Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado de empresa distribuidora de mercadorias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Contabilidade & Finanças (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34135 |
Resumo: | O artigo apresenta possíveis aplicações do conceito de margem de contribuição para avaliação de desempenho de segmentos comerciais, voltando-se mais especificamente para empresas que operam no ramo de distribuição de mercadorias. São comentadas e exemplificadas situações em que a margem de contribuição pode servir como ferramenta de apoio aos gestores da área de vendas para averiguar a rentabilidade de produtos, linhas de mercadorias, territórios de venda, canais de distribuição, clientes e vendedores. Por último enfatiza-se o aspecto da projeção de resultados operacionais com base na contribuição total e seus benefícios. |
id |
USP-7_17c747c4e314856b46111d9e3fd081c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/34135 |
network_acronym_str |
USP-7 |
network_name_str |
Revista Contabilidade & Finanças (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado de empresa distribuidora de mercadorias SegmentsContribution marginPerformance evaluationSegmentosMargem de contribuiçãoAvaliação de desempenho O artigo apresenta possíveis aplicações do conceito de margem de contribuição para avaliação de desempenho de segmentos comerciais, voltando-se mais especificamente para empresas que operam no ramo de distribuição de mercadorias. São comentadas e exemplificadas situações em que a margem de contribuição pode servir como ferramenta de apoio aos gestores da área de vendas para averiguar a rentabilidade de produtos, linhas de mercadorias, territórios de venda, canais de distribuição, clientes e vendedores. Por último enfatiza-se o aspecto da projeção de resultados operacionais com base na contribuição total e seus benefícios. The article presents possible applications of the contribution margin concept for the performance evaluation of commercial segments, more specifically oriented towards goods distribution companies. We comment on and give examples of situations in which the contribution margin can serve as a tool to support managers from the sales area to verify the profitability of products, product lines, sales regions, distribution channels, clients and salespersons. Finally, we emphasize the aspect of operational result projection on the basis of the total contribution and its benefits. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/3413510.1590/S1519-70772004000200006Revista Contabilidade & Finanças; v. 15 n. 35 (2004); 68-83 Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 15 No. 35 (2004); 68-83 Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 15 Núm. 35 (2004); 68-83 1808-057X1519-7077reponame:Revista Contabilidade & Finanças (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34135/36867Copyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finançasinfo:eu-repo/semantics/openAccessWernke, RodneyLembeck, Marluce2012-07-21T18:10:14Zoai:revistas.usp.br:article/34135Revistahttp://www.revistas.usp.br/rcf/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprecont@usp.br||recont@usp.br1808-057X1519-7077opendoar:2012-07-21T18:10:14Revista Contabilidade & Finanças (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado de empresa distribuidora de mercadorias |
title |
Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado de empresa distribuidora de mercadorias |
spellingShingle |
Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado de empresa distribuidora de mercadorias Wernke, Rodney Segments Contribution margin Performance evaluation Segmentos Margem de contribuição Avaliação de desempenho |
title_short |
Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado de empresa distribuidora de mercadorias |
title_full |
Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado de empresa distribuidora de mercadorias |
title_fullStr |
Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado de empresa distribuidora de mercadorias |
title_full_unstemmed |
Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado de empresa distribuidora de mercadorias |
title_sort |
Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado de empresa distribuidora de mercadorias |
author |
Wernke, Rodney |
author_facet |
Wernke, Rodney Lembeck, Marluce |
author_role |
author |
author2 |
Lembeck, Marluce |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wernke, Rodney Lembeck, Marluce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segments Contribution margin Performance evaluation Segmentos Margem de contribuição Avaliação de desempenho |
topic |
Segments Contribution margin Performance evaluation Segmentos Margem de contribuição Avaliação de desempenho |
description |
O artigo apresenta possíveis aplicações do conceito de margem de contribuição para avaliação de desempenho de segmentos comerciais, voltando-se mais especificamente para empresas que operam no ramo de distribuição de mercadorias. São comentadas e exemplificadas situações em que a margem de contribuição pode servir como ferramenta de apoio aos gestores da área de vendas para averiguar a rentabilidade de produtos, linhas de mercadorias, territórios de venda, canais de distribuição, clientes e vendedores. Por último enfatiza-se o aspecto da projeção de resultados operacionais com base na contribuição total e seus benefícios. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34135 10.1590/S1519-70772004000200006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34135 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1519-70772004000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34135/36867 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contabilidade & Finanças |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Contabilidade & Finanças; v. 15 n. 35 (2004); 68-83 Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 15 No. 35 (2004); 68-83 Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 15 Núm. 35 (2004); 68-83 1808-057X 1519-7077 reponame:Revista Contabilidade & Finanças (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Contabilidade & Finanças (Online) |
collection |
Revista Contabilidade & Finanças (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Contabilidade & Finanças (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
recont@usp.br||recont@usp.br |
_version_ |
1787713775460155392 |