Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Joana Guilares de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170921
Resumo: O ambiente de ensino universitário é dinâmico e complexo. Porém, as abordagens didáticas continuam sendo prevalentemente conservadoras, tradicionais e focadas na transmissão de conteúdo disciplinar. Apesar da necessidade de inovação didático-pedagógica, por que, na prática, ainda parece ser tão difícil inovar em nossas práticas de ensino? Este artigo tem o objetivo de explorar uma visão humanista para abordar o problema, focada na promoção da saúde pedagógica na universidade como forma de potencializar esforços individuais e institucionais para uma educação inovadora.
id USP-72_8b44508ce76747db20944fb2b283781a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170921
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health¿Por qué es tan difícil innovar en las prácticas de enseñanza? Un modelo de formación universitaria enfocado en la salud pedagógicaPor que é tão difícil inovar nas práticas de ensino? Um modelo de formação universitária centrado na saúde pedagógicaTeaching developmentHigher educationTeaching innovationPedagogic healthUniversityDesarrollo pedagógicoEducación superiorInnovación didácticaSalud pedagógicaUniversidadDesenvolvimento pedagógicoEnsino superiorInovação didáticaSaúde pedagógicaUniversidadeO ambiente de ensino universitário é dinâmico e complexo. Porém, as abordagens didáticas continuam sendo prevalentemente conservadoras, tradicionais e focadas na transmissão de conteúdo disciplinar. Apesar da necessidade de inovação didático-pedagógica, por que, na prática, ainda parece ser tão difícil inovar em nossas práticas de ensino? Este artigo tem o objetivo de explorar uma visão humanista para abordar o problema, focada na promoção da saúde pedagógica na universidade como forma de potencializar esforços individuais e institucionais para uma educação inovadora.Teaching environment at university is dynamic and complex. However, teaching approaches continue to be predominantly conservative, traditional and focused on the transmission of disciplinary content. Despite the need for teaching innovation, why, practically speaking, is it so dificult to innovate in our teaching practices? This paper aims to explore a humanist approach to address the problem, focused on promoting pedagogic health at the university as a way to enhance individual and institutional efforts for innovative education.El ambiente de enseñanza universitaria es dinámico y complejo. Sin embargo, los enfoques didácticos continúan siendo predominantemente conservadores, tradicionales y centrados en la transmisión de contenido disciplinar. A pesar de la necesidad de innovación didáctico-pedagógica, ¿por qué, en la práctica, todavía parece tan difícil innovar en nuestras prácticas de enseñanza? Este artículo tiene como objetivo explorar una visión humanista para abordar el problema, centrada en promover la salud pedagógica en la universidad como una forma de mejorar los esfuerzos individuales e institucionales para una educación innovadora.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/17092110.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170921Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação2238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170921/161254Copyright (c) 2020 Revista Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Joana Guilares de2020-06-23T13:12:28Zoai:revistas.usp.br:article/170921Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:53.104369Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health
¿Por qué es tan difícil innovar en las prácticas de enseñanza? Un modelo de formación universitaria enfocado en la salud pedagógica
Por que é tão difícil inovar nas práticas de ensino? Um modelo de formação universitária centrado na saúde pedagógica
title Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health
spellingShingle Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health
Aguiar, Joana Guilares de
Teaching development
Higher education
Teaching innovation
Pedagogic health
University
Desarrollo pedagógico
Educación superior
Innovación didáctica
Salud pedagógica
Universidad
Desenvolvimento pedagógico
Ensino superior
Inovação didática
Saúde pedagógica
Universidade
title_short Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health
title_full Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health
title_fullStr Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health
title_full_unstemmed Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health
title_sort Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health
author Aguiar, Joana Guilares de
author_facet Aguiar, Joana Guilares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Joana Guilares de
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching development
Higher education
Teaching innovation
Pedagogic health
University
Desarrollo pedagógico
Educación superior
Innovación didáctica
Salud pedagógica
Universidad
Desenvolvimento pedagógico
Ensino superior
Inovação didática
Saúde pedagógica
Universidade
topic Teaching development
Higher education
Teaching innovation
Pedagogic health
University
Desarrollo pedagógico
Educación superior
Innovación didáctica
Salud pedagógica
Universidad
Desenvolvimento pedagógico
Ensino superior
Inovação didática
Saúde pedagógica
Universidade
description O ambiente de ensino universitário é dinâmico e complexo. Porém, as abordagens didáticas continuam sendo prevalentemente conservadoras, tradicionais e focadas na transmissão de conteúdo disciplinar. Apesar da necessidade de inovação didático-pedagógica, por que, na prática, ainda parece ser tão difícil inovar em nossas práticas de ensino? Este artigo tem o objetivo de explorar uma visão humanista para abordar o problema, focada na promoção da saúde pedagógica na universidade como forma de potencializar esforços individuais e institucionais para uma educação inovadora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170921
10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170921
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170921
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170921/161254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047111280230400