Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres-Neto, Luiz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Magri, Sheila Mihailenko Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185116
Resumo: O artigo problematiza, a partir da convergência entre mídias, a intimidade no âmbito do fenômeno discursivo da reputação corporativa. Utiliza-se a análise dialógica bakhtiniana como método. O objeto empírico é uma notícia sobre um post no Facebook e o próprio post, no qual uma organização é acusada de promover traição conjugal. Notou-se que os laços íntimos são combatidos e obliterados. Mas a privacidade, nestes diálogos, traz outra perspectiva sobre laços afetivos para se pensar a ética dos interesses públicos e privados nas redes.
id USP-72_7a05dbc70bff9c9c2ee0d55c3b4acbd3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185116
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenonReputación 4.0: intimidad y privacidad en el fenómeno discursivo de la reputación de las organizacionesReputação 4.0: intimidade e privacidade no fenômeno discursivo da reputação corporativaReputation 4.0Discursive phenomenonIntimacyPrivacyBakhtinReputación 4.0Fenómeno discursivoIntimidadPrivacidadBajtínReputação 4.0Fenômeno discursivoIntimidadePrivacidadeBakhtinO artigo problematiza, a partir da convergência entre mídias, a intimidade no âmbito do fenômeno discursivo da reputação corporativa. Utiliza-se a análise dialógica bakhtiniana como método. O objeto empírico é uma notícia sobre um post no Facebook e o próprio post, no qual uma organização é acusada de promover traição conjugal. Notou-se que os laços íntimos são combatidos e obliterados. Mas a privacidade, nestes diálogos, traz outra perspectiva sobre laços afetivos para se pensar a ética dos interesses públicos e privados nas redes.Este trabajo se propone discutir la intimidad como parte del fenómeno discursivo reputacional de las organizaciones a partirde la convergencia de medios. El método empleado es el análisis dialógico bajtiniano. El objeto empírico es una noticia acercade una publicación en Facebook y la propia publicación, en la cual se acusa a una organización de ser la responsable en partede una traición conyugal. Se detectó que lazos íntimos son rechazados y obliterados. No obstante, la privacidad, en dichosdiálogos, aporta otra perspectiva sobre los lazos afectivos para pensar en la ética de los intereses públicos y privados en lasredes.Based on media convergence, this paper aims to address intimacy as part of the organization reputation discursive phenomenon.To this end, a media post accusing an organization of promoting extramarital affair and a news about this media post werestudied in the light of the dialogical analysis proposed by Bakhtin. The results indicate that intimacy bonds are rejected andobliterated. However, in these dialogues, privacy provides a different perspective on affective bonds to think the ethics ofpublic and private interests in the networks.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/18511610.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185116Organicom; v. 18 n. 36 (2021): Discurso organizacional: contextos, práticas e produção de sentidos; 174-1852238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185116/175945Copyright (c) 2021 Luiz Peres-Neto, Sheila Mihailenko Chaves Magrihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeres-Neto, LuizMagri, Sheila Mihailenko Chaves2021-09-22T18:28:59Zoai:revistas.usp.br:article/185116Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:55.709808Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon
Reputación 4.0: intimidad y privacidad en el fenómeno discursivo de la reputación de las organizaciones
Reputação 4.0: intimidade e privacidade no fenômeno discursivo da reputação corporativa
title Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon
spellingShingle Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon
Peres-Neto, Luiz
Reputation 4.0
Discursive phenomenon
Intimacy
Privacy
Bakhtin
Reputación 4.0
Fenómeno discursivo
Intimidad
Privacidad
Bajtín
Reputação 4.0
Fenômeno discursivo
Intimidade
Privacidade
Bakhtin
title_short Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon
title_full Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon
title_fullStr Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon
title_full_unstemmed Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon
title_sort Reputation 4.0: intimacy and privacy in the corporate company discursive phenomenon
author Peres-Neto, Luiz
author_facet Peres-Neto, Luiz
Magri, Sheila Mihailenko Chaves
author_role author
author2 Magri, Sheila Mihailenko Chaves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres-Neto, Luiz
Magri, Sheila Mihailenko Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Reputation 4.0
Discursive phenomenon
Intimacy
Privacy
Bakhtin
Reputación 4.0
Fenómeno discursivo
Intimidad
Privacidad
Bajtín
Reputação 4.0
Fenômeno discursivo
Intimidade
Privacidade
Bakhtin
topic Reputation 4.0
Discursive phenomenon
Intimacy
Privacy
Bakhtin
Reputación 4.0
Fenómeno discursivo
Intimidad
Privacidad
Bajtín
Reputação 4.0
Fenômeno discursivo
Intimidade
Privacidade
Bakhtin
description O artigo problematiza, a partir da convergência entre mídias, a intimidade no âmbito do fenômeno discursivo da reputação corporativa. Utiliza-se a análise dialógica bakhtiniana como método. O objeto empírico é uma notícia sobre um post no Facebook e o próprio post, no qual uma organização é acusada de promover traição conjugal. Notou-se que os laços íntimos são combatidos e obliterados. Mas a privacidade, nestes diálogos, traz outra perspectiva sobre laços afetivos para se pensar a ética dos interesses públicos e privados nas redes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185116
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185116
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185116
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185116/175945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Luiz Peres-Neto, Sheila Mihailenko Chaves Magri
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Luiz Peres-Neto, Sheila Mihailenko Chaves Magri
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 18 n. 36 (2021): Discurso organizacional: contextos, práticas e produção de sentidos; 174-185
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047111338950656