Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139110 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de projeção da identidade corporativa do Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS). Aborda, sobretudo, a forma como essa organização procura conciliar a ambiguidade dos labels de clube e empresa, principalmente na projeção de sua identidade na campanha publicitária “Alma colorada”. O estudo conjuga os conceitos de visão, cultura nas organizações, identidade e imagem, com a abordagem da comunicação sob a ótica dos estudos culturais e da semiótica cultural. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que utiliza o método de estudo de caso. |
id |
USP-72_4a7a9bfda428714ec9d66925f1ed56e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139110 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataqueComunicación en el fútbol: de reserva en el banco a titular en el ataqueCommunication in soccer: from reserve on the bench to first-team forwardBranding. Identidad. Estudio sculturales. Fútbol.Branding. Identity. Cultural studies. Soccer.Branding. Identidade. Estudos culturais. Futebol.Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de projeção da identidade corporativa do Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS). Aborda, sobretudo, a forma como essa organização procura conciliar a ambiguidade dos labels de clube e empresa, principalmente na projeção de sua identidade na campanha publicitária “Alma colorada”. O estudo conjuga os conceitos de visão, cultura nas organizações, identidade e imagem, com a abordagem da comunicação sob a ótica dos estudos culturais e da semiótica cultural. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que utiliza o método de estudo de caso. This article shows the results of a survey conducted with the purpose of understanding the process of projection of the corporative identity of Sport Club Internacional, of Porto Alegre (RS). It mainly addresses the way that the organization seeks to reconcile the ambiguity of the club and enterprise labels, principally in the projection of its identity in the “Alma colorada” (Crimson soul) advertising campaign. The study combines the concepts of vision, culture in organizations, identity and image, by addressing communication under the optics of cultural studies and of cultural semiotics. Thus, it concerns a qualitative survey of a descriptive nature that uses the case study method.Este artículo presenta los resultados de una investigación realizada con el objetivo de comprender el proceso de proyección de la identidad corporativa del Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS). Aborda, sobre todo, la forma como esa organización busca conciliar la ambigüedad de las labels del club y empresa, principalmente en la proyección de su identidad en la campaña publicitaria “Alma colorada”. El estudio conjuga los conceptos de visión, cultura en las organizaciones, identidad e imagen, con el abordaje de la comunicación desde la óptica de los estudios culturales y de la semiótica cultural. Se trata, por lo tanto, de una investigación cualitativa de carácter descriptivo, que utiliza el método del estudio de caso.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13911010.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139110Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 124-1372238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139110/134459Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, DiegoAlbino, José Coelho de Andrade2017-11-07T12:28:23Zoai:revistas.usp.br:article/139110Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:29.804652Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque Comunicación en el fútbol: de reserva en el banco a titular en el ataque Communication in soccer: from reserve on the bench to first-team forward |
title |
Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque |
spellingShingle |
Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque Figueiredo, Diego Branding. Identidad. Estudio sculturales. Fútbol. Branding. Identity. Cultural studies. Soccer. Branding. Identidade. Estudos culturais. Futebol. |
title_short |
Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque |
title_full |
Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque |
title_fullStr |
Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque |
title_full_unstemmed |
Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque |
title_sort |
Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque |
author |
Figueiredo, Diego |
author_facet |
Figueiredo, Diego Albino, José Coelho de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Albino, José Coelho de Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Diego Albino, José Coelho de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Branding. Identidad. Estudio sculturales. Fútbol. Branding. Identity. Cultural studies. Soccer. Branding. Identidade. Estudos culturais. Futebol. |
topic |
Branding. Identidad. Estudio sculturales. Fútbol. Branding. Identity. Cultural studies. Soccer. Branding. Identidade. Estudos culturais. Futebol. |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de projeção da identidade corporativa do Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS). Aborda, sobretudo, a forma como essa organização procura conciliar a ambiguidade dos labels de clube e empresa, principalmente na projeção de sua identidade na campanha publicitária “Alma colorada”. O estudo conjuga os conceitos de visão, cultura nas organizações, identidade e imagem, com a abordagem da comunicação sob a ótica dos estudos culturais e da semiótica cultural. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que utiliza o método de estudo de caso. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139110 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139110 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139110 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139110/134459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 124-137 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109317296128 |