A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velloso, Viviane Fushimi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Yanaze, Mitsuru Higuchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139248
Resumo: A complexidade do ambiente organizacional aumenta devido às transformações econômicas, sociais e culturais. Isso é impulsionado pelos avanços da globalização e da internacionalização, além da evolução tecnológica. Nesse cenário, a interculturalidade evidencia a necessidade de aprimorar os métodos da comunicação organizacional, visando imprimir efetividade em suas estratégias e práticas. Neste artigo, é apresentada uma proposta metodológica, embasada no estudo da interface Comunicação e Tecnologias da Informação, pautada na observação, pesquisas e análises, visando a “comunicação excelente” por meio das “expectativas compartilhadas”.
id USP-72_3a60e49962727b6f021676b1b4ca43cd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139248
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacionalInterculturalism as methodological guidance and analyses in organizational communicationLa interculturalidad como orientación metodológica y de análisis en la comunicación organizacionalGestão e planejamento. Comunicação organizacional. Tecnologias da informação e comunicação. Interculturalidade.Gestión y planificación. Comunicación organizacional. Tecnología y comunicación. Interculturalidad.Management and planning. Organizational communication. Technology and communication. Interculturalism.A complexidade do ambiente organizacional aumenta devido às transformações econômicas, sociais e culturais. Isso é impulsionado pelos avanços da globalização e da internacionalização, além da evolução tecnológica. Nesse cenário, a interculturalidade evidencia a necessidade de aprimorar os métodos da comunicação organizacional, visando imprimir efetividade em suas estratégias e práticas. Neste artigo, é apresentada uma proposta metodológica, embasada no estudo da interface Comunicação e Tecnologias da Informação, pautada na observação, pesquisas e análises, visando a “comunicação excelente” por meio das “expectativas compartilhadas”.The complexity of the organizational environment increases due to economic, social and cultural transformations. This is driven by the advances of globalization and internationalization, apart from technological developments. In this scenario, the interculturalism emphasizes the need of efficient methods of organizational communication in order to print more effectiveness in their strategies and practices. This article presents a methodology, grounded on the study about Communication and Information Technology interface, based on observation, research and analysis, aiming to "excellent communication" by means of "shared expectations".La complejidad del entorno organizacional aumenta debido a las transformaciones económicas, sociales y culturales. Esto es impulsado por los avances de la globalización y la internacionalización, además de la evolución tecnológica. En este escenario, la interculturalidad enfatiza la necesidad de métodos eficaces de la comunicación organizacional con el fin de imprimir más eficacia sus estrategias y prácticas. En este artículo se presenta una metodología, fundada en el estudio sobre el interfaz de Tecnologías de la Información y Comunicación, basada en la observación, la investigación y el análisis, con el objetivo de "una excelente comunicación" por medio de "expectativas compartidas"Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13924810.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139248Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 164-1762238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139248/134589Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessVelloso, Viviane FushimiYanaze, Mitsuru Higuchi2017-11-08T17:35:41Zoai:revistas.usp.br:article/139248Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:37.172915Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional
Interculturalism as methodological guidance and analyses in organizational communication
La interculturalidad como orientación metodológica y de análisis en la comunicación organizacional
title A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional
spellingShingle A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional
Velloso, Viviane Fushimi
Gestão e planejamento. Comunicação organizacional. Tecnologias da informação e comunicação. Interculturalidade.
Gestión y planificación. Comunicación organizacional. Tecnología y comunicación. Interculturalidad.
Management and planning. Organizational communication. Technology and communication. Interculturalism.
title_short A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional
title_full A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional
title_fullStr A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional
title_full_unstemmed A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional
title_sort A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional
author Velloso, Viviane Fushimi
author_facet Velloso, Viviane Fushimi
Yanaze, Mitsuru Higuchi
author_role author
author2 Yanaze, Mitsuru Higuchi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Velloso, Viviane Fushimi
Yanaze, Mitsuru Higuchi
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão e planejamento. Comunicação organizacional. Tecnologias da informação e comunicação. Interculturalidade.
Gestión y planificación. Comunicación organizacional. Tecnología y comunicación. Interculturalidad.
Management and planning. Organizational communication. Technology and communication. Interculturalism.
topic Gestão e planejamento. Comunicação organizacional. Tecnologias da informação e comunicação. Interculturalidade.
Gestión y planificación. Comunicación organizacional. Tecnología y comunicación. Interculturalidad.
Management and planning. Organizational communication. Technology and communication. Interculturalism.
description A complexidade do ambiente organizacional aumenta devido às transformações econômicas, sociais e culturais. Isso é impulsionado pelos avanços da globalização e da internacionalização, além da evolução tecnológica. Nesse cenário, a interculturalidade evidencia a necessidade de aprimorar os métodos da comunicação organizacional, visando imprimir efetividade em suas estratégias e práticas. Neste artigo, é apresentada uma proposta metodológica, embasada no estudo da interface Comunicação e Tecnologias da Informação, pautada na observação, pesquisas e análises, visando a “comunicação excelente” por meio das “expectativas compartilhadas”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139248
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139248
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139248
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139248/134589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 164-176
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109814321152