Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Diego
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Albino, José Coelho de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139110
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de projeção da identidade corporativa do Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS). Aborda, sobretudo, a forma como essa organização procura conciliar a ambiguidade dos labels de clube e empresa, principalmente na projeção de sua identidade na campanha publicitária “Alma colorada”. O estudo conjuga os conceitos de visão, cultura nas organizações, identidade e imagem, com a abordagem da comunicação sob a ótica dos estudos culturais e da semiótica cultural. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que utiliza o método de estudo de caso. 
id USP-72_4a7a9bfda428714ec9d66925f1ed56e9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139110
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataqueComunicación en el fútbol: de reserva en el banco a titular en el ataqueCommunication in soccer: from reserve on the bench to first-team forwardBranding. Identidad. Estudio sculturales. Fútbol.Branding. Identity. Cultural studies. Soccer.Branding. Identidade. Estudos culturais. Futebol.Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de projeção da identidade corporativa do Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS). Aborda, sobretudo, a forma como essa organização procura conciliar a ambiguidade dos labels de clube e empresa, principalmente na projeção de sua identidade na campanha publicitária “Alma colorada”. O estudo conjuga os conceitos de visão, cultura nas organizações, identidade e imagem, com a abordagem da comunicação sob a ótica dos estudos culturais e da semiótica cultural. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que utiliza o método de estudo de caso. This article shows the results of a survey conducted with the purpose of understanding the process of projection of the corporative identity of Sport Club Internacional, of Porto Alegre (RS). It mainly addresses the way that the organization seeks to reconcile the ambiguity of the club and enterprise labels, principally in the projection of its identity in the “Alma colorada” (Crimson soul) advertising campaign. The study combines the concepts of vision, culture in organizations, identity and image, by addressing communication under the optics of cultural studies and of cultural semiotics. Thus, it concerns a qualitative survey of a descriptive nature that uses the case study method.Este artículo presenta los resultados de una investigación realizada con el objetivo de comprender el proceso de proyección de la identidad corporativa del Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS). Aborda, sobre todo, la forma como esa organización busca conciliar la ambigüedad de las labels del club y empresa, principalmente en la proyección de su identidad en la campaña publicitaria “Alma colorada”. El estudio conjuga los conceptos de visión, cultura en las organizaciones, identidad e imagen, con el abordaje de la comunicación desde la óptica de los estudios culturales y de la semiótica cultural. Se trata, por lo tanto, de una investigación cualitativa de carácter descriptivo, que utiliza el método del estudio de caso.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13911010.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139110Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 124-1372238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139110/134459Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, DiegoAlbino, José Coelho de Andrade2017-11-07T12:28:23Zoai:revistas.usp.br:article/139110Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:29.804652Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque
Comunicación en el fútbol: de reserva en el banco a titular en el ataque
Communication in soccer: from reserve on the bench to first-team forward
title Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque
spellingShingle Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque
Figueiredo, Diego
Branding. Identidad. Estudio sculturales. Fútbol.
Branding. Identity. Cultural studies. Soccer.
Branding. Identidade. Estudos culturais. Futebol.
title_short Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque
title_full Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque
title_fullStr Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque
title_full_unstemmed Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque
title_sort Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque
author Figueiredo, Diego
author_facet Figueiredo, Diego
Albino, José Coelho de Andrade
author_role author
author2 Albino, José Coelho de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Diego
Albino, José Coelho de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Branding. Identidad. Estudio sculturales. Fútbol.
Branding. Identity. Cultural studies. Soccer.
Branding. Identidade. Estudos culturais. Futebol.
topic Branding. Identidad. Estudio sculturales. Fútbol.
Branding. Identity. Cultural studies. Soccer.
Branding. Identidade. Estudos culturais. Futebol.
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de projeção da identidade corporativa do Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS). Aborda, sobretudo, a forma como essa organização procura conciliar a ambiguidade dos labels de clube e empresa, principalmente na projeção de sua identidade na campanha publicitária “Alma colorada”. O estudo conjuga os conceitos de visão, cultura nas organizações, identidade e imagem, com a abordagem da comunicação sob a ótica dos estudos culturais e da semiótica cultural. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que utiliza o método de estudo de caso. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139110
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139110
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139110
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139110/134459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 124-137
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109317296128