As (im)possibilidades de brincar para o escolar com câncer em tratamento ambulatorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Liliane Faria da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cabral,Ivone Evangelista, Christoffel,Marialda Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002010000300004
Resumo: OBJETIVOS: Identificar os mediadores do brincar na vida da criança com câncer em tratamento ambulatorial e analisar as (im)possibilidades de utilizá-los diante das limitações impostos pelo adoecimento e tratamento. MÉTODOS: A pesquisa qualitativa implementada segundo o método criativo e sensível teve como eixo a dinâmica grupal "O brincar em cena". Participaram 12 escolares em tratamento ambulatorial para câncer, em um hospital no Rio de Janeiro. RESULTADOS: Emergiram dois temas: mediadores das (im)possibilidades do brincar - instrumentos e signos e mediadores das (im)possibilidades do brincar na interação social - pessoas e ambiente. Nas situações de impossibilidades e restrições, os escolares superaram obstáculos e reinventaram alternativas para continuarem brincando dentro de suas possibilidades. CONCLUSÃO: Os profissionais que atendem essas crianças devem buscar conhecimentos acerca das necessidades que elas tem enquanto seres em desenvolvimento, identificando situações que podem determinar (im)possibilidades de brincar e, junto com a criança e família, transformá-las em outras possibilidades.
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