A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000300003 |
Resumo: | OBJETIVO: Analisar a existência de uma possível correlação entre o perfil profissional de docentes e o seu preparo para a abordagem da temática do processo do morrer e da morte nas disciplinas que ministram em um curso de graduação em enfermagem. MÉTODOS: Estudo descritivo, com aplicação de questionário a 34 docentes enfermeiros, sendo os dados obtidos analisados quanti-qualitativamente. RESULTADO: O pressuposto de que a maturidade dos docentes e sua larga experiência profissional na enfermagem pudessem oferecer-lhes melhor preparo para o ensino do cuidado a pessoas que vivenciam esse processo não foi confirmado pelo estudo, visto que estes ainda abordam a temática de maneira pontual e superficial em suas disciplinas. CONCLUSÃO: Precisamos oferecer-nos oportunidades de discussão sobre o nosso despreparo, como profissionais de saúde e docentes, para o cuidado àquele que morre, de maneira que possamos tornar mais humano e efetivo esse cuidado. |
id |
USP-8_4a55a296d94fd77a42df49afc2a7b63b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002007000300003 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagemEnfermagemAnsiedadeMorteAtitude frente a morteEducação em enfermagemOBJETIVO: Analisar a existência de uma possível correlação entre o perfil profissional de docentes e o seu preparo para a abordagem da temática do processo do morrer e da morte nas disciplinas que ministram em um curso de graduação em enfermagem. MÉTODOS: Estudo descritivo, com aplicação de questionário a 34 docentes enfermeiros, sendo os dados obtidos analisados quanti-qualitativamente. RESULTADO: O pressuposto de que a maturidade dos docentes e sua larga experiência profissional na enfermagem pudessem oferecer-lhes melhor preparo para o ensino do cuidado a pessoas que vivenciam esse processo não foi confirmado pelo estudo, visto que estes ainda abordam a temática de maneira pontual e superficial em suas disciplinas. CONCLUSÃO: Precisamos oferecer-nos oportunidades de discussão sobre o nosso despreparo, como profissionais de saúde e docentes, para o cuidado àquele que morre, de maneira que possamos tornar mais humano e efetivo esse cuidado.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000300003Acta Paulista de Enfermagem v.20 n.3 2007reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002007000300003info:eu-repo/semantics/openAccessBellato,RoseneyAraújo,Andrea Paulino deFerreira,Humberto FranciscoRodrigues,Patrícia Ferreirapor2007-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002007000300003Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2007-10-16T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem |
title |
A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem Bellato,Roseney Enfermagem Ansiedade Morte Atitude frente a morte Educação em enfermagem |
title_short |
A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem |
title_full |
A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem |
title_sort |
A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem |
author |
Bellato,Roseney |
author_facet |
Bellato,Roseney Araújo,Andrea Paulino de Ferreira,Humberto Francisco Rodrigues,Patrícia Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Araújo,Andrea Paulino de Ferreira,Humberto Francisco Rodrigues,Patrícia Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bellato,Roseney Araújo,Andrea Paulino de Ferreira,Humberto Francisco Rodrigues,Patrícia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Ansiedade Morte Atitude frente a morte Educação em enfermagem |
topic |
Enfermagem Ansiedade Morte Atitude frente a morte Educação em enfermagem |
description |
OBJETIVO: Analisar a existência de uma possível correlação entre o perfil profissional de docentes e o seu preparo para a abordagem da temática do processo do morrer e da morte nas disciplinas que ministram em um curso de graduação em enfermagem. MÉTODOS: Estudo descritivo, com aplicação de questionário a 34 docentes enfermeiros, sendo os dados obtidos analisados quanti-qualitativamente. RESULTADO: O pressuposto de que a maturidade dos docentes e sua larga experiência profissional na enfermagem pudessem oferecer-lhes melhor preparo para o ensino do cuidado a pessoas que vivenciam esse processo não foi confirmado pelo estudo, visto que estes ainda abordam a temática de maneira pontual e superficial em suas disciplinas. CONCLUSÃO: Precisamos oferecer-nos oportunidades de discussão sobre o nosso despreparo, como profissionais de saúde e docentes, para o cuidado àquele que morre, de maneira que possamos tornar mais humano e efetivo esse cuidado. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000300003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002007000300003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.20 n.3 2007 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858262470524928 |