O discurso da responsabilidade social e da sustentabilidade na comunicação organizacional da Vale
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139175 |
Resumo: | Este artigo analisa os efeitos de sentido de responsabilidade social e sustentabilidade nos releases institucionais da empresa Vale. Trabalhando com os preceitos teórico-metodológicos da análise de discurso de linha francesa, ele problematiza as memórias discursivas dos conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade. A partir da análise, entendemos que tais temáticas são incorporadas à cultura organizacional por serem um diferencial competitivo no mercado, mas, apesar do caráter informativo, os textos não apresentam as contradições e os tensionamentos envolvidos na temática. |
id |
USP-72_5edc8ffa1d81869d45c2d1e4bf9425de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139175 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso da responsabilidade social e da sustentabilidade na comunicação organizacional da ValeThe discourse on social responsibility and on sustainability in Vale’s organizational communicationEl discurso de la responsabilidad social y de la sustentabilidad en la comunicación organizacional de la ValeComunicação organizacional. Responsabilidade social. Sustentabilidade. Discurso. Vale.Comunicación organizacional. Responsabilidad social. Sustentabilidad. Discurso. Vale.Organizational communication. Social responsibility. Sustainability. Discourse. Vale.Este artigo analisa os efeitos de sentido de responsabilidade social e sustentabilidade nos releases institucionais da empresa Vale. Trabalhando com os preceitos teórico-metodológicos da análise de discurso de linha francesa, ele problematiza as memórias discursivas dos conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade. A partir da análise, entendemos que tais temáticas são incorporadas à cultura organizacional por serem um diferencial competitivo no mercado, mas, apesar do caráter informativo, os textos não apresentam as contradições e os tensionamentos envolvidos na temática. Este artículo analiza los efectos de sentido de responsabilidad social y sustentabilidad en los comunicados de prensa de la empresa Vale. Trabajando con los supuestos teórico-metodológicos del análisis del discurso de línea francesa, el texto problematiza las memorias discursivas de los conceptos de responsabilidad social y sustentabilidad. A partir del análisis, entendemos que esas temáticas son incorporadas a la cultura organizacional porque son un diferencial competitivo en el mercado, pero, a pesar del carácter informativo, los textos no presentan las tensiones involucradas en la temática.This article analyzes the effects of feelings of social responsibility and sustainability in the pres sreleases of the corporation. Based on the theoretical and methodological precepts of discourse analysis of the French school, we examine the discursive memories of social responsibility and sustainability concepts. We understand that these issues are incorporated with the organizational culture as they are a competitive differential in the market, but, despite being of an informative nature, the texts do not present the contradictions and the tensions involved in the thematic.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13917510.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139175Organicom; v. 10 n. 18 (2013): Comunicação e Sustentabilidade; 138-1502238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139175/134517Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessReginato, Gisele DottoDalla Pozza, Débora Flores2017-11-08T10:51:39Zoai:revistas.usp.br:article/139175Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:33.021818Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso da responsabilidade social e da sustentabilidade na comunicação organizacional da Vale The discourse on social responsibility and on sustainability in Vale’s organizational communication El discurso de la responsabilidad social y de la sustentabilidad en la comunicación organizacional de la Vale |
title |
O discurso da responsabilidade social e da sustentabilidade na comunicação organizacional da Vale |
spellingShingle |
O discurso da responsabilidade social e da sustentabilidade na comunicação organizacional da Vale Reginato, Gisele Dotto Comunicação organizacional. Responsabilidade social. Sustentabilidade. Discurso. Vale. Comunicación organizacional. Responsabilidad social. Sustentabilidad. Discurso. Vale. Organizational communication. Social responsibility. Sustainability. Discourse. Vale. |
title_short |
O discurso da responsabilidade social e da sustentabilidade na comunicação organizacional da Vale |
title_full |
O discurso da responsabilidade social e da sustentabilidade na comunicação organizacional da Vale |
title_fullStr |
O discurso da responsabilidade social e da sustentabilidade na comunicação organizacional da Vale |
title_full_unstemmed |
O discurso da responsabilidade social e da sustentabilidade na comunicação organizacional da Vale |
title_sort |
O discurso da responsabilidade social e da sustentabilidade na comunicação organizacional da Vale |
author |
Reginato, Gisele Dotto |
author_facet |
Reginato, Gisele Dotto Dalla Pozza, Débora Flores |
author_role |
author |
author2 |
Dalla Pozza, Débora Flores |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reginato, Gisele Dotto Dalla Pozza, Débora Flores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional. Responsabilidade social. Sustentabilidade. Discurso. Vale. Comunicación organizacional. Responsabilidad social. Sustentabilidad. Discurso. Vale. Organizational communication. Social responsibility. Sustainability. Discourse. Vale. |
topic |
Comunicação organizacional. Responsabilidade social. Sustentabilidade. Discurso. Vale. Comunicación organizacional. Responsabilidad social. Sustentabilidad. Discurso. Vale. Organizational communication. Social responsibility. Sustainability. Discourse. Vale. |
description |
Este artigo analisa os efeitos de sentido de responsabilidade social e sustentabilidade nos releases institucionais da empresa Vale. Trabalhando com os preceitos teórico-metodológicos da análise de discurso de linha francesa, ele problematiza as memórias discursivas dos conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade. A partir da análise, entendemos que tais temáticas são incorporadas à cultura organizacional por serem um diferencial competitivo no mercado, mas, apesar do caráter informativo, os textos não apresentam as contradições e os tensionamentos envolvidos na temática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139175 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139175 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139175 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139175/134517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 10 n. 18 (2013): Comunicação e Sustentabilidade; 138-150 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109407473664 |