Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Júnior, José Luiz
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Batista, Leandro Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139132
Resumo: Em questões de saúde pública, a participação dos cidadãos é essencial para garantir o sucesso da ação, pois existe a demanda por um esforço individual que assegure benefício ao grupo, podendo existir um equilíbrio entre ganho social e pessoal. Tendo como pano de fundo a teoria dos dilemas sociais, o texto discute resultados obtidos com a realização de experimento cujo objetivo esteve em avaliar efeitos imediatos associados ao conteúdo de peças selecionadas. Os temas abordados pelas campanhas apresentam uma característica em comum: são situações de grande interesse social que só podem ser resolvidas com forte atuação individual.
id USP-72_75a2121ff63e4ad449efe158f3910a31
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139132
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do públicoSocial dilemmas in public health campaigns: effects of the content on the perception of the publicDilemas sociales en campañas de salud pública: efectos del contenido en la percepción del públicoComunicación de riesgos. Dilema social. Campañas públicas. Salud pública. Análisis de contenido.Risks communication. Social dilemma. Public campaigns. Public health. Content analysis.Comunicação de riscos. Dilema social. Campanhas públicas. Saúde pública. Análise de conteúdo.Em questões de saúde pública, a participação dos cidadãos é essencial para garantir o sucesso da ação, pois existe a demanda por um esforço individual que assegure benefício ao grupo, podendo existir um equilíbrio entre ganho social e pessoal. Tendo como pano de fundo a teoria dos dilemas sociais, o texto discute resultados obtidos com a realização de experimento cujo objetivo esteve em avaliar efeitos imediatos associados ao conteúdo de peças selecionadas. Os temas abordados pelas campanhas apresentam uma característica em comum: são situações de grande interesse social que só podem ser resolvidas com forte atuação individual.In matters of public health the participation of the citizens is essential to ensure the success of the action, as there is a demand for an individual effort that can assure benefits for the group, where there can be a balance between social and personal gain. Using as a base the social dilemma theory, the text discusses the results obtained from an experiment having the objective of assessing the immediate effects associated with the content of selected pieces. The themes addressed by the campaigns have a common characteristic: all are situations of major social interest that can only be resolved with strong individual participation.En cuestiones de la salud pública, la participación de los ciudadanos es esencial para garantizar el éxito de la acción, ya que existe una demanda para un esfuerzo individual que garantice beneficios al grupo, pudiendo existir un equilibrio entre beneficio social y personal. Colocando como tema de fondo la teoría de los dilemas sociales, el texto discute los resultados conseguidos con la realización del experimento cuyo objetivo consistió en evaluar los efectos inmediatos asociados al contenido de las piezas seleccionadas. Los temas abordados por las campañas presentan una característica en común: son situaciones de gran interés social que solamente pueden ser decididas con una fuerte actuación individual.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13913210.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139132Organicom; v. 9 n. 16-17 (2012): Comunicação e Saúde; 109-1242238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139132/134484Copyright (c) 2017 Revista Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes Júnior, José LuizBatista, Leandro Leonardo2017-11-07T15:05:19Zoai:revistas.usp.br:article/139132Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:30.911098Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público
Social dilemmas in public health campaigns: effects of the content on the perception of the public
Dilemas sociales en campañas de salud pública: efectos del contenido en la percepción del público
title Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público
spellingShingle Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público
Gomes Júnior, José Luiz
Comunicación de riesgos. Dilema social. Campañas públicas. Salud pública. Análisis de contenido.
Risks communication. Social dilemma. Public campaigns. Public health. Content analysis.
Comunicação de riscos. Dilema social. Campanhas públicas. Saúde pública. Análise de conteúdo.
title_short Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público
title_full Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público
title_fullStr Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público
title_full_unstemmed Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público
title_sort Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público
author Gomes Júnior, José Luiz
author_facet Gomes Júnior, José Luiz
Batista, Leandro Leonardo
author_role author
author2 Batista, Leandro Leonardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Júnior, José Luiz
Batista, Leandro Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación de riesgos. Dilema social. Campañas públicas. Salud pública. Análisis de contenido.
Risks communication. Social dilemma. Public campaigns. Public health. Content analysis.
Comunicação de riscos. Dilema social. Campanhas públicas. Saúde pública. Análise de conteúdo.
topic Comunicación de riesgos. Dilema social. Campañas públicas. Salud pública. Análisis de contenido.
Risks communication. Social dilemma. Public campaigns. Public health. Content analysis.
Comunicação de riscos. Dilema social. Campanhas públicas. Saúde pública. Análise de conteúdo.
description Em questões de saúde pública, a participação dos cidadãos é essencial para garantir o sucesso da ação, pois existe a demanda por um esforço individual que assegure benefício ao grupo, podendo existir um equilíbrio entre ganho social e pessoal. Tendo como pano de fundo a teoria dos dilemas sociais, o texto discute resultados obtidos com a realização de experimento cujo objetivo esteve em avaliar efeitos imediatos associados ao conteúdo de peças selecionadas. Os temas abordados pelas campanhas apresentam uma característica em comum: são situações de grande interesse social que só podem ser resolvidas com forte atuação individual.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139132
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139132
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139132
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139132/134484
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 9 n. 16-17 (2012): Comunicação e Saúde; 109-124
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109347704832