Satisfação dos usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levandovski, Patricia Fátima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78415
Resumo: Os serviços de emergência possuem fragilidades na gestão e no atendimento aos usuários, justificando a necessidade de avaliação por meio de indicadores de qualidade. Um dos indicadores de qualidade é a satisfação dos usuários, que representa uma forma de medida que os prestadores de cuidados podem usar para entender as perspectivas dos usuários. Atrelado a esta medida está o atendimento de enfermagem, essencial para se avaliar a qualidade da assistência em serviços de saúde. Este estudo teve como objetivo analisar a satisfação de usuários com os cuidados de enfermagem recebidos em um serviço de emergência hospitalar. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, de corte transversal. A amostra foi constituída de 250 usuários maiores de 18 anos, que permaneceram mais de seis horas em um Serviço de Emergência (SE) de um hospital universitário da região sul do Brasil. Utilizou-se para coleta de dados uma ficha de identificação com dados coletados em prontuário eletrônico e o Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP), validado para a cultura brasileira. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial. Os resultados obtidos apontam bom nível de satisfação dos usuários com os cuidados de enfermagem, sendo a maior média relacionada ao domínio técnico-profissional, seguido do domínio educacional. Identificou-se que a satisfação foi significativamente associada à idade e à sala onde o usuário se encontrava. A satisfação foi inversamente correlacionada à escolaridade e ao tempo de permanência no serviço. Variáveis de sexo, classificação de risco e quantidade de atendimentos no serviço de emergência no último ano não tiveram influências significativas na satisfação dos usuários. Destaca-se a importância do enfermeiro conhecer a satisfação do paciente bem como os fatores que influenciam o seu nível de satisfação. Os resultados podem contribuir para planejar e implementar cuidados de enfermagem com qualidade.
id UFRGS-2_39d33d9492bb3b58cb1c35b57c59b626
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78415
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Levandovski, Patricia FátimaLima, Maria Alice Dias da Silva2013-09-27T01:48:37Z2013http://hdl.handle.net/10183/78415000899148Os serviços de emergência possuem fragilidades na gestão e no atendimento aos usuários, justificando a necessidade de avaliação por meio de indicadores de qualidade. Um dos indicadores de qualidade é a satisfação dos usuários, que representa uma forma de medida que os prestadores de cuidados podem usar para entender as perspectivas dos usuários. Atrelado a esta medida está o atendimento de enfermagem, essencial para se avaliar a qualidade da assistência em serviços de saúde. Este estudo teve como objetivo analisar a satisfação de usuários com os cuidados de enfermagem recebidos em um serviço de emergência hospitalar. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, de corte transversal. A amostra foi constituída de 250 usuários maiores de 18 anos, que permaneceram mais de seis horas em um Serviço de Emergência (SE) de um hospital universitário da região sul do Brasil. Utilizou-se para coleta de dados uma ficha de identificação com dados coletados em prontuário eletrônico e o Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP), validado para a cultura brasileira. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial. Os resultados obtidos apontam bom nível de satisfação dos usuários com os cuidados de enfermagem, sendo a maior média relacionada ao domínio técnico-profissional, seguido do domínio educacional. Identificou-se que a satisfação foi significativamente associada à idade e à sala onde o usuário se encontrava. A satisfação foi inversamente correlacionada à escolaridade e ao tempo de permanência no serviço. Variáveis de sexo, classificação de risco e quantidade de atendimentos no serviço de emergência no último ano não tiveram influências significativas na satisfação dos usuários. Destaca-se a importância do enfermeiro conhecer a satisfação do paciente bem como os fatores que influenciam o seu nível de satisfação. Os resultados podem contribuir para planejar e implementar cuidados de enfermagem com qualidade.application/pdfporEnfermagem em emergênciaSatisfação do pacienteAvaliação em saúdeServiço hospitalar de emergênciaSatisfação dos usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2013Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000899148.pdf000899148.pdfTexto completoapplication/pdf1670034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78415/1/000899148.pdf758cf3993618fea0e5daad5fc6fbb84dMD51TEXT000899148.pdf.txt000899148.pdf.txtExtracted Texttext/plain129834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78415/2/000899148.pdf.txt283b9b76f08a202b1eb19f731c24b6edMD52THUMBNAIL000899148.pdf.jpg000899148.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78415/3/000899148.pdf.jpg297ba4a78b2e96a4b3b069705929cfcfMD5310183/784152022-06-17 04:47:27.011718oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78415Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:47:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação dos usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência
title Satisfação dos usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência
spellingShingle Satisfação dos usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência
Levandovski, Patricia Fátima
Enfermagem em emergência
Satisfação do paciente
Avaliação em saúde
Serviço hospitalar de emergência
title_short Satisfação dos usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência
title_full Satisfação dos usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência
title_fullStr Satisfação dos usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência
title_full_unstemmed Satisfação dos usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência
title_sort Satisfação dos usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência
author Levandovski, Patricia Fátima
author_facet Levandovski, Patricia Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Levandovski, Patricia Fátima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Maria Alice Dias da Silva
contributor_str_mv Lima, Maria Alice Dias da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem em emergência
Satisfação do paciente
Avaliação em saúde
Serviço hospitalar de emergência
topic Enfermagem em emergência
Satisfação do paciente
Avaliação em saúde
Serviço hospitalar de emergência
description Os serviços de emergência possuem fragilidades na gestão e no atendimento aos usuários, justificando a necessidade de avaliação por meio de indicadores de qualidade. Um dos indicadores de qualidade é a satisfação dos usuários, que representa uma forma de medida que os prestadores de cuidados podem usar para entender as perspectivas dos usuários. Atrelado a esta medida está o atendimento de enfermagem, essencial para se avaliar a qualidade da assistência em serviços de saúde. Este estudo teve como objetivo analisar a satisfação de usuários com os cuidados de enfermagem recebidos em um serviço de emergência hospitalar. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, de corte transversal. A amostra foi constituída de 250 usuários maiores de 18 anos, que permaneceram mais de seis horas em um Serviço de Emergência (SE) de um hospital universitário da região sul do Brasil. Utilizou-se para coleta de dados uma ficha de identificação com dados coletados em prontuário eletrônico e o Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP), validado para a cultura brasileira. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial. Os resultados obtidos apontam bom nível de satisfação dos usuários com os cuidados de enfermagem, sendo a maior média relacionada ao domínio técnico-profissional, seguido do domínio educacional. Identificou-se que a satisfação foi significativamente associada à idade e à sala onde o usuário se encontrava. A satisfação foi inversamente correlacionada à escolaridade e ao tempo de permanência no serviço. Variáveis de sexo, classificação de risco e quantidade de atendimentos no serviço de emergência no último ano não tiveram influências significativas na satisfação dos usuários. Destaca-se a importância do enfermeiro conhecer a satisfação do paciente bem como os fatores que influenciam o seu nível de satisfação. Os resultados podem contribuir para planejar e implementar cuidados de enfermagem com qualidade.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-27T01:48:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78415
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000899148
url http://hdl.handle.net/10183/78415
identifier_str_mv 000899148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78415/1/000899148.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78415/2/000899148.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78415/3/000899148.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 758cf3993618fea0e5daad5fc6fbb84d
283b9b76f08a202b1eb19f731c24b6ed
297ba4a78b2e96a4b3b069705929cfcf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447114373660672