Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/167009 |
Resumo: | O artigo reflete sobre o projeto “Relações públicas no cinema”, que visa construir experiências didáticas orientadas para a reflexão crítica de temáticas contemporâneas de relações públicas e comunicação organizacional a partir de obras cinematográficas e televisivas. O texto aborda três aspectos: (a) os benefícios atrelados ao uso de tais objetos para o ensino dessas áreas; (b) características específicas de filmes e séries sobre relações públicas; e (c) as especificidades do projeto e sua ênfase em estratégias colaborativas de aprendizado ativo. |
id |
USP-72_a03de2d1bd3d9dcdaeeffde5edfa2be0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/167009 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticosPublic pelations in film: the use of movies and series as a teaching resourceRelaciones públicas en el cine: el uso de películas y series como recursos didácticosTeachingDidaticsCritical public relationsEnseñanzaDidácticaRelaciones publicas críticasEnsinoDidáticaRelações públicas críticasO artigo reflete sobre o projeto “Relações públicas no cinema”, que visa construir experiências didáticas orientadas para a reflexão crítica de temáticas contemporâneas de relações públicas e comunicação organizacional a partir de obras cinematográficas e televisivas. O texto aborda três aspectos: (a) os benefícios atrelados ao uso de tais objetos para o ensino dessas áreas; (b) características específicas de filmes e séries sobre relações públicas; e (c) as especificidades do projeto e sua ênfase em estratégias colaborativas de aprendizado ativo.El artículo reflexiona sobre el proyecto “Relações públicas no cinema”, que tiene el propósito de conducir experiencias didácticas dirigidas a la reflexión crítica sobre temas contemporáneos de relaciones públicas y comunicación organizacional a través de obras cinematográficas y televisivas. El texto aborda tres aspectos: (a) los beneficios vinculados al uso de tales objetos para la enseñanza en estas áreas; (b) las características específicas de películas y series sobre relaciones públicas; y (c) las particularidades del proyecto y su énfasis en las estrategias colaborativas de aprendizaje activo.The article reflects on the project “Relações públicas no cinema”, which aims to build didactic experiences using cinematographic and television works to stimulate the critical reflection about contemporary themes of Public relations and organizational communication. The text addresses three aspects: (a) the benefits linked to the use of such objects for teaching these areas; (b) specific characteristics of films and series about public relations; and (c) the specifics of the project and its emphasis on collaborative active learning strategies.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16700910.11606/issn.2238-2593.organicom.17.167009Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação2238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/167009/161259Copyright (c) 2020 Daniel Reis Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniel ReisHenriques, Marcio Simeone2020-06-23T13:12:28Zoai:revistas.usp.br:article/167009Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:52.471135Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos Public pelations in film: the use of movies and series as a teaching resource Relaciones públicas en el cine: el uso de películas y series como recursos didácticos |
title |
Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos |
spellingShingle |
Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos Silva, Daniel Reis Teaching Didatics Critical public relations Enseñanza Didáctica Relaciones publicas críticas Ensino Didática Relações públicas críticas |
title_short |
Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos |
title_full |
Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos |
title_fullStr |
Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos |
title_full_unstemmed |
Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos |
title_sort |
Relações públicas no cinema: o uso de filmes e séries como recursos didáticos |
author |
Silva, Daniel Reis |
author_facet |
Silva, Daniel Reis Henriques, Marcio Simeone |
author_role |
author |
author2 |
Henriques, Marcio Simeone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniel Reis Henriques, Marcio Simeone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching Didatics Critical public relations Enseñanza Didáctica Relaciones publicas críticas Ensino Didática Relações públicas críticas |
topic |
Teaching Didatics Critical public relations Enseñanza Didáctica Relaciones publicas críticas Ensino Didática Relações públicas críticas |
description |
O artigo reflete sobre o projeto “Relações públicas no cinema”, que visa construir experiências didáticas orientadas para a reflexão crítica de temáticas contemporâneas de relações públicas e comunicação organizacional a partir de obras cinematográficas e televisivas. O texto aborda três aspectos: (a) os benefícios atrelados ao uso de tais objetos para o ensino dessas áreas; (b) características específicas de filmes e séries sobre relações públicas; e (c) as especificidades do projeto e sua ênfase em estratégias colaborativas de aprendizado ativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/167009 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.167009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/167009 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.167009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/167009/161259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Daniel Reis Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Daniel Reis Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047111269744640 |