Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185116 |
Resumo: | O artigo problematiza, a partir da convergência entre mídias, a intimidade no âmbito do fenômeno discursivo da reputação corporativa. Utiliza-se a análise dialógica bakhtiniana como método. O objeto empírico é uma notícia sobre um post no Facebook e o próprio post, no qual uma organização é acusada de promover traição conjugal. Notou-se que os laços íntimos são combatidos e obliterados. Mas a privacidade, nestes diálogos, traz outra perspectiva sobre laços afetivos para se pensar a ética dos interesses públicos e privados nas redes. |
id |
USP-72_7a05dbc70bff9c9c2ee0d55c3b4acbd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/185116 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenonReputación 4.0: intimidad y privacidad en el fenómeno discursivo de la reputación de las organizacionesReputação 4.0: intimidade e privacidade no fenômeno discursivo da reputação corporativaReputation 4.0Discursive phenomenonIntimacyPrivacyBakhtinReputación 4.0Fenómeno discursivoIntimidadPrivacidadBajtínReputação 4.0Fenômeno discursivoIntimidadePrivacidadeBakhtinO artigo problematiza, a partir da convergência entre mídias, a intimidade no âmbito do fenômeno discursivo da reputação corporativa. Utiliza-se a análise dialógica bakhtiniana como método. O objeto empírico é uma notícia sobre um post no Facebook e o próprio post, no qual uma organização é acusada de promover traição conjugal. Notou-se que os laços íntimos são combatidos e obliterados. Mas a privacidade, nestes diálogos, traz outra perspectiva sobre laços afetivos para se pensar a ética dos interesses públicos e privados nas redes.Este trabajo se propone discutir la intimidad como parte del fenómeno discursivo reputacional de las organizaciones a partirde la convergencia de medios. El método empleado es el análisis dialógico bajtiniano. El objeto empírico es una noticia acercade una publicación en Facebook y la propia publicación, en la cual se acusa a una organización de ser la responsable en partede una traición conyugal. Se detectó que lazos íntimos son rechazados y obliterados. No obstante, la privacidad, en dichosdiálogos, aporta otra perspectiva sobre los lazos afectivos para pensar en la ética de los intereses públicos y privados en lasredes.Based on media convergence, this paper aims to address intimacy as part of the organization reputation discursive phenomenon.To this end, a media post accusing an organization of promoting extramarital affair and a news about this media post werestudied in the light of the dialogical analysis proposed by Bakhtin. The results indicate that intimacy bonds are rejected andobliterated. However, in these dialogues, privacy provides a different perspective on affective bonds to think the ethics ofpublic and private interests in the networks.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/18511610.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185116Organicom; v. 18 n. 36 (2021): Discurso organizacional: contextos, práticas e produção de sentidos; 174-1852238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185116/175945Copyright (c) 2021 Luiz Peres-Neto, Sheila Mihailenko Chaves Magrihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeres-Neto, LuizMagri, Sheila Mihailenko Chaves2021-09-22T18:28:59Zoai:revistas.usp.br:article/185116Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:55.709808Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon Reputación 4.0: intimidad y privacidad en el fenómeno discursivo de la reputación de las organizaciones Reputação 4.0: intimidade e privacidade no fenômeno discursivo da reputação corporativa |
title |
Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon |
spellingShingle |
Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon Peres-Neto, Luiz Reputation 4.0 Discursive phenomenon Intimacy Privacy Bakhtin Reputación 4.0 Fenómeno discursivo Intimidad Privacidad Bajtín Reputação 4.0 Fenômeno discursivo Intimidade Privacidade Bakhtin |
title_short |
Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon |
title_full |
Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon |
title_fullStr |
Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon |
title_full_unstemmed |
Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon |
title_sort |
Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon |
author |
Peres-Neto, Luiz |
author_facet |
Peres-Neto, Luiz Magri, Sheila Mihailenko Chaves |
author_role |
author |
author2 |
Magri, Sheila Mihailenko Chaves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres-Neto, Luiz Magri, Sheila Mihailenko Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reputation 4.0 Discursive phenomenon Intimacy Privacy Bakhtin Reputación 4.0 Fenómeno discursivo Intimidad Privacidad Bajtín Reputação 4.0 Fenômeno discursivo Intimidade Privacidade Bakhtin |
topic |
Reputation 4.0 Discursive phenomenon Intimacy Privacy Bakhtin Reputación 4.0 Fenómeno discursivo Intimidad Privacidad Bajtín Reputação 4.0 Fenômeno discursivo Intimidade Privacidade Bakhtin |
description |
O artigo problematiza, a partir da convergência entre mídias, a intimidade no âmbito do fenômeno discursivo da reputação corporativa. Utiliza-se a análise dialógica bakhtiniana como método. O objeto empírico é uma notícia sobre um post no Facebook e o próprio post, no qual uma organização é acusada de promover traição conjugal. Notou-se que os laços íntimos são combatidos e obliterados. Mas a privacidade, nestes diálogos, traz outra perspectiva sobre laços afetivos para se pensar a ética dos interesses públicos e privados nas redes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185116 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185116 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185116 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185116/175945 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiz Peres-Neto, Sheila Mihailenko Chaves Magri https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiz Peres-Neto, Sheila Mihailenko Chaves Magri https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 18 n. 36 (2021): Discurso organizacional: contextos, práticas e produção de sentidos; 174-185 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047111338950656 |