Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Camila Augusta Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139111
Resumo: Durante a Copa do Mundo de 2010, a marca de cerveja Brahma Chopp, patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, veiculou filmes publicitários construindo a imagem do jogador em campo como guerreiro e herói nacional. O presente trabalho busca analisar como o discurso da marca utiliza a jornada do herói no futebol para criar uma esfera de identificação da Brahma com o esporte, o herói e os consumidores, inseridos no contexto do “país do futebol”. 
id USP-72_f39cc1a0db37a816d86f92216f4fb354
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139111
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010Warriors do not abandon the battlefield: beer advertising in the 2010 Soccer World CupGuerreros no abandonan la batalla: la publicidad de cerveza en el Mundial de Fútbol de 2010Fútbol. Publicidad. Héroe. Brahma Chopp.Soccer. Advertising. Hero. Brahma Chopp.Futebol. Publicidade. Herói. Brahma Chopp.Durante a Copa do Mundo de 2010, a marca de cerveja Brahma Chopp, patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, veiculou filmes publicitários construindo a imagem do jogador em campo como guerreiro e herói nacional. O presente trabalho busca analisar como o discurso da marca utiliza a jornada do herói no futebol para criar uma esfera de identificação da Brahma com o esporte, o herói e os consumidores, inseridos no contexto do “país do futebol”. During the 2010 Fifa Soccer World Cup, the Brahma Chopp beer brand, official sponsor of the Brazilian soccer team, launched a television advertising campaign positioning the image of some of its players as warriors and national heroes. The study aims to analyze how the brand holds the discourse of the hero’s journey in soccer to create a sphere of identification linking the beverage brand and sports, heroes and consumers, within the context of the mythological “Brazil, the soccer country”.Durante la Copa del Mundo de 2010 de la Fifa, la marca de cerveza Brahma Chopp, patrocinadora oficial de la selección brasileña de fútbol, lanzó una campaña de publicidad audiovisual que presentaba a algunos de sus jugadores como guerreros y héroes nacionales. El presente trabajo pretende analizar cómo el discurso de la marca utiliza el discurso del héroe en el fútbol para crear una esfera de identificación de Brahma con el deporte, el héroe y los consumidores, en el contexto de “Brasil, país del fútbol”.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13911110.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139111Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 138-1522238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139111/134460Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Camila Augusta Alves2017-11-07T12:34:56Zoai:revistas.usp.br:article/139111Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:29.856760Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010
Warriors do not abandon the battlefield: beer advertising in the 2010 Soccer World Cup
Guerreros no abandonan la batalla: la publicidad de cerveza en el Mundial de Fútbol de 2010
title Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010
spellingShingle Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010
Pereira, Camila Augusta Alves
Fútbol. Publicidad. Héroe. Brahma Chopp.
Soccer. Advertising. Hero. Brahma Chopp.
Futebol. Publicidade. Herói. Brahma Chopp.
title_short Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010
title_full Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010
title_fullStr Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010
title_full_unstemmed Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010
title_sort Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010
author Pereira, Camila Augusta Alves
author_facet Pereira, Camila Augusta Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Camila Augusta Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Fútbol. Publicidad. Héroe. Brahma Chopp.
Soccer. Advertising. Hero. Brahma Chopp.
Futebol. Publicidade. Herói. Brahma Chopp.
topic Fútbol. Publicidad. Héroe. Brahma Chopp.
Soccer. Advertising. Hero. Brahma Chopp.
Futebol. Publicidade. Herói. Brahma Chopp.
description Durante a Copa do Mundo de 2010, a marca de cerveja Brahma Chopp, patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, veiculou filmes publicitários construindo a imagem do jogador em campo como guerreiro e herói nacional. O presente trabalho busca analisar como o discurso da marca utiliza a jornada do herói no futebol para criar uma esfera de identificação da Brahma com o esporte, o herói e os consumidores, inseridos no contexto do “país do futebol”. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139111
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139111
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139111
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139111/134460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 138-152
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109318344704