Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Miguel, Katarini Giroldo, Rossi, Jéssica de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139254
Resumo: Este artigo discute as proposições da comunicação intercultural para as organizações contemporâneas, em um contexto de sociedade largamente globalizado, que recombina informação e comunicação nas plataformas digitais, manifestando suas alteridades e diferenças culturais. Analisamos exploratória e descritivamente dois casos que ilustram essas concepções: o de uma funcionária da empresa IAC após emitir comentário racista em rede social e o da Adidas, que teve que retirar produtos de circulação após manifestos e acusações de apelo sexual de consumidores brasileiros.
id USP-72_ba94e191ab4bba08255bc65ed7a03270
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139254
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y AdidasComunicação, redes sociais e desafios da interculturalidade na sociedade contemporânea: casos IAC e AdidasCommunication, social networks and challenges of the interculturality in the contemporary society: IAC and Adidas casesComunicación. Comunicación organizacional. Interculturalidad. Redes sociales.Communication. Organizational communication. Intercultural. Social networks.Comunicação. Comunicação organizacional. Interculturalidade. Redes sociais.Este artigo discute as proposições da comunicação intercultural para as organizações contemporâneas, em um contexto de sociedade largamente globalizado, que recombina informação e comunicação nas plataformas digitais, manifestando suas alteridades e diferenças culturais. Analisamos exploratória e descritivamente dois casos que ilustram essas concepções: o de uma funcionária da empresa IAC após emitir comentário racista em rede social e o da Adidas, que teve que retirar produtos de circulação após manifestos e acusações de apelo sexual de consumidores brasileiros.El artículo analiza las propuestas de la comunicación intercultural para las organizaciones contemporáneas, en el contexto de la sociedad globalizada, que recombina la información y la comunicación en las plataformas digitales, muestra su alteridad y las diferencias culturales. Evaluamos de manera exploratoria y descriptiva dos casos que ilustran estos conceptos: el de una empleada de la empresa IAC tras un comentario racista en red social y el de la Adidas que tuvo que retirar productos de la venta, después de manifestaciones y acusaciones de apelación sexual por parte de los  consumidores brasileños.The article discusses the intercultural communication challenges for contemporary organizations in a largely globalized society, that confuse information and communication on digital platforms and manifest the cultural differences. Two cases was analyzed with exploratory  and descriptive focus to illustrate this concepts. The worker of the IAC organization that issued racist comments on a social network and the Adidas who had to withdraw products, after  prosecution of sex appeal made by Brazilian consumers.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13925410.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139254Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 235-2462238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139254/134595Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcelo daMiguel, Katarini GiroldoRossi, Jéssica de Cássia2017-11-09T12:12:05Zoai:revistas.usp.br:article/139254Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:37.576375Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas
Comunicação, redes sociais e desafios da interculturalidade na sociedade contemporânea: casos IAC e Adidas
Communication, social networks and challenges of the interculturality in the contemporary society: IAC and Adidas cases
title Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas
spellingShingle Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas
Silva, Marcelo da
Comunicación. Comunicación organizacional. Interculturalidad. Redes sociales.
Communication. Organizational communication. Intercultural. Social networks.
Comunicação. Comunicação organizacional. Interculturalidade. Redes sociais.
title_short Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas
title_full Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas
title_fullStr Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas
title_full_unstemmed Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas
title_sort Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas
author Silva, Marcelo da
author_facet Silva, Marcelo da
Miguel, Katarini Giroldo
Rossi, Jéssica de Cássia
author_role author
author2 Miguel, Katarini Giroldo
Rossi, Jéssica de Cássia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcelo da
Miguel, Katarini Giroldo
Rossi, Jéssica de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación. Comunicación organizacional. Interculturalidad. Redes sociales.
Communication. Organizational communication. Intercultural. Social networks.
Comunicação. Comunicação organizacional. Interculturalidade. Redes sociais.
topic Comunicación. Comunicación organizacional. Interculturalidad. Redes sociales.
Communication. Organizational communication. Intercultural. Social networks.
Comunicação. Comunicação organizacional. Interculturalidade. Redes sociais.
description Este artigo discute as proposições da comunicação intercultural para as organizações contemporâneas, em um contexto de sociedade largamente globalizado, que recombina informação e comunicação nas plataformas digitais, manifestando suas alteridades e diferenças culturais. Analisamos exploratória e descritivamente dois casos que ilustram essas concepções: o de uma funcionária da empresa IAC após emitir comentário racista em rede social e o da Adidas, que teve que retirar produtos de circulação após manifestos e acusações de apelo sexual de consumidores brasileiros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139254
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139254
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139254
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139254/134595
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 235-246
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109823758336