Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Reis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Henriques, Marcio Simeone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/167009
Resumo: O artigo reflete sobre o projeto “Relações públicas no cinema”, que visa construir experiências didáticas orientadas para a reflexão crítica de temáticas contemporâneas de relações públicas e comunicação organizacional a partir de obras cinematográficas e televisivas. O texto aborda três aspectos: (a) os benefícios atrelados ao uso de tais objetos para o ensino dessas áreas; (b) características específicas de filmes e séries sobre relações públicas; e (c) as especificidades do projeto e sua ênfase em estratégias colaborativas de aprendizado ativo.
id USP-72_a03de2d1bd3d9dcdaeeffde5edfa2be0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/167009
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticosPublic pelations in film: the use of movies and series as a teaching resourceRelaciones públicas en el cine: el uso de películas y series como recursos didácticosTeachingDidaticsCritical public relationsEnseñanzaDidácticaRelaciones publicas críticasEnsinoDidáticaRelações públicas críticasO artigo reflete sobre o projeto “Relações públicas no cinema”, que visa construir experiências didáticas orientadas para a reflexão crítica de temáticas contemporâneas de relações públicas e comunicação organizacional a partir de obras cinematográficas e televisivas. O texto aborda três aspectos: (a) os benefícios atrelados ao uso de tais objetos para o ensino dessas áreas; (b) características específicas de filmes e séries sobre relações públicas; e (c) as especificidades do projeto e sua ênfase em estratégias colaborativas de aprendizado ativo.El artículo reflexiona sobre el proyecto “Relações públicas no cinema”, que tiene el propósito de conducir experiencias didácticas dirigidas a la reflexión crítica sobre temas contemporáneos de relaciones públicas y comunicación organizacional a través de obras cinematográficas y televisivas. El texto aborda tres aspectos: (a) los beneficios vinculados al uso de tales objetos para la enseñanza en estas áreas; (b) las características específicas de películas y series sobre relaciones públicas; y (c) las particularidades del proyecto y su énfasis en las estrategias colaborativas de aprendizaje activo.The article reflects on the project “Relações públicas no cinema”, which aims to build didactic experiences using cinematographic and television works to stimulate the critical reflection about contemporary themes of Public relations and organizational communication. The text addresses three aspects: (a) the benefits linked to the use of such objects for teaching these areas; (b) specific characteristics of films and series about public relations; and (c) the specifics of the project and its emphasis on collaborative active learning strategies.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16700910.11606/issn.2238-2593.organicom.17.167009Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação2238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/167009/161259Copyright (c) 2020 Daniel Reis Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniel ReisHenriques, Marcio Simeone2020-06-23T13:12:28Zoai:revistas.usp.br:article/167009Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:52.471135Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos
Public pelations in film: the use of movies and series as a teaching resource
Relaciones públicas en el cine: el uso de películas y series como recursos didácticos
title Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos
spellingShingle Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos
Silva, Daniel Reis
Teaching
Didatics
Critical public relations
Enseñanza
Didáctica
Relaciones publicas críticas
Ensino
Didática
Relações públicas críticas
title_short Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos
title_full Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos
title_fullStr Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos
title_full_unstemmed Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos
title_sort Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos
author Silva, Daniel Reis
author_facet Silva, Daniel Reis
Henriques, Marcio Simeone
author_role author
author2 Henriques, Marcio Simeone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel Reis
Henriques, Marcio Simeone
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching
Didatics
Critical public relations
Enseñanza
Didáctica
Relaciones publicas críticas
Ensino
Didática
Relações públicas críticas
topic Teaching
Didatics
Critical public relations
Enseñanza
Didáctica
Relaciones publicas críticas
Ensino
Didática
Relações públicas críticas
description O artigo reflete sobre o projeto “Relações públicas no cinema”, que visa construir experiências didáticas orientadas para a reflexão crítica de temáticas contemporâneas de relações públicas e comunicação organizacional a partir de obras cinematográficas e televisivas. O texto aborda três aspectos: (a) os benefícios atrelados ao uso de tais objetos para o ensino dessas áreas; (b) características específicas de filmes e séries sobre relações públicas; e (c) as especificidades do projeto e sua ênfase em estratégias colaborativas de aprendizado ativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/167009
10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.167009
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/167009
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.167009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/167009/161259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Daniel Reis Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Daniel Reis Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047111269744640