Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139254 |
Resumo: | Este artigo discute as proposições da comunicação intercultural para as organizações contemporâneas, em um contexto de sociedade largamente globalizado, que recombina informação e comunicação nas plataformas digitais, manifestando suas alteridades e diferenças culturais. Analisamos exploratória e descritivamente dois casos que ilustram essas concepções: o de uma funcionária da empresa IAC após emitir comentário racista em rede social e o da Adidas, que teve que retirar produtos de circulação após manifestos e acusações de apelo sexual de consumidores brasileiros. |
id |
USP-72_ba94e191ab4bba08255bc65ed7a03270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139254 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y AdidasComunicação, redes sociais e desafios da interculturalidade na sociedade contemporânea: casos IAC e AdidasCommunication, social networks and challenges of the interculturality in the contemporary society: IAC and Adidas casesComunicación. Comunicación organizacional. Interculturalidad. Redes sociales.Communication. Organizational communication. Intercultural. Social networks.Comunicação. Comunicação organizacional. Interculturalidade. Redes sociais.Este artigo discute as proposições da comunicação intercultural para as organizações contemporâneas, em um contexto de sociedade largamente globalizado, que recombina informação e comunicação nas plataformas digitais, manifestando suas alteridades e diferenças culturais. Analisamos exploratória e descritivamente dois casos que ilustram essas concepções: o de uma funcionária da empresa IAC após emitir comentário racista em rede social e o da Adidas, que teve que retirar produtos de circulação após manifestos e acusações de apelo sexual de consumidores brasileiros.El artículo analiza las propuestas de la comunicación intercultural para las organizaciones contemporáneas, en el contexto de la sociedad globalizada, que recombina la información y la comunicación en las plataformas digitales, muestra su alteridad y las diferencias culturales. Evaluamos de manera exploratoria y descriptiva dos casos que ilustran estos conceptos: el de una empleada de la empresa IAC tras un comentario racista en red social y el de la Adidas que tuvo que retirar productos de la venta, después de manifestaciones y acusaciones de apelación sexual por parte de los consumidores brasileños.The article discusses the intercultural communication challenges for contemporary organizations in a largely globalized society, that confuse information and communication on digital platforms and manifest the cultural differences. Two cases was analyzed with exploratory and descriptive focus to illustrate this concepts. The worker of the IAC organization that issued racist comments on a social network and the Adidas who had to withdraw products, after prosecution of sex appeal made by Brazilian consumers.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13925410.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139254Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 235-2462238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139254/134595Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcelo daMiguel, Katarini GiroldoRossi, Jéssica de Cássia2017-11-09T12:12:05Zoai:revistas.usp.br:article/139254Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:37.576375Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas Comunicação, redes sociais e desafios da interculturalidade na sociedade contemporânea: casos IAC e Adidas Communication, social networks and challenges of the interculturality in the contemporary society: IAC and Adidas cases |
title |
Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas |
spellingShingle |
Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas Silva, Marcelo da Comunicación. Comunicación organizacional. Interculturalidad. Redes sociales. Communication. Organizational communication. Intercultural. Social networks. Comunicação. Comunicação organizacional. Interculturalidade. Redes sociais. |
title_short |
Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas |
title_full |
Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas |
title_fullStr |
Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas |
title_full_unstemmed |
Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas |
title_sort |
Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas |
author |
Silva, Marcelo da |
author_facet |
Silva, Marcelo da Miguel, Katarini Giroldo Rossi, Jéssica de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Katarini Giroldo Rossi, Jéssica de Cássia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcelo da Miguel, Katarini Giroldo Rossi, Jéssica de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación. Comunicación organizacional. Interculturalidad. Redes sociales. Communication. Organizational communication. Intercultural. Social networks. Comunicação. Comunicação organizacional. Interculturalidade. Redes sociais. |
topic |
Comunicación. Comunicación organizacional. Interculturalidad. Redes sociales. Communication. Organizational communication. Intercultural. Social networks. Comunicação. Comunicação organizacional. Interculturalidade. Redes sociais. |
description |
Este artigo discute as proposições da comunicação intercultural para as organizações contemporâneas, em um contexto de sociedade largamente globalizado, que recombina informação e comunicação nas plataformas digitais, manifestando suas alteridades e diferenças culturais. Analisamos exploratória e descritivamente dois casos que ilustram essas concepções: o de uma funcionária da empresa IAC após emitir comentário racista em rede social e o da Adidas, que teve que retirar produtos de circulação após manifestos e acusações de apelo sexual de consumidores brasileiros. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139254 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139254 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139254 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139254/134595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 235-246 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109823758336 |