Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170921 |
Resumo: | O ambiente de ensino universitário é dinâmico e complexo. Porém, as abordagens didáticas continuam sendo prevalentemente conservadoras, tradicionais e focadas na transmissão de conteúdo disciplinar. Apesar da necessidade de inovação didático-pedagógica, por que, na prática, ainda parece ser tão difícil inovar em nossas práticas de ensino? Este artigo tem o objetivo de explorar uma visão humanista para abordar o problema, focada na promoção da saúde pedagógica na universidade como forma de potencializar esforços individuais e institucionais para uma educação inovadora. |
id |
USP-72_8b44508ce76747db20944fb2b283781a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/170921 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health¿Por qué es tan difícil innovar en las prácticas de enseñanza? Un modelo de formación universitaria enfocado en la salud pedagógicaPor que é tão difícil inovar nas práticas de ensino? Um modelo de formação universitária centrado na saúde pedagógicaTeaching developmentHigher educationTeaching innovationPedagogic healthUniversityDesarrollo pedagógicoEducación superiorInnovación didácticaSalud pedagógicaUniversidadDesenvolvimento pedagógicoEnsino superiorInovação didáticaSaúde pedagógicaUniversidadeO ambiente de ensino universitário é dinâmico e complexo. Porém, as abordagens didáticas continuam sendo prevalentemente conservadoras, tradicionais e focadas na transmissão de conteúdo disciplinar. Apesar da necessidade de inovação didático-pedagógica, por que, na prática, ainda parece ser tão difícil inovar em nossas práticas de ensino? Este artigo tem o objetivo de explorar uma visão humanista para abordar o problema, focada na promoção da saúde pedagógica na universidade como forma de potencializar esforços individuais e institucionais para uma educação inovadora.Teaching environment at university is dynamic and complex. However, teaching approaches continue to be predominantly conservative, traditional and focused on the transmission of disciplinary content. Despite the need for teaching innovation, why, practically speaking, is it so dificult to innovate in our teaching practices? This paper aims to explore a humanist approach to address the problem, focused on promoting pedagogic health at the university as a way to enhance individual and institutional efforts for innovative education.El ambiente de enseñanza universitaria es dinámico y complejo. Sin embargo, los enfoques didácticos continúan siendo predominantemente conservadores, tradicionales y centrados en la transmisión de contenido disciplinar. A pesar de la necesidad de innovación didáctico-pedagógica, ¿por qué, en la práctica, todavía parece tan difícil innovar en nuestras prácticas de enseñanza? Este artículo tiene como objetivo explorar una visión humanista para abordar el problema, centrada en promover la salud pedagógica en la universidad como una forma de mejorar los esfuerzos individuales e institucionales para una educación innovadora.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/17092110.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170921Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação2238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170921/161254Copyright (c) 2020 Revista Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Joana Guilares de2020-06-23T13:12:28Zoai:revistas.usp.br:article/170921Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:53.104369Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health ¿Por qué es tan difícil innovar en las prácticas de enseñanza? Un modelo de formación universitaria enfocado en la salud pedagógica Por que é tão difícil inovar nas práticas de ensino? Um modelo de formação universitária centrado na saúde pedagógica |
title |
Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health |
spellingShingle |
Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health Aguiar, Joana Guilares de Teaching development Higher education Teaching innovation Pedagogic health University Desarrollo pedagógico Educación superior Innovación didáctica Salud pedagógica Universidad Desenvolvimento pedagógico Ensino superior Inovação didática Saúde pedagógica Universidade |
title_short |
Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health |
title_full |
Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health |
title_fullStr |
Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health |
title_full_unstemmed |
Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health |
title_sort |
Why is it so diffi cult to innovate in teaching practices? A model of teaching development focused on pedagogic health |
author |
Aguiar, Joana Guilares de |
author_facet |
Aguiar, Joana Guilares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Joana Guilares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching development Higher education Teaching innovation Pedagogic health University Desarrollo pedagógico Educación superior Innovación didáctica Salud pedagógica Universidad Desenvolvimento pedagógico Ensino superior Inovação didática Saúde pedagógica Universidade |
topic |
Teaching development Higher education Teaching innovation Pedagogic health University Desarrollo pedagógico Educación superior Innovación didáctica Salud pedagógica Universidad Desenvolvimento pedagógico Ensino superior Inovação didática Saúde pedagógica Universidade |
description |
O ambiente de ensino universitário é dinâmico e complexo. Porém, as abordagens didáticas continuam sendo prevalentemente conservadoras, tradicionais e focadas na transmissão de conteúdo disciplinar. Apesar da necessidade de inovação didático-pedagógica, por que, na prática, ainda parece ser tão difícil inovar em nossas práticas de ensino? Este artigo tem o objetivo de explorar uma visão humanista para abordar o problema, focada na promoção da saúde pedagógica na universidade como forma de potencializar esforços individuais e institucionais para uma educação inovadora. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170921 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170921 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170921 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170921/161254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047111280230400 |