O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vasco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139266
Resumo: Tendo como base a literatura existente na sociologia do jornalismo, procura-se com este artigo compreender o papel dosassessores de imprensa enquanto peças basilares no processo noticioso e, em particular, tentar perceber até que ponto elespodem guiar e condicionar o trabalho jornalístico. Evitando posições conspirativas e maniqueístas, demonstra-se no textouma tendência pragmática de indução noticiosa praticado por assessores de imprensa, relações-públicas, consultores decomunicação, porta-vozes e outras fontes que trabalham profissionalmente a informação.
id USP-72_33ec40eaf9eaa69f961e9eecb22b86df
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139266
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistasThe pragmatism of the professional sources of information: a non-conspiring theoretical perspective of the relationship between press aides and journalistsEl pragmatismo de las fuentes profesionales de información: perspectiva teórica no conspirativa sobre la relación entre los asesores de prensa y periodistasGabinete de prensa. Relaciones públicas. Periodismo. Fuentes de información.Media relation. Public relations. Journalism. Sources of information.Assessoria de imprensa. Relações públicas. Jornalismo. Fontes de informação.Tendo como base a literatura existente na sociologia do jornalismo, procura-se com este artigo compreender o papel dosassessores de imprensa enquanto peças basilares no processo noticioso e, em particular, tentar perceber até que ponto elespodem guiar e condicionar o trabalho jornalístico. Evitando posições conspirativas e maniqueístas, demonstra-se no textouma tendência pragmática de indução noticiosa praticado por assessores de imprensa, relações-públicas, consultores decomunicação, porta-vozes e outras fontes que trabalham profissionalmente a informação.Based on the existing literature in journalism sociology, this article seeks to understand the role of press aides as basicpieces in news making and to particularly try to understand to what extent they can guide the journalistic work. Avoidingconspiring and Manichean positions, it is shown in the text that there is a pragmatic trend of news induction practiced bypress aides, public relations, representatives, communication advisors, spokespersons and other sources that work withinformation professionally.Sobre la base de la literatura existente en la sociología del periodismo, se procura con este artículo comprender el papel delos asesores de prensa como piezas basilares en el proceso de noticias y, en particular, tratar de entender hasta qué puntoellos pueden orientar y condicionar el trabajo periodístico. Evitando posiciones conspirativas y posiciones maniqueas, sedemuestra en el artículo una tendencia pragmática de inducción noticiosa de practicada por asesores ee prensa, relacionespúblicas, consultores de comunicación, portavoces y otras fuentes que trabajan profesionalmente a la información.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13926610.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139266Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 46-562238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139266/134607Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Vasco2017-11-09T13:52:36Zoai:revistas.usp.br:article/139266Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:38.242410Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistas
The pragmatism of the professional sources of information: a non-conspiring theoretical perspective of the relationship between press aides and journalists
El pragmatismo de las fuentes profesionales de información: perspectiva teórica no conspirativa sobre la relación entre los asesores de prensa y periodistas
title O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistas
spellingShingle O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistas
Ribeiro, Vasco
Gabinete de prensa. Relaciones públicas. Periodismo. Fuentes de información.
Media relation. Public relations. Journalism. Sources of information.
Assessoria de imprensa. Relações públicas. Jornalismo. Fontes de informação.
title_short O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistas
title_full O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistas
title_fullStr O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistas
title_full_unstemmed O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistas
title_sort O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistas
author Ribeiro, Vasco
author_facet Ribeiro, Vasco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Vasco
dc.subject.por.fl_str_mv Gabinete de prensa. Relaciones públicas. Periodismo. Fuentes de información.
Media relation. Public relations. Journalism. Sources of information.
Assessoria de imprensa. Relações públicas. Jornalismo. Fontes de informação.
topic Gabinete de prensa. Relaciones públicas. Periodismo. Fuentes de información.
Media relation. Public relations. Journalism. Sources of information.
Assessoria de imprensa. Relações públicas. Jornalismo. Fontes de informação.
description Tendo como base a literatura existente na sociologia do jornalismo, procura-se com este artigo compreender o papel dosassessores de imprensa enquanto peças basilares no processo noticioso e, em particular, tentar perceber até que ponto elespodem guiar e condicionar o trabalho jornalístico. Evitando posições conspirativas e maniqueístas, demonstra-se no textouma tendência pragmática de indução noticiosa praticado por assessores de imprensa, relações-públicas, consultores decomunicação, porta-vozes e outras fontes que trabalham profissionalmente a informação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139266
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139266
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139266
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139266/134607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 46-56
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109839486976