Intersections between values and organizational communication

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Suzel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139095
Resumo: Este artigo envolve um estudo dos valores organizacionais dos grandes grupos empresariais que operam no Brasil. O corpus teórico que embasa a análise está fundado nas teorias da comunicação organizacional e na teoria dos valores, no campo da filosofia. O ponto de interseção ocorre na cultura organizacional, na qual os valores são divulgados, vivenciados ou projetados. Lucro (resultados) e ética são os dois valores mais presentes nos cem grupos consultados. Os comunicadores organizacionais estão diretamente envolvidos no processo de difusão e interpretação desses valores, que são a gênese e fonte de inspiração para projetos e programas de gestão da identidade organizacional. 
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spelling Intersections between values and organizational communicationInterseções entre os valores e a comunicação organizacionalIntersecciones entre los valores y la comunicación organizacionalValores. Valores organizacionales. Cultura organizacional. Comunicación organizacional.Values. Organizational values. Corporate culture. Organizational communication.Valores. Valores organizacionais. Cultura organizacional.• Comunicação organizacional.Este artigo envolve um estudo dos valores organizacionais dos grandes grupos empresariais que operam no Brasil. O corpus teórico que embasa a análise está fundado nas teorias da comunicação organizacional e na teoria dos valores, no campo da filosofia. O ponto de interseção ocorre na cultura organizacional, na qual os valores são divulgados, vivenciados ou projetados. Lucro (resultados) e ética são os dois valores mais presentes nos cem grupos consultados. Os comunicadores organizacionais estão diretamente envolvidos no processo de difusão e interpretação desses valores, que são a gênese e fonte de inspiração para projetos e programas de gestão da identidade organizacional. El objeto de este artículo es un estudio de los valores organizacionales de los grandes grupos empresariales que operan en Brasil. El cuerpo teórico en el que se basa el análisis tiene fundamento en las teorías de la comunicación organizacional y en la teoría de los valores, en el campo de la filosofía. El punto de intersección ocurre en la cultura organizacional, donde los valores se dan a conocer, vivenciados o proyectados. Lucro (resultados) y ética son los dos valores más presentes en los cien grupos consultados. Los comunicadores organizacionales están directamente involucrados en el proceso de difusión e interpretación de estos valores, que están en la génesis y son fuente de inspiración para los proyectos y programas de gestión de la identidad organizacional.The subject-matter of this article involves a study of the organizational values of the large business groups that operate in Brazil. The theoretical essence that sustains this analysis is based on the theories of organizational communication and on the theory of values, from the field of philosophy. The intersecting point occurs in the organizational culture, in which the values are revealed, experienced or projected. Profit (results) and ethics are the two values most often present in the hundred groups consulted. The organizational communicators are directly involved in the process of divulgement and construal of these values, which are the genesis and the source of inspiration for organizational identity projects and management programs.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13909510.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139095Organicom; v. 8 n. 14 (2011): Lobby, relações governamentais, democracia; 206-2212238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139095/134444Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Suzel2017-11-07T11:41:49Zoai:revistas.usp.br:article/139095Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:29.002943Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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description Este artigo envolve um estudo dos valores organizacionais dos grandes grupos empresariais que operam no Brasil. O corpus teórico que embasa a análise está fundado nas teorias da comunicação organizacional e na teoria dos valores, no campo da filosofia. O ponto de interseção ocorre na cultura organizacional, na qual os valores são divulgados, vivenciados ou projetados. Lucro (resultados) e ética são os dois valores mais presentes nos cem grupos consultados. Os comunicadores organizacionais estão diretamente envolvidos no processo de difusão e interpretação desses valores, que são a gênese e fonte de inspiração para projetos e programas de gestão da identidade organizacional. 
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