Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139132 |
Resumo: | Em questões de saúde pública, a participação dos cidadãos é essencial para garantir o sucesso da ação, pois existe a demanda por um esforço individual que assegure benefício ao grupo, podendo existir um equilíbrio entre ganho social e pessoal. Tendo como pano de fundo a teoria dos dilemas sociais, o texto discute resultados obtidos com a realização de experimento cujo objetivo esteve em avaliar efeitos imediatos associados ao conteúdo de peças selecionadas. Os temas abordados pelas campanhas apresentam uma característica em comum: são situações de grande interesse social que só podem ser resolvidas com forte atuação individual. |
id |
USP-72_75a2121ff63e4ad449efe158f3910a31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139132 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do públicoSocial dilemmas in public health campaigns: effects of the content on the perception of the publicDilemas sociales en campañas de salud pública: efectos del contenido en la percepción del públicoComunicación de riesgos. Dilema social. Campañas públicas. Salud pública. Análisis de contenido.Risks communication. Social dilemma. Public campaigns. Public health. Content analysis.Comunicação de riscos. Dilema social. Campanhas públicas. Saúde pública. Análise de conteúdo.Em questões de saúde pública, a participação dos cidadãos é essencial para garantir o sucesso da ação, pois existe a demanda por um esforço individual que assegure benefício ao grupo, podendo existir um equilíbrio entre ganho social e pessoal. Tendo como pano de fundo a teoria dos dilemas sociais, o texto discute resultados obtidos com a realização de experimento cujo objetivo esteve em avaliar efeitos imediatos associados ao conteúdo de peças selecionadas. Os temas abordados pelas campanhas apresentam uma característica em comum: são situações de grande interesse social que só podem ser resolvidas com forte atuação individual.In matters of public health the participation of the citizens is essential to ensure the success of the action, as there is a demand for an individual effort that can assure benefits for the group, where there can be a balance between social and personal gain. Using as a base the social dilemma theory, the text discusses the results obtained from an experiment having the objective of assessing the immediate effects associated with the content of selected pieces. The themes addressed by the campaigns have a common characteristic: all are situations of major social interest that can only be resolved with strong individual participation.En cuestiones de la salud pública, la participación de los ciudadanos es esencial para garantizar el éxito de la acción, ya que existe una demanda para un esfuerzo individual que garantice beneficios al grupo, pudiendo existir un equilibrio entre beneficio social y personal. Colocando como tema de fondo la teoría de los dilemas sociales, el texto discute los resultados conseguidos con la realización del experimento cuyo objetivo consistió en evaluar los efectos inmediatos asociados al contenido de las piezas seleccionadas. Los temas abordados por las campañas presentan una característica en común: son situaciones de gran interés social que solamente pueden ser decididas con una fuerte actuación individual.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13913210.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139132Organicom; v. 9 n. 16-17 (2012): Comunicação e Saúde; 109-1242238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139132/134484Copyright (c) 2017 Revista Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes Júnior, José LuizBatista, Leandro Leonardo2017-11-07T15:05:19Zoai:revistas.usp.br:article/139132Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:30.911098Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público Social dilemmas in public health campaigns: effects of the content on the perception of the public Dilemas sociales en campañas de salud pública: efectos del contenido en la percepción del público |
title |
Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público |
spellingShingle |
Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público Gomes Júnior, José Luiz Comunicación de riesgos. Dilema social. Campañas públicas. Salud pública. Análisis de contenido. Risks communication. Social dilemma. Public campaigns. Public health. Content analysis. Comunicação de riscos. Dilema social. Campanhas públicas. Saúde pública. Análise de conteúdo. |
title_short |
Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público |
title_full |
Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público |
title_fullStr |
Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público |
title_full_unstemmed |
Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público |
title_sort |
Dilemas sociais em campanhas de saúde pública: efeitos do conteúdo na percepção do público |
author |
Gomes Júnior, José Luiz |
author_facet |
Gomes Júnior, José Luiz Batista, Leandro Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Leandro Leonardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Júnior, José Luiz Batista, Leandro Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación de riesgos. Dilema social. Campañas públicas. Salud pública. Análisis de contenido. Risks communication. Social dilemma. Public campaigns. Public health. Content analysis. Comunicação de riscos. Dilema social. Campanhas públicas. Saúde pública. Análise de conteúdo. |
topic |
Comunicación de riesgos. Dilema social. Campañas públicas. Salud pública. Análisis de contenido. Risks communication. Social dilemma. Public campaigns. Public health. Content analysis. Comunicação de riscos. Dilema social. Campanhas públicas. Saúde pública. Análise de conteúdo. |
description |
Em questões de saúde pública, a participação dos cidadãos é essencial para garantir o sucesso da ação, pois existe a demanda por um esforço individual que assegure benefício ao grupo, podendo existir um equilíbrio entre ganho social e pessoal. Tendo como pano de fundo a teoria dos dilemas sociais, o texto discute resultados obtidos com a realização de experimento cujo objetivo esteve em avaliar efeitos imediatos associados ao conteúdo de peças selecionadas. Os temas abordados pelas campanhas apresentam uma característica em comum: são situações de grande interesse social que só podem ser resolvidas com forte atuação individual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139132 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139132 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139132 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139132/134484 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 9 n. 16-17 (2012): Comunicação e Saúde; 109-124 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109347704832 |