Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139111 |
Resumo: | Durante a Copa do Mundo de 2010, a marca de cerveja Brahma Chopp, patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, veiculou filmes publicitários construindo a imagem do jogador em campo como guerreiro e herói nacional. O presente trabalho busca analisar como o discurso da marca utiliza a jornada do herói no futebol para criar uma esfera de identificação da Brahma com o esporte, o herói e os consumidores, inseridos no contexto do “país do futebol”. |
id |
USP-72_f39cc1a0db37a816d86f92216f4fb354 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139111 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010Warriors do not abandon the battlefield: beer advertising in the 2010 Soccer World CupGuerreros no abandonan la batalla: la publicidad de cerveza en el Mundial de Fútbol de 2010Fútbol. Publicidad. Héroe. Brahma Chopp.Soccer. Advertising. Hero. Brahma Chopp.Futebol. Publicidade. Herói. Brahma Chopp.Durante a Copa do Mundo de 2010, a marca de cerveja Brahma Chopp, patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, veiculou filmes publicitários construindo a imagem do jogador em campo como guerreiro e herói nacional. O presente trabalho busca analisar como o discurso da marca utiliza a jornada do herói no futebol para criar uma esfera de identificação da Brahma com o esporte, o herói e os consumidores, inseridos no contexto do “país do futebol”. During the 2010 Fifa Soccer World Cup, the Brahma Chopp beer brand, official sponsor of the Brazilian soccer team, launched a television advertising campaign positioning the image of some of its players as warriors and national heroes. The study aims to analyze how the brand holds the discourse of the hero’s journey in soccer to create a sphere of identification linking the beverage brand and sports, heroes and consumers, within the context of the mythological “Brazil, the soccer country”.Durante la Copa del Mundo de 2010 de la Fifa, la marca de cerveza Brahma Chopp, patrocinadora oficial de la selección brasileña de fútbol, lanzó una campaña de publicidad audiovisual que presentaba a algunos de sus jugadores como guerreros y héroes nacionales. El presente trabajo pretende analizar cómo el discurso de la marca utiliza el discurso del héroe en el fútbol para crear una esfera de identificación de Brahma con el deporte, el héroe y los consumidores, en el contexto de “Brasil, país del fútbol”.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13911110.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139111Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 138-1522238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139111/134460Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Camila Augusta Alves2017-11-07T12:34:56Zoai:revistas.usp.br:article/139111Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:29.856760Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010 Warriors do not abandon the battlefield: beer advertising in the 2010 Soccer World Cup Guerreros no abandonan la batalla: la publicidad de cerveza en el Mundial de Fútbol de 2010 |
title |
Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010 |
spellingShingle |
Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010 Pereira, Camila Augusta Alves Fútbol. Publicidad. Héroe. Brahma Chopp. Soccer. Advertising. Hero. Brahma Chopp. Futebol. Publicidade. Herói. Brahma Chopp. |
title_short |
Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010 |
title_full |
Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010 |
title_fullStr |
Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010 |
title_full_unstemmed |
Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010 |
title_sort |
Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010 |
author |
Pereira, Camila Augusta Alves |
author_facet |
Pereira, Camila Augusta Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Camila Augusta Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fútbol. Publicidad. Héroe. Brahma Chopp. Soccer. Advertising. Hero. Brahma Chopp. Futebol. Publicidade. Herói. Brahma Chopp. |
topic |
Fútbol. Publicidad. Héroe. Brahma Chopp. Soccer. Advertising. Hero. Brahma Chopp. Futebol. Publicidade. Herói. Brahma Chopp. |
description |
Durante a Copa do Mundo de 2010, a marca de cerveja Brahma Chopp, patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, veiculou filmes publicitários construindo a imagem do jogador em campo como guerreiro e herói nacional. O presente trabalho busca analisar como o discurso da marca utiliza a jornada do herói no futebol para criar uma esfera de identificação da Brahma com o esporte, o herói e os consumidores, inseridos no contexto do “país do futebol”. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139111 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139111 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139111 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139111/134460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 138-152 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109318344704 |