of press aides as basicpieces in news making and to particularly try to understand to what extent they can guide the journalistic work. Avoidingconspiring and Manichean positions, it is shown in the text that there is a pragmatic trend of news induction practiced bypress aides, public relations, representatives, communication advisors, spokespersons and other sources that work withinformation professionally.Sobre la base de la literatura existente en la sociología del periodismo, se procura con este artículo comprender el papel delos asesores de prensa como piezas basilares en el proceso de noticias y, en particular, tratar de entender hasta qué puntoellos pueden orientar y condicionar el trabajo periodístico. Evitando posiciones conspirativas y posiciones maniqueas, sedemuestra en el artículo una tendencia pragmática de inducción noticiosa de practicada por asesores ee prensa, relacionespúblicas, consultores de comunicación, portavoces y otras fuentes que trabajan profesionalmente a la información.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13926610.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139266Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 46-562238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139266/134607Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Vasco2017-11-09T13:52:36Zoai:revistas.usp.br:article/139266Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:38.242410Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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